Londres – Depois de semanas de incerteza sobre a saúde da rainha Elizabeth II e sua disposição para encarar os eventos comemorativos do Jubileu de Platina no trono, a monarca de 96 anos voltou a aparecer em público e liberou uma série de vídeos caseiros inéditos para um documentário produzido pela BBC para ser exibido pela primeira vez no domingo (29), abrindo oficialmente a programação televisiva em torno da data.

As cenas, que abrangem sua vida desde 1926, ainda bebê em um carrinho de empurrado por sua mãe até a coroação, em 1953 aos 27 anos, foram reunidas no programa The Unseen Queen, exibido apenas no Reino Unido. 

O documentário foi feito com imagens selecionadas em mais de 400 horas de vídeos caseiros, mostrando a rainha com a irmã, Margareth, com o rei George VI, com a rainha-mãe Elizabeth I e com outros membros da família real. Quem narra é a própria Elizabeth II. 

Vídeos são parte das celebrações do Jubileu da rainha

O aniversário de 70 anos de Elizabeth II como rainha da Inglaterra foi em 6 de fevereiro, mas as principais comemorações estão acontecendo a partir desta semana. Um feriado nacional de quatro dias foi decretado (entre 2 e 6 de junho), para marcar um feito inédito. Nenhum outro monarca passou tanto tempo no trono inglês.

Os eventos em torno do Jubileu confirmam o valor da monarquia para a economia do país. Mais de 16 mil festas públicas foram licenciadas. Marcas de varejo criaram campanhas e pacotes em alusão à data, que vão de pratos especiais nos supermercados e restaurantes para celebrar a longevidade da rainha a decoração inspirada em sua imagem. 

Até o jornal The Times aderiu ao movimento, com promoções em seu clube do vinho. 

Jubileu rainha elizabeth vídeo reino unido the times

Não é só o varejo a surfar nessa onda. Seguindo o padrão de eficiência em relações públicas, o Palácio de Buckingham está aproveitando cada oportunidade para reafirmar a mística da monarquia, que vive tempos de questionamento sobretudo depois de confusões envolvendo os príncipes Andrew e Harry. 

A vida normal da jovem que virou rainha aos 27 anos

O documentário é uma ação perfeitamente alinhada a esse padrão. E a escolha da BBC para receber o privilégio de acesso às imagens e ser nomeada emissora oficial do Jubileu tem um simbolismo.

Recentemente, a rede pública foi objeto de reclamações da família real por considerar injusto o tratamento editorial a questões relacionadas aos seus integrantes, chegando a circular uma ameaça de boicote. Mas na hora do jubileu, a paz reinou. 

Os clipes divulgados para promover o programa mostram uma jovem princesa Elizabeth de férias no castelo de Balmoral com seus pais e irmã Margaret, bem como vídeos de família filmados em sua primeira turnê no exterior, na África do Sul quando ela tinha 20 anos e em outros encontros familiares. 

Foi durante essa viagem que ela fez seu famoso discurso para marcar o 21º aniversário, comprometendo-se com uma vida de serviço e dever, o que vem cumprindo à risca. 

Veja também

Em novo vídeo e fotos históricas para marcar Jubileu, Rainha Elizabeth II manda um recado sutil: sem aposentadoria à vista

As cenas do vídeo em comemoração ao Jubileu já divulgadas revelam os bastidores de uma vida normal, com passeios e brincadeiras entre a futura rainha, a irmã e o pai, o rei George VI.

Em um dos trechos, ela cita um frase de Winston Churchill, primeiro premiê dos muitos que conheceria no cargo, dizendo: “quanto mais se olha para trás, mas longe se enxerga.”

A ideia foi mostrar uma imagem menos formal da monarca, sempre discreta em suas aparições oficiais. 

Na mensagem do clipe, gravada no Castelo de Windsor, ela diz:

“As câmeras sempre fizeram parte de nossas vidas.

“Acho que há uma diferença em assistir a um filme caseiro quando você sabe quem está do outro lado, segurando a câmera. Isso aumenta a sensação de intimidade.

Como muitas famílias, meus pais queriam manter um registro de nossas momentos preciosos juntos. E quando chegou a nossa vez com a nossa própria família, fizemos o mesmo.

“Sempre gostei de capturar momentos em família. Fotos particulares muitas vezes podem mostrar a diversão por trás da formalidade.”

Neste trecho, o tema é uma viagem de navio com momentos de brincadeiras do pai com as filhas. 

Neste outro clip, Elizabeth II aparece com a família na intimidade da propriedade de Balmoral, na Escócia, apontada como a sua preferida entre as residências reais. 

 

Veja também 

A Rainha e o Rei do Futebol | Cenas e histórias da charmosa visita de Elizabeth II ao Brasil em 1968

Fotos inéditas para promover o vídeo do Jubileu

Antes da exibição do vídeo em comemoração ao Jubileu da rainha, foram divulgadas pelo Palácio de Buckingham e pela BBC cenas que fazem parte dos clipes e outras que só aparecerão na versão final, revelando a intimidade de uma das mais fotografadas famílias da história. 

Os registros estão sendo compartilhados nas redes sociais pelos súditos de Elizabeth II e por admiradores de figuras da realeza em outros países, como esta conta que cultua a rainha Maxima, da Holanda – talvez torcendo para que a argentina que ocupa o trono holandês tenha a mesma longevidade. 

 

 

Veja algumas das imagens que fazem parte do vídeo do Jubileu de Platina da rainha. 

Rainha Elizabeth Jubileu vídeo reino unido monarquia realeza britânica
Documentário Unseen Queen / divulgação

A então princesa Elizabeth montada em um pônei, uma de suas paixões da vida toda, com seu pai, o então Duque de York, em 1930. 

Rainha Elizabeth jubileu vídeo monarquia realeza Reino Unido
Documentário Unseen Queen / divulgação
As princesas Margaret Elizabeth dançam usando vestidos iguais, sob os olhos atentos do cão de estimação
Rainha Elizabeth Jubileu vídeo reino unido monarquia realeza britânica
Documentário Unseen Queen / divulgação

As duas irmãs na propriedade de Balmoral, na Escócia

 Momento “videocassetada’: a queda de uma cadeira e o apoio do pai, o rei George VI. Observando a cena, a princesa Margareth, novamente com roupas iguais às da irmã mais velha 
Rainha Elizabeth Jubileu vídeo reino unido monarquia realeza britânica
Documentário Unseen Queen / divulgação
A então princesa Elizabeth com a avó, a elegante rainha Mary. As duas usam colares de pérolas, marca registrada dos looks da Rainha Elizabeth II 
Rainha Elizabeth Jubileu vídeo reino unido monarquia realeza britânica
Documentário Unseen Queen / divulgação

Em 1947, aos 20 anos, radiante em visita à África do Sul, um dos países da Commonwealth, que reúne ex-colônias britânicas

 A diretora criativa da BBC Studios Productions, Claire Popplewell, disse: “Acho que o filme demonstra o amor e carinho que o pai de Sua Majestade, o rei George VI, tinha por suas filhas, a princesa Elizabeth e a princesa Margaret.

Rainha Elizabeth Jubileu vídeo reino unido monarquia realeza britânica
Documentário Unseen Queen / divulgação

“Há uma cena dele jogando futebol e brincando com as duas princesas quando crianças  que é particularmente comovente.”

Rainha Elizabeth Jubileu vídeo reino unido monarquia realeza britânica
Documentário Unseen Queen / divulgação
O príncipe Philip também aparece nas cenas de família mostradas no vídeo em comemoração ao Jubileu da rainha. Os dois passaram mais de 70 anos casados até a morte dele, em 2021. 

O documentário de 75 minutos apresenta um clipe que marca a primeira visita prolongada de Philip a Balmoral em 1946, enquanto o noivado do casal ainda não era público. Entre as imagens inéditas estão a que mostra a alegria da jovem Elizabeth admirando seu anel de noivado. 

Documentário Unseen Queen / divulgação

Esta foi a imagem escolhida pela BBC para ilustrar a chamada para o documentário. 

Leia também