Londres – Em março de 2021, a Unesco e o Internacional Center for Journalists (ICFJ) publicaram um abrangente relatório em forma de livro demonstrando a extensão da violência online contra mulheres jornalistas, resultado de uma pesquisa realizada com 900 profissionais de imprensa em 125 países. 

No Dia Internacional da Mulher de 2022, dois capítulos da próxima edição do estudo “The Chilling: A Global Study of Online Violence Against Women Journalists”, dando sequência ao volume de 2021, foram antecipados pelo ICJ e pela ONU. 

Eles tratam de questões cruciais para a solução do problema: o que as redações e as plataformas digitais podem – e devem – fazer para proteger jornalistas de ataques online e de suas consequências para a sociedade, já que muitas vítimas adotam autocensura ou acabam deixando cargos e até a profissão. 

Violência online e offline afeta jornalistas mulheres no mundo inteiro 

A pesquisa The Chilling foi apresentada pela Unesco durante a Conferência do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa na Namíbia, em 2021. Ela mostrou que a violência online tornou-se a mais importante forma de intimidar o trabalho da imprensa, principalmente das mulheres jornalistas.

As cerca de 700 entrevistadas para o estudo (que ouviu também profissionais homens)  revelaram que o abuso online não se limita ao discurso de ódio, mas também a ameaças de violência sexual ou física, muitas das quais acabam se tornando realidade. Uma em cada cinco das jornalistas ouvidas disse ter sofrido ataques ou abusos no âmbito off-line decorrentes das ameaças online.

O estudo foi encomendado pela Unesco ao Internacional Center for Journalists e liderado pela Vice-Presidente de Pesquisa Global do ICFJ, Julie Posetti.

Os dois novos capítulos detalham como as empresas jornalísticas e grandes empresas de tecnologia estão falhando em mitigar e responder adequadamente à violência online contra mulheres jornalistas – “um flagelo global com consequências graves e de longo alcance”, ressalta o ICFJ.

Indo além de quantificar o problema, os pesquisadores apresentam estudos de caso e oferecem recomendações concretas para proteger melhor as mulheres jornalistas, que enfrentam ameaças de morte, de violência sexual – inclusive contra seus filhos – e assédio online coordenado em grande escala, orquestrado para silenciá-las.

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Segundo a organização, o ônus de gerenciar a violência online de gênero está atualmente nas mulheres jornalistas, e isso deve mudar, concluíram os pesquisadores.

“Em vez disso, o ônus deve ser colocado nas organizações de notícias que as contratam, nos políticos e em outros que frequentemente instigam e alimentam ataques e nos serviços digitais, que atuam como vetores de abuso”, escreveram.

Mulheres jornalistas não relatam todos os casos de violência online 

No capítulo dedicado às redações, intitulado What More Can News Organisations Do to Combat Gendered Online Violence? ( O que mais empresas jornalísticas podem fazer para combater violência de gênero online?” os autores começam situando o problema com base nos dados levantados na primeira edição da pesquisa. 

Três em cada quatro entrevistados da pesquisa Unesco- ICFJ disseram ter sofrido violência online, mas apenas um quarto relatou esses ataques a seus empregadores. 

“A relutância em denunciar quando os ataques ocorrem pode estar ligada a falhas sistêmicas, como culturas com pouca empatia, misóginas, patriarcais ou hostis no local de trabalho, liderança fraca, falta de procedimentos de denúncia claros e de um protocolo formal para lidar com o problema”, escreveram os pesquisadores.

Mas quando as mulheres jornalistas denunciaram situações de violência online, os desdobramentos nem sempre foram os esperados.

Segundo o estudo, apenas sete das 714 mulheres ouvidas receberam aconselhamento, afastamento do trabalho para recuperação ou segurança física, e só 21% delas receberam algum tipo de suporte de segurança digital. Para 10%, os empregadores não tomaram atitude alguma. 

E 10% das mulheres jornalistas participantes da pesquisa disseram que foram instruídas a “enrijecer” ou “deixar crescer uma pele mais grossa”. O estudo destaca o comentário de uma profissional queniana, que disse: 

 “Ter uma pele grossa não protege você de um ataque pessoal que leva ao compartilhamento de seus dados e a alguém prometendo que irá estuprá-lo.’”

Outras revelaram que  os empregadores perguntaram o que elas fizeram para provocar os ataques.

Para os autores do estudo, a resposta falha das redações a assédio online a mulheres jornalistas gera danos psicológicos e pode resultar em violência física: 20% das entrevistadas submetidos a abuso virtual disseram ter sofrido algum tipo de ataque no mundo real. 

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Por causa de sua raça, orientação sexual e religião, algumas mulheres enfrentam ataques ainda mais frequentes e mordazes, e os empregadores da mídia de notícias devem encontrar maneiras mais eficazes de protegê-las, como escrevem os autores, “para garantir que seu jornalismo possa ser visto e ouvido.”

Mulheres proeminentes na mídia são as mais afetadas, como demonstrou um estudo feito pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) no Brasil. 

Um exemplo citado no relatório da Unesco é o de Rianna Croxford, da BBC. Ela foi atacada no Twitter e via Gmail por pessoas chamando-a de insultos raciais, zombando de sua aparência e criticando suas habilidades, ao mesmo tempo em que sofria intimidação de políticos e alvos de mídia partidária e blogs marginais, resultando em uma campanha para sua demissão.

“Eu senti que tinha que ficar em silêncio porque é a BBC. Você não quer desacreditá-la”, disse Croxford aos pesquisadores, que disseram que outros entrevistados que sofreram abuso interseccional relataram preocupações semelhantes. “Como jornalista de cor, às vezes sinto que você precisa trabalhar mais, que não pode cometer erros, e esse sentimento  se ampliou.”

Embora muitas respostas da redação à violência online baseada em gênero sejam inexistentes, ou inadequadas, os pesquisadores identificaram respostas mais empoderadoras e eficazes de algumas empresas jornalísticas.  Isso incluiu empregadores defendendo publicamente seus jornalistas, criando funções como editor de segurança online e reportando sobre a crise de violência online.

 Recomendações para redações conterem violência online contra mulheres 

No capítulo antecipado pela Unesco no Dia da Liberdade de Imprensa 2022, os autores do estudo formulam uma série de recomendações para os líderes de redações colocarem em prática, envolvendo não apenas mulheres jornalistas mas também profissionais de grupos marginalizados: 

  • Reconhecer a violência online de gênero como um problema de segurança no local de trabalho vivenciado por seus jornalistas (sejam funcionários ou freelancers).
  • Assegurar que a violência online seja entendida como “real” e que os danos psicológicos sofridos pelas mulheres jornalistas atacadas sejam reconhecidos como graves.
  •  Reconhecer o aumento dos riscos e impactos enfrentados pelas mulheres jornalistas no nexo de misoginia, racismo, intolerância religiosa, homofobia, transfobia e outras formas de discriminação que exigem reconhecimento nas diretrizes editoriais e protocolos de resposta à violência online.
  • Reconhecer a correlação (e possível vínculo causal) entre violência online e ataques offline e responder adequadamente, garantindo que as estratégias defensivas envolvam segurança física, segurança digital, apoio psicossocial (incluindo acesso a aconselhamento especializado em traumas), respostas editoriais e legais assistência.
  • Não responsabilizar as mulheres jornalistas por sua própria proteção e defesa.

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  • Desenvolver ou melhorar protocolos de redação para abordar a violência online contra mulheres jornalistas, reconhecendo sua exposição adicional ao risco, adequando-os para que respondam à natureza mutável da violência online de gênero.
  • Garantir que esses protocolos levem em conta contextos de plataformas de mídia social, desinformação viral, extremismo de extrema direita e redes de conspiração.
  • Estabelecer procedimentos e sistemas que abranjam tanto o pessoal quanto os freelancers.
  • Cobrar das autoridades proteção contra os perpetradores ​​e processá-los nos países e circunstâncias em que seja seguro fazê-lo 
  • Coletar e analisar dados relacionados à violência online e seus efeitos, vivenciados por funcionários e freelancers, e criar um banco de dados por gênero de ocorrências específicas. Usá-lo internamente para
    manter revisar os protocolos sob revisão e disponibilizá-lo a pesquisadores de confiança, para que a natureza mutável dos ataques possa ser monitorada e a eficácia da ação corretiva possa ser avaliada.
  • Realizar treinamento para funcionários e freelancers.
  • Nomear um Editor de Segurança Digital com capacidades e responsabilidades que unam funções editoriais, segurança digital e segurança jornalística. 
  • Designar uma pessoa ou equipe para lidar com o monitoramento e relatos de ataques em plataformas, mensagens privadas, e-mail e em diferentes dispositivos quando uma jornalista for atacada.
  • Liderar pelo exemplo: criar uma cultura empresarial de igualdade de gênero e tolerância zero para ameaças e assédio (online ou offline) contra funcionários ou mulheres jornalistas.
  • Estabelecer procedimentos claros e transparentes relacionados ao conteúdo e moderação de comentários em sites corporativos, juntamente com diretrizes claras da comunidade, e treinar a equipe. 
  • Responsabilizar as empresas de mídia social por meio de reportagens investigativas e pela defesa da liberdade da mídia e da segurança dos jornalistas, independentemente dos vínculos comerciais com as plataformas.

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  • Usar o jornalismo investigativo e de dados como contramedidas para aumentar a conscientização sobre a violência online de gênero e para investigar e expor os perpetradores (incluindo ataques orquestrados e/ou patrocinados pelo Estado).
  • Garantir que a cobertura evite inflamar mobs online visando mulheres jornalistas, amplificando e legitimando seus ataques.
  • Não “culpar a vítima”, reconhecendo que ela não é culpada pelo abuso, assédio ou ameaças a que é submetida  “Não alimente os trolls” é uma resposta inadequada.
  • Garantir que as políticas de uso de mídia social representem uma “via de mão dupla” – na qual as obrigações do jornalista de utilizar profissionalmente nas mídias sociais são acompanhadas pelo compromisso de apoiá-lo e defendê-lo quando for atacado.
  •  Trabalhar em colaboração com outras organizações de mídia, associações profissionais e organizações da sociedade civil para monitorar a violência online, criar modelos integrados de avaliação de risco, avaliar modelos de recuperação e criar diretrizes, sistemas de apoio e treinamento padrão do setor.
  • Cobrar dos governos o reconhecimento de que a violência online dirigida a jornalistas é um ataque à liberdade de expressão (incluindo a liberdade de imprensa) e que tem um impacto desproporcional sobre mulheres e jornalistas marginalizados.
  • Cobrar das empresas de mídia social entendimento das necessidades especiais das mulheres jornalistas e criação de unidades de resposta rápida focadas na segurança dos jornalistas, com atendimento humano.
  • Apoiar a regulamentação para responsabilizar as empresas de mídia social pela segurança das mulheres jornalistas em suas plataformas. 
  • Agir de acordo com a recomendação de novembro de 2021 do Grupo de Especialistas do Conselho da Europa sobre Ação contra a Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica, que incentiva as organizações de mídia e os sindicatos de jornalistas a “tomar medidas concretas para erradicar a discriminação de gênero, atitudes de culpabilização das vítimas e violações de a privacidade das vítimas de violência de gênero contra as mulheres e seus filhos em todas as suas atividades jornalísticas. 

A íntegra de What More Can News Organisations Do to Combat Gendered Online Violence?  pode ser lida aqui.

Big Techs e a violência online a jornalistas mulheres 

 O segundo volume do novo livro antecipado pela Unesco em março, intitulado Assessing Big Tech’s Response to Online Violence Against Journalists (Avaliando a resposta das Big Techs à violência online contra jornalistas) é direcionado às redes sociais, por onde boa parte da violência online contra mulheres jornalistas acontece.  

Nas entrevistas que deram origem ao estudo publicado em 2021, os pesquisadores encontraram “um alto nível de fadiga e frustração” sobre a forma como as plataformas de tecnologia respondem – ou não respondem – à violência online contra eles.

Os jornalistas pesquisados ​​disseram que relataram ataques online com mais frequência ao Facebook (39% dos entrevistados), seguido pelo Twitter (26%) e Instagram (16%). E 17% dos entrevistados disseram estar “muito insatisfeitos” com a resposta do Facebook a ataques reportados,  quase o dobro da taxa relatada para o Twitter.

O Facebook foi identificado como a menos segura das plataformas de alto uso globalmente, com 12% dos entrevistados da pesquisa classificando-a como “muito insegura” – quase o dobro do número que disse o mesmo para o Twitter.

Não é um problema restrito a profissionais de imprensa. Em abril de 2022, a organização britânica Center for Countering Digital revelou o que chamou de uma verdadeira “epidemia de abuso misógino”em mensagens recebidas de forma privada no Instagram por cinco mulheres famosas, incluindo uma estrela de Hollywood com mais de 4 milhões de seguidores na rede social.

Segundo a ONG, quase 90% das mensagens de cunho sexual, ofensivas e ataques de ódios reportadas para o Instagram foram ignoradas e, em muitos casos, os abusadores continuaram com suas contas ativas. 

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Nas entrevistas feitas pelo ICFJ para o estudo conjunto com a Unesco, as jornalistas ouvidas citaram processos inadequados de denúncia de abuso, a incapacidade de sinalizar uma escalada para casos mais graves, a falta de sensibilidade de gênero e reconhecimento de riscos moderação deficiente para vários idiomas e culturas. 

Ghada Oueiss, jornalista da Al Jazeera que é alvo de campanhas coordenadas de desinformação multiplataforma, disse aos pesquisadores que “perdeu a conta” das reclamações feitas ao Facebook, Twitter, YouTube e Google.

Oueiss disse que o Twitter, por exemplo, foi muito lento para lidar com dezenas de milhares de contas compartilhando fotos roubadas e alteradas dela que faziam parte de uma campanha coordenada de difamação. E ela descreveu o YouTube e a Pesquisa Google como os sites de alguns dos piores abusos que ela sofreu.

“Você nunca pode saber quem é Ghada Oueiss para seu jornalismo”, disse ela sobre as difamações predominantes nos sites. “Você só vê ataques, ataques, ataques… você pensaria que ou eu sou um terrorista ou uma prostituta.”

Os pesquisadores destacaram o caso da brasileira Patricia Campos Mello (Folha de S.Paulo), que relatou ter praticamente desistido de tentar impedir o abuso usando as ferramentas de denúncia padrão das plataformas.

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Outra jornalista, a editora da revista sueca Susanna Skarrie, usou um consultor externo para intermediar contatos com o Google e o Facebook a fim de remover conteúdo abusivo.

Os pesquisadores apontam ainda a preocupação de lentidão das plataformas para lidar com doxxing e outras violações de segurança digital que aumentam a ameaça de violência offline.

As plataformas de tecnologia “têm uma grande responsabilidade por possibilitar e facilitar o problema” da violência online de gênero, escreveram os pesquisadores.

“Para que as mulheres jornalistas possam trabalhar online com segurança, as lacunas políticas identificadas devem ser abordadas”, escreveram os pesquisadores. “Modelos de negócios e algoritmos devem ser reestruturados e redesenhados. E ferramentas e protocolos mais eficazes e abrangentes para detecção, denúncia, moderação e combate a ataques online a jornalistas são necessários.”

Recomendações para Big Techs conterem a violência online contra jornalistas 

Algumas das recomendações feitas pelos pesquisadores no capítulo dedicado às plataformas digitais são: 

  • Revisar continuamente as políticas, algoritmos e processos de moderação, para abordar a natureza evolutiva da violência online baseada em gênero, e trabalhar em estreita colaboração com mulheres jornalistas e grupos da sociedade civil para desenhar novas soluções.
  •  Desenvolver sistemas de denúncia de abuso mais sofisticados, com capacidade de subir a escalões superiores oferecida a mulheres jornalistas sob ataque (e seus empregadores), reconhecendo suas vulnerabilidades particulares e as implicações para a liberdade de imprensa.
  • Implementar uma abordagem coordenada de múltiplas partes interessadas para proteger mulheres jornalistas da violência online que reúna todas as plataformas, mulheres jornalistas, sociedade civil, organizações de notícias, governos e especialistas independentes – em nível nacional e internacional.
  • Iniciar uma cooperação plataforma-plataforma, uma vez que a violência online muitas vezes salta entre as plataformas e explora as fraquezas de cada uma.
  • Implementar medidas proativas que revertam o ônus das mulheres vítimas terem que denunciar violência online para que ações comecem a ser adotadas. Isso pode envolver o uso de moderadores humanos e tecnologia de inteligência artificial para filtrar com mais eficácia ameaças, abuso e assédio no ponto de origem.
  • Reter dados que documentam ataques para ajudar vítimas que desejam acessá-los e usá-los para pesquisa ou ação legal. Essas medidas também podem estar vinculadas a processos de monitoramento para desenvolver um “sistema de alerta precoce”32 para proteger melhor as mulheres jornalistas no início ou no meio de um ataque.

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  • Criar escudos que permitam aos usuários filtrar proativamente o abuso que poderia ser colocado em quarentena para revisão e resposta. Esses sistemas também devem fornecer caminhos prioritários para mulheres jornalistas sob ataque e organizações de notícias que buscam denunciar violência online.
  • Fornecer aos pesquisadores independentes autorizados acesso seguro e que preserva a privacidade a arquivos de conteúdo moderado e apelos de usuários em um formato padronizado, para permitir a transparência e auditorias independentes das decisões de moderação sobre ameaças feitas a mulheres jornalistas.
  • Usar os resultados dessas auditorias independentes para ajustar as práticas de moderação humana e algorítmica, para encontrar um melhor equilíbrio entre proteger a liberdade de expressão e proibir o abuso.
  •  Implementar uma abordagem humana eficaz para moderação de conteúdo, juntamente com um processo de apelação oportuno e eficaz – incluindo sistemas eficazes para apelar contra recusas da empresa em agir contra conteúdo violento online e perpetradores.
  • Relatar de forma transparente como moderadores humanos e algoritmos de inteligência artificial são treinados para detectar abusos online.
  • Definir políticas eficazes para detectar e penalizar infratores reincidentes, para impedir que os mesmos abusadores assumam novas identidades online após medidas tomadas, como suspensão ou desplataforma.
  • Desenvolver marcadores para contas de perpetradores de abuso, semelhantes aos sistemas usados ​​para identificar disseminadores de desinformação.

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  • Estabelecer regras claras e transparentes sobre o que constitui violência online e parar de abrir exceções para  políticos, influenciadores, figuras públicas e outros usuários de alto perfil, cujo alto número de seguidores facilita a instigação de abusos.
  • Criar ferramentas de moderação de conteúdo mais eficazes, que forneçam suporte suficiente para todos os idiomas em que seus serviços são oferecidos (incluindo vernáculo ou gíria) e que sejam sensíveis a contextos culturais.
  • As soluções técnicas devem ser apoiadas por pessoas familiarizadas com o contexto cultural, político, linguístico e religioso de um país e bem versados ​​nos idiomas locais. Essas pessoas também devem possuir experiência em liberdade de imprensa, gênero e segurança jornalística e serem capazes de ajudar mulheres jornalistas sob ataque.
  • Estabelecer forças-tarefa e realizar programas proativos para proteger as mulheres jornalistas de certos tipos de abuso, como a divulgação de imagens íntimas e doxxing.
  • Tomar medidas efetivas contra o uso de bots e contas falsas para prevenir ataques coordenados que são frequentemente usados ​​em violência online direcionada contra mulheres jornalistas.
  •  Conduzir avaliações regulares do impacto sobre os direitos humanos, bem como estudos retrospectivos sobre o problema, incluindo a revisão das políticas da empresa e respostas à violência online baseada em gênero, e torne as descobertas públicas.
  • Fornecer relatórios detalhados de transparência sobre as ações tomadas a respeito da violência online contra mulheres jornalistas, discriminadas em nível nacional e incluindo métricas quantificáveis ​​significativas, além do número total de contas removidas e postagens moderadas. Os relatórios também devem incluir recursos e seus resultados, juntamente com dados sobre notificações e respostas à violência online relatadas por mulheres jornalistas.

A íntegra do capítulo Assessing Big Tech’s Response to Online Violence Against Journalists pode ser lida aqui.