Jornalistas e pessoas interessadas em criar projetos de mídia online podem aprender como tirar ideias do papel de forma sustentável em um novo curso de jornalismo empreendedor lançado pelo Centro Knight de Jornalismo para as Américas, na Universidade do Texas. 

O treinamento é gratuito e será apresentado entre os dias 11 de abril e 15 de maio, com módulos semanais. 

O programa abordará também técnicas para alcançar a sustentabilidade financeira de projetos de mídia digital já existentes e promovê-los, oferecendo conhecimentos úteis para quem empreende na área e para professores de comunicação ensinarem aos seus alunos. 

Curso online de jornalismo com instrutores brasileiros e estrangeiros 

O curso faz parte da programação educacional do Knight Center, dirigido pelo jornalista brasileiro Rosental Calmon Alves, e foi produzido em parceria com a SembraMedia e com a Ajor (Associação de Jornalismo Digital do Brasil). 

As instrutoras principais são Janine Warner e Mijal Iastrebner, co-fundadoras e CEOs da SembraMedia, uma organização latino-americana que ajuda a mídia digital independente a desenvolver modelos de negócios sustentáveis. 

Tendências e ferramentas para jornalismo empreendedor no curso online

Cada módulo do curso combinará videoaulas, palestras e fóruns de discussão, permitindo interagir com os instrutores e com outros alunos. Veja o programa:

Módulo 1: Tendências de jornalismo empreendedor (de 11 a 17 de abril)

Instrutor da SembraMedia: Abraham Torres

Serão analisadas as tendências do jornalismo empreendedor, os eixos a serem considerados para planejar um projeto jornalístico e os passos para colocá-lo em prática a partir da experiência da SembraMedia.

Módulo 2: Como elaborar um modelo de negócio (de 18 a 24 de abril)

Instrutor da SembraMedia: James Breiner

O curso vai ensinar como criar ou melhorar um modelo de negócio de jornalismo online usando o Business Model Canvas. Os alunos aprenderão a aproveitar esta ferramenta para organizar as ideias e estratégias de um empreendimento futuro ou existente.

Módulo 3: Como entender melhor a audiência (de 25 a 1 de maio)

Instrutor da SembraMedia: Sebastián Auyanet

Esse bloco do curso vai tratar de formas de mensurar o progresso de um site de jornalismo online pelas redes sociais, e sobre como definir KPIs e métricas em plataformas como Facebook e Instagram.

Haverá ainda uma aula da instrutora da SembraMedia Naimid Cirelli sobre o trabalho jornalístico em redes sociais.

Módulo 4: Como desenvolver novas fontes de receita (de 2 a 8 de maio)

Instrutora da SembraMedia: Janine Warner

Na quarta semana do curso, Werner vai abordar as tendências que afetam o jornalismo online e orientar sobre desenvolvimento de novos fluxos de receita, destacando estudos de caso de jornalistas que criaram meios de sucesso.

No dia 4 de maio haverá uma sessão ao vivo, em português, sobre tendências em programas de membros, assinaturas e crowdfunding. 

Módulo 5: Como gerar bases sólidas para o futuro do projecto (de 9 a 15 de maio)

Instrutora da SembraMedia: Natalie Van Hoozer

O módulo final do curso online de jornalismo empreendedor tratará dos principais componentes de uma página “Sobre nós” para contar a história e a missão do projeto de mídia digital  para o público, financiadores e outras mídias.

As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site do Knight Center. 

Leia também

Depois de Austrália e França, Canadá também quer obrigar Big Techs a pagarem por notícias