A semana termina com saldo negativo para o antes promissor mercado de streaming. Menos de um mรชs apรณs seu lanรงamento, a CNN+ serรก encerrada no dia 30 de abril, confirmando os bastidores adiantados pelo Axios de que as coisas nรฃo iam bem com a plataforma.

O fim do streaming da emissora de notรญcias chegou apenas dois dias depois da Netflix divulgar a queda no nรบmero de assinantes pela primeira vez em uma dรฉcada — acendendo o alerta para a saturaรงรฃo no ramo de catรกlogos audiovisuais online.

Num momento de ampla oferta de produtos similares, fica claro que os consumidores comeรงam a ser mais seletivos sobre o que estรฃo dispostos a pagar, diferente do tempo em que streaming era sinรดnimo de Netflix.

Fim da CNN+ anunciado por novo CEO mexe com mercado de streaming

O encerramento da CNN+ foi anunciado na quinta-feira (21) pelo novo CEO do canal, Chris Licht, em comunicado aos funcionรกrios da companhia. Segundo ele, a decisรฃo foi tomada pelos novos executivos da Warner Bros. Discovery (WBD).

“ร€ medida que nรณs nos tornamos a Warner Bros. Discovery, a CNN serรก mais forte como parte da estratรฉgia de streaming da companhia, que vรช as notรญcias como uma parte importante de uma oferta mais ampla e atraente, juntamente com conteรบdo de esportes, entretenimento e produรงรตes de nรฃo ficรงรฃo”, afirmou o chefe da CNN.

โ€œEmbora a decisรฃo de hoje seja incrivelmente difรญcil, รฉ a mais acertada para o sucesso de longo prazo da CNN.โ€

“Tomamos a decisรฃo de encerrar as operaรงรตes da CNN+ e focar nosso investimento nas principais operaรงรตes de coleta de notรญcias da CNN e na construรงรฃo da CNN Digital”, acrescentou Licht.

Tida como a salvaรงรฃo do canal a cabo, o fim da CNN+ mexe com as funรงรตes dentro da empresa. Andrew Morse, diretor digital da CNN e um dos principais responsรกveis pela criaรงรฃo e lanรงamento da plataforma, deixa o cargo. Alex MacCallum, ex-diretor de programaรงรฃo, assume o comando da renomeada CNN Digital.

Segundo a emissora, todos os funcionรกrios da CNN+ serรฃo afastados, mas continuarรฃo a receber salรกrios e benefรญcios pelos prรณximos 90 dias.

Alguns devem ser remanejados dentro da prรณpria emissora, enquanto outros serรฃo demitidos. No ano passado, a CNN anunciou a contrataรงรฃo de mais de 200 profissionais, com previsรฃo de chegar a 450 novos funcionรกrios para a plataforma.

Entre as contrataรงรตes que ainda estรฃo sem destino confirmado, estรฃo grandes estrelas da mรญdia dos EUA, como o ex-รขncora do โ€œFox News Sundayโ€, Chris Wallace, e a ex-apresentadora do “All Things Considered”, da rede NPR, Audie Cornish.

O destino dos programas da CNN+ tambรฉm permanece incerto. Segundo o New York Times, vรกrios tรญtulos devem ser movidos para HBO Max, Discovery+ ou CNN.com, disseram duas pessoas familiarizadas com as discussรตes.

Os assinantes existentes receberรฃo reembolsos proporcionais ao perรญodo de contrataรงรฃo do serviรงo.

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Axios jรก tinha adiantado problemas com CNN+

Os problemas da CNN+ jรก tinham sido adiantados pela jornalista Sara Fischer em apuraรงรฃo para o jornal Axios, confirmando os rumores que circulavam no mercado sobre as dificuldades da plataforma.

Em trรชs semanas, o streaming teve apenas 150 mil assinantes. A baixa aceitaรงรฃo entre o pรบblico motivou o corte nos investimentos de marketing externo e a queda do diretor financeiro da CNN, Brad Ferrer, reportados no inรญcio da semana.

A jornalista, inclusive, antecipou antes mesmo dessa danรงa das cadeiras que a plataforma corria riscos de โ€œgrandes cortesโ€.

Fischer citou a emissora CNBC que indicou que โ€œmenos de 10 mil pessoas estรฃo usando a CNN+ diariamente duas semanas apรณs sua existรชncia, de acordo com pessoas familiarizadas com o assuntoโ€.

A verdade รฉ que o lanรงamento da CNN+ desagradou os executivos da Warner Bros. Discovery (WBD), novo nome da empresa apรณs a fusรฃo da WarnerMedia (dona da CNN) e Discovery Inc., concluรญda em 8 de abril.

Dentro da CNN, os executivos achavam que a plataforma foi lanรงada no momento certo e, atรฉ entรฃo, tudo corria bem. No entanto, os chefes da Discovery discordavam.

O plano original era que a CNN+ se tornasse lucrativa em quatro anos, com investimento de US$ 1 bilhรฃo no serviรงo.

Os executivos do canal ainda miravam em rivalizar com grandes concorrentes do jornalismo impresso em nรบmero de assinaturas no streaming.

Mas dados internos acessados pelo Axios mostram que os programas que se saรญram melhor foram aqueles que reproduziram os do canal de TV ao vivo, como โ€œ5 coisas com Kate Bolduanโ€ e โ€œReliable Sources Dailyโ€, de Brian Stelter.

Do lado da Discovery, a percepรงรฃo era de que a CNN deveria ter adiado o lanรงamento da plataforma de streaming atรฉ depois da fusรฃo, pois seria โ€œmais fรกcil direcionar os esforรงos da empresa para algo mais alinhado com os objetivos da Discovery.โ€

O objetivo principal dos executivos da Discovery que agora operam na CNN รฉ devolver a empresa ao seu nรบcleo jornalรญstico, ou seja, nada de conteรบdo leve e variedades na plataforma de streaming โ€” o que, infelizmente para a CNN+, era a maior aposta de seu catรกlogo.

A nova gestรฃo quer se concentrar em uma oferta de entretenimento geral em torno do HBO Max, em vez de mais serviรงos nichados que precisam competir com outros grandes aplicativos pelo dinheiro do assinante.

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Netflix perde assinantes, projeta mais prejuรญzos e despenca na bolsa

O fim abrupto da CNN+ foi anunciado dois dias apรณs a Netflix divulgar a primeira queda em mais de uma dรฉcada no nรบmero de assinantes. A empresa ainda projeta que perderรก mais dois milhรตes de usuรกrios pagantes nos prรณximos trรชs meses.

A plataforma perdeu 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022 — abaixo de suas projeรงรตes que indicavam a adiรงรฃo de 2,5 milhรตes de usuรกrios. Atualmente com 221,6 milhรตes de assinantes, a รบltima vez que a Netflix perdeu clientes foi em outubro de 2011.

Apรณs a notรญcia, as aรงรตes da empresa caรญram 25%, resultando em uma perda de US$ 30 bilhรตes em valor de mercado.

O cenรกrio levanta sรฉrias questรตes para o mercado de streaming: afinal, quantas pessoas estรฃo dispostas a pagar por vรกrios serviรงos de streaming? E quรฃo lucrativas essas empresas ainda podem se tornar nos prรณximos anos?

Em comunicado aos investidores, a Netflix atribuiu os maus resultados ao compartilhamento de senhas entre usuรกrios, a forte concorrรชncia e o conflito na Ucrรขnia. A decisรฃo da empresa de suspender serviรงo na Rรบssia por causa da guerra resultou na perda de 700 mil assinantes.

โ€œO grande nรบmero de residรชncias compartilhando contas, junto com a competiรงรฃo, estรก criando obstรกculos para o crescimento da receita. O grande impulso gerado pela covid-19 no mercado de streaming obscureceu este quadro atรฉ recentementeโ€, diz o texto. 

A empresa estima que mais de 100 milhรตes de lares compartilham senhas. Por isso, a plataforma disse que vai trabalhar para coibir a prรกtica com o objetivo de retomar seu crescimento.

Segundo a BBC, medidas para evitar o compartilhamento de senhas foram testadas em regiรตes como a Amรฉrica Latina e podem ser estendidas a outros paรญses, cobrando mais de quem descumprir as regras.

“Quando estรกvamos crescendo rรกpido, isso nรฃo era uma prioridade (compartilhamento de contas). Agora estamos trabalhando muito nisso”, afirmou o CEO da Netflix, Reed Hastings, aos acionistas.

Lucas Shaw, colunista do “Screentime” para a Bloomberg, disse ร  BBC que o compartilhamento de senhas era um problema para a Netflix “hรก muito tempo”, mas estava longe de ser o seu maior desafio.

“Parece que a empresa estรก tentando identificar uma รกrea de potencial crescimento. No passado, eles tentaram combater o compartilhamento de senhas e nรฃo foram bem sucedidos.”

Mesmo com as dificuldades, a Netflix continua sendo a lรญder mundial em serviรงos de streaming — posto ameaรงado por gigantes de peso que entram nos รบltimos anos no mercado, como Amazon, Apple e Disney.

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