Na primeira semana como novo dono do Twitter e causando ondas de choque com seus planos para reduzir os controles em nome da liberdade de expressรฃo, o bilionรกrio Elon Musk recebeu duas boas notรญcias sobre a performance financeira e sobre o valor da marca que acabou de comprar.
O valor da marca Twitter aumentou 85%, para US$ 5,7 bilhรตes este ano, mesmo antes da tentativa de aquisiรงรฃo, de acordo com um relatรณrio anual sobre o valor e a forรงa de marcas de mรญdia divulgado pela consultoria global Brand Finance.
E na quinta-feira (28), o Twitter divulgou seus resultados para o primeiro trimestre de 2022, registrando lucro sete vezes maior do que no mesmo perรญodo de 2021.
Valor da marca Twitter pode crescer ainda mais com Elon Musk
A avaliaรงรฃo do Twitter integra o ranking anual Brand Finance Media 50, lista as 50 marcas mais valiosas e fortes do setor de mรญdia no mundo.
O valor das marcas globais nรฃo estรก relacionado somente a resultados financeiros. Ele รฉ determinado por um conjunto de fatores que inclui lucratividade, potencial de crescimento e de riscos, na visรฃo de consumidores, fornecedores, funcionรกrios e investidores.
Ocupando o 26ยบ lugar no ranking, o Twitter ainda estรก longe do lรญder, o Google, que vale US$ 263,4 bilhรฃo. Mas saltou 10 posiรงรตes, um avanรงo expressivo.
O grande aumento na avaliaรงรฃo da marca do Twitter este ano foi atribuรญdo pela Brand Finance ร forรงa da rede social entre seus maiores usuรกrios, que sรฃo lรญderes de opiniรฃo altamente qualificados.
Para a consultoria, o fortalecimento do Twitter diante do mercado confirma a tese de Musk de que melhoria significativas na receita sรฃo possรญveis, aproveitando o capital de reputaรงรฃo da plataforma.
A aquisiรงรฃo ainda precisa ser aprovada por รณrgรฃos regulatรณrios, mas o empresรกrio jรก acenou para mudanรงas na rede social.
Elas foram recebidas com reservas pelos que temem proliferaรงรฃo de discurso de รณdio ou desinformaรงรฃo, mas vistas com simpatia por investidores.
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Twitter cresceu em receitas e lucro
Mesmo antes das mudanรงas, Elon Musk nรฃo pode reclamar muito da gestรฃo que trouxe a empresa atรฉ aqui. No primeiro trimestre deste ano, o Twitter registrou lucro lรญquido de US$ 513,2 milhรตes — sete vezes mais do que o do mesmo perรญodo de 2021.
A receita foi de US$ 1,2 bilhรฃo, um crescimento de 15,9% em relaรงรฃo ao primeiro trimestre do ano passado. A rede social ganhou 12 milhรตes de novos usuรกrios no perรญodo, o maior aumento desde o pico da pandemia.
Com o processo de venda para Musk em andamento, o Twitter retirou todas as suas metas e previsรตes futuras, jรก que a saรญda da bolsa de valores vai mudar o modelo de negรณcios da plataforma.
Twitter cresce, mas Google ainda domina em valor de marca
Em seu relatรณrio sobre as marcas da mรญdia mais valorizadas em 2022, a Brand Finance destaca o predomรญnio das empresas de tecnologia, superando gigantes do cinema TV e entretenimento.
Apesar do crescimento expressivo do Twitter, a rede social de Elon Musk nรฃo chegou nem perto de abalar o impรฉrio do Google, que viu sua seu valor aumentar em 38%.
O relatรณrio aponta que a empresa depende da publicidade para a maior fatia de sua receita e tinha sido prejudicada no inรญcio da pandemia, pois os gastos com anรบncios caรญram devido ร incerteza.
No entanto, ร medida que o mundo se ajustou ao novo normal e com as pessoas passando cada vez mais tempo online, os orรงamentos de publicidade se abriram e os negรณcios do Google se recuperaram, resultando em um aumento importante no valor da marca.
O Facebook aparece em segundo lugar em valor de marca, com US$ 101,2 bilhรตes, um crescimento de 24%.
Embora o Twitter nรฃo figure entre as 10 mais valorizadas, para a Brand Finance as perspectivas para o Twitter sรฃo boas.
O relatรณrio da consultoria cita os โlรญderes de opiniรฃo altamente instruรญdosโ como os usuรกrios mais importantes do Twitter e, por consequรชncia, os responsรกveis pelo aumento do valor da marca.
“O interesse de Musk pelo Twitter e os bilhรตes que ele estรก disposto a investir nele sรฃo consequรชncia, em grande parte, da forรงa de sua marca”, explicou Richard Haigh, diretor da Brand Finance.
“Da mesma forma, apesar da controvรฉrsia sobre a aquisiรงรฃo, a marca pessoal de Musk pode ser benรฉfica para o Twitter.
Em uma economia dominada pela atenรงรฃo, alinhar estreitamente as marcas Twitter e Musk pode ser mutuamente benรฉfico.”
Um movimento de saรญda de pessoas influentes do Twitter comeรงou a ser ensaiado, com algumas celebridades decidindo parar de tuitar ou fechar contas.
Mas com a influรชncia da rede social entre jornalistas, polรญticos e pessoas com grande relevรขncia na sociedade, รฉ difรญcil prever atรฉ onde vai esse movimento, jรก que nรฃo hรก outras alternativas com perfil semelhante.
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Alรฉm de calcular o valor da marca, a Brand Finance tambรฉm determina a forรงa relativa das marcas por meio de um conjunto de mรฉtricas que avaliam o investimento em marketing, o patrimรดnio das partes interessadas e o desempenho dos negรณcios — o รndice de Forรงa da Marca (BSI).
O aplicativo chinรชs de mensagens WeChat foi o que mais cresceu nesse รญndice, de 93,3 para 100, e foi reconhecido como marca de mรญdia mais forte do mundo ganhando a classificaรงรฃo AAA+.
Porรฉm, o relatรณrio da consultoria destaca que o valor da marca caiu 8%, para US$ 62,3 bilhรตes.
A novidade na lista Media 50 2022 da Brand Finance รฉ a chegada do TikTok. Com o crescimento da popularidade do app entre os jovens e a monetizaรงรฃo do conteรบdo para os criadores, o valor da marca da plataforma cresceu 215%, atingindo US$ 59 bilhรตes.
A estreia da rede social foi direto no quarto lugar da lista.
A Netflix aparece em oitavo lugar, com uma alta de 18% no valor da marca (US$ 29,4 bilhรตes), seguida pelo YouTube, em 9ยบ, com o valor da marca crescendo 38% (US$ 23,9 bilhรตes).
O estudo completo pode ser visto aqui.
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