A Fundação Gabo, instituição criada pelo jornalista e Nobel de literatura Gabriel García Márquez, e o Meta Journalism Project, da rede social de Mark Zuckerberg, oferecem a partir de 26 de abril um ciclo de cursos gratuitos online sobre criação e gestão de conteúdo para redes sociais.
A série de webinars “Redes sociais para jornalistas” é destinada a profissionais de imprensa e a pessoas que queiram melhorar o diálogo com o público nas mídias sociais, desenvolvendo novas habilidades em diferentes plataformas.
Em 15 sessões virtuais, especialistas compartilharão boas práticas e ferramentas jornalísticas, especialmente para o Instagram e Facebook, que podem ser aplicadas para impulsionar o engajamento da audiência.
Série de cursos de redes sociais acontece durante um mês
As atividades serão lideradas por Fer Brovia (Argentina), estrategista de conteúdo para redes sociais da CNN en Español; Martín de Iuliis (Argentina), diretor do Embassy.la; e Nathalia Restrepo (Colômbia), produtora de vídeo da Aj+.
A série de cursos gratuita acontece de 26 de abril a 26 de maio, sempre as terças, quartas e quintas-feiras.
Cada aula terá 90 minutos, momento em que os participantes terão contato com diferentes experiências para fortalecer narrativas, formatos e técnicas na gestão de plataformas digitais.
Análise de métricas, criação de relatórios para entender e aproveitar os dados, aprimoramento de práticas na produção, edição e configuração de vídeos também serão tópicos abordados,
As inscrições podem ser feitas no site da Fundação.
“Essa série de treinamentos inclui habilidades de gestão de equipes, coordenação editorial e relacionamento com públicos que podem ajudar na adaptação às mudanças do setor jornalístico na região da América Latina”, disse Maria Elisa Botero, gerente de Alianças Estratégicas com a mídia da Meta.
Leia também
Ao lançar recurso de vídeos curtos no Facebook, Meta acena com mais lucros para criadores
Confira os destaques da agenda dos cursos de redes sociais
Fer Brovia
- “O mercado hoje: qual a melhor estratégia para minha mídia/marca?”
Serão apresentados dados atualizados do mercado, qual a utilização das plataformas sociais para notícias e criadores e a importância do smartphone. Também serão abordadas as diferenças e usos do perfil ou página no Facebook; o que o algoritmo valoriza e estratégias com exemplos.
Data: terça-feira, 26 de abril de 2022
Horário: 11h às 12h30 (horário da Colômbia)
- “Fórmula para postagem bem-sucedida e métricas”
As características e modelos das postagens (link, foto, vídeo, história), bem como uma fórmula para uma postagem bem-sucedida.
A primeira parte das métricas também será apresentada: manuseio do Facebook Insights, revisão dos KPIs mais relevantes (indicadores-chave de desempenho) e o que avaliar de acordo com a estratégia, os KPIs disponíveis no Estúdio de Criação com foco principal na pontuação de distribuição e métricas de vídeo. Por fim, o que é e o que o CrowdTangle mede e como usar a extensão do Chrome.
Data: terça-feira, 17 de maio de 2022
Horário: 11h – 12h30 (horário da Colômbia)
Martin de Iuliis
- “Novas narrativas e formatos para celulares e redes sociais”
Novas e diversas narrativas e formatos serão explicados para contar histórias atrativas que gerem uma conexão com o público, adaptadas a cada uma das redes sociais.
Data: Quarta-feira, 27 de abril de 2022
Horário: 11h às 12h30 (horário da Colômbia)
- “Técnicas para gravar e aplicativos para editar em celulares”
Serão aprofundadas as técnicas e recursos necessários para gravar a partir de dispositivos móveis e produzir conteúdo audiovisual.
Data: Quarta-feira, 4 de maio de 2022
Horário: 11h às 12h30 (horário da Colômbia)
Nathalia Restrepo
- “Narrativas e boas práticas: Reels, Stories, Lives e Vídeo”
As regras das funcionalidades do Instagram e as possíveis narrativas de cada uma serão aprofundadas nesta sessão. A instrutora também falará sobre como funciona o algoritmo do Instagram e o que fazer para usá-lo a seu favor.
Data: quinta-feira, 5 de maio de 2022
Horário: 11h às 12h30 (horário da Colômbia)
- “Como construir sua marca pessoal e institucional?”
A marca pessoal é a base da comunidade a ser construída no Instagram. Haverá alguns exercícios criativos que ajudarão a desenvolver a marca e transformá-la em ações concretas para a conta. Os formatos de conteúdo em série e originais também serão discutidos como um elemento da marca.
Data: quinta-feira, 12 de maio de 2022
Horário: 11h às 12h30 (horário da Colômbia)
Leia também
Empreendedorismo na mídia : curso gratuito do Knight Center ensina a criar e monetizar projetos