Londres – A rainha Elizabeth foi a ausência mais sentida no show do Jubileu de Platina, que reuniu estrelas da música pop na noite de sábado (3) em Londres – mas roubou a cena com um vídeo fofo e bem-humorado apresentado na abertura do espetáculo,  contracenando com o popular ursinho Paddington. 

O clipe de pouco mais de dois minutos viralizou nas redes sociais, e lembrou uma ação semelhante feita nos Jogos Olímpicos de 2012, em que Elizabeth II apareceu sendo levada ao estádio para a abertura da competição escoltada desde o Palácio de Buckingham por James Bond. 

Desta vez não teve helicóptero nem pouso de paraquedas como em 2012. O clipe mostra a rainha recebendo o atrapalhado Paddington para o chá das cinco, e termina com os dois tamborilando os acordes de We Will Rock You, da banda Queen, que naquele momento iniciava o show.

Vídeo da rainha com Paddington nas redes sociais 

A programação do espetáculo Party at the Palace, realizado diante do Palácio de Buckingham para uma multidão de pessoas que tomou a avenida de acesso e transmitida ao vivo para vários países, foi digna dos 70 anos de Elizabeth no trono. Reuniu astros consagrados como Diana Ross, Duran Duran, Queen e Rod Stewart e gente nova o vice-campeão do Eurovision, Sam Ryder. Houve também apresentações de trechos de musicais famosos e uma apresentação de Andrea Bocelli. 

Outro ponto alto foi o discurso do príncipe Charles, herdeiro do trono, aberto com um emotivo “Sua Majestade, Mummy”.

Entre cada apresentação musical, celebridades apareceram no telão com mensagens de agradecimento e congratulações pelo Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth, marca nunca alcançada por outro monarca no país. 

Entre essas celebridades estava Paddington, escolhido para estrelar o vídeo do Jubileu. O personagem nasceu em um livro infantil de 1958 – quando Elizabeth II já estava no trono inglês há seis anos- e se tornou um dos mais populares personagens da cultura britânica, presente em livros, filmes e desenhos. 

Pela história, ele é peruano e foi encontrado perdido em Londres por uma família na estação de Paddington, daí o nome. E tem como características o fato de ser atrapalhado e adorar marmelada. 

A marmelada foi uma das brincadeiras no vídeo do Jubileu, em que a Rainha Elizabeth finalmente revela o que tem dentro da sua famosa bolsinha: um sanduíche, que ela diz que vai deixar para depois do show. O ursinho foi criado com recursos de computação gráfica e a interação é perfeita. 

O vídeo está em destaque nas redes sociais e nos principais jornais britânicos, como o Daily Mail. 

http://

A rainha Elizabeth é discreta em suas aparições e discursos públicos, sempre bem preparados e coreografadas para não haver gafes ou interpretações equivocadas de suas falas. Por isso, poucas vezes elas são espontâneas.

Mas a monarca de 96 anos é tida como uma pessoa bem humorada pelos que com ela convivem. O vídeo com o ursinho Paddington reforça essa imagem, tirando um pouco da cerimônia que envolve a realeza e aproximando-a ainda mais do público. 

Leia também 

Foto oficial e vídeo mostrando ‘vida de serviço’ abrem festas do Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II

Um dos clipes divulgados nas redes sociais pelo Palácio de Buckingham como parte das comemorações do Jubileu de Platina mostra como a rainha se tornou pop ao longo dos 70 anos, destacando a aparição nas Olimpíadas com James Bond, quadros inspirados nela e até uma Barbie. E ao final, lembra só existe “uma original”. 

Na tarde chuvosa de domingo (5) os quatro dias de festas foram encerrados com um desfile em homenagem aos 70 anos da rainha Elizabeth, em clima de carnaval.

E o público que foi assistir teve uma surpresa: a bandeira do Palácio de Buckingham foi hasteada, sinal de que a rainha está no Palácio. 

Minutos depois ela apareceu na sacada, ao lado dos futuros herdeiros do trono, sorridente e acenando para o público. Provocou mais uma onda de notícias em TVs, sites e nas redes sociais e deu à mídia a foto da capa dos jornais para o dia seguinte. 

 A aparição fechou quatro dias de eventos e ações de comunicação perfeitamente planejados e executados, garantindo exposição máxima e reafirmando o poder de encantamento da rainha e da monarquia britânica, que agora entra em uma nova fase.

Os sinais são de que Elizabeth II continuará reduzindo sua presença em atividades protocolares, deixando o príncipe Charles representá-la como uma forma de transição discreta para os súditos irem se acostumando com a ideia de ter um novo rei. 

Veja também 

Uma noite de tochas e luzes para celebrar o Jubileu da rainha Elizabeth, veja imagens

Celebrando 70 anos no trono, rainha Elizabeth libera cenas inéditas guardadas em vídeos caseiros