A assustadora sequĂȘncia de massacres causados por atiradores nos EUA tem provocado indignação e discursos inflamados, mas uma imagem emergiu como sĂ­mbolo mais poderoso do que qualquer palavra: a de um par de tĂȘnis na cor verde com um coração desenhado no bico.

Durante uma entrevista coletiva na Casa Branca, o Converse de cano longo no colo da modelo brasileira Camila Alves, mulher do ator americano Matthew McConaughey, foi usado para ilustrar o horror dos massacres em escolas do paĂ­s e acabou incorporado como imagem principal nas redes sociais e em protestos.

Ele pertencia a Maite Rodriguez, de 10 anos, uma das vĂ­timas do tiroteio em uma escola de Uvalde, no dia 24 de maio. Ela foi desfigurada pelos tiros e o calçado foi a Ășnica forma de identificĂĄ-la.

Ator faz discurso emocionante por mais restrição às armas nos EUA

Natural de Uvalde, McConaughey se emocionou durante o discurso de 20 minutos apĂłs encontro com o presidente Joe Biden para falar sobre a polĂ­tica de acesso a armas no paĂ­s.

Ele mostrou desenhos feitos pelas crianças mortas do massacre — todas com idade entre 9 e 11 anos — e falou, com os olhos marejados, sobre as histĂłrias e sonhos que elas tinham.

O par de tĂȘnis de Maite, que ficou no colo de Camila durante a coletiva, foi mostrado por McConaughey ao contar a histĂłria da menina.

“Maite usava um Converse verde de cano alto com um coração desenhado no dedo do pĂ© direito porque representava seu amor pela natureza.”

“Estes sĂŁo os mesmos Converse verdes em seus pĂ©s que acabaram sendo a Ășnica evidĂȘncia capaz de identificĂĄ-la.”

Redes sociais fazem campanha para homenagear vĂ­tima de armas nos EUA

A mĂŁe de Maite Rodriguez, Ana Rodriguez, compartilhou uma ilustração no Facebook de um par de tĂȘnis verde da Converse com um coração vermelho.

“Devemos agir para acabar com a violĂȘncia armada, agora”, diz o texto da imagem.

Após o discurso do ator na Casa Branca, usuårios americanos começaram uma campanha espontùnea nas redes sociais pedindo que a Converse renomeie o modelo clåssico Chuck Taylor verde em homenagem à Maite Rodriguez.

Uma das publicaçÔes no Twitter jå tem quase 70 mil curtidas e mais de 10 mil retuítes.

Em outras postagens, o mesmo usuĂĄrio tambĂ©m pediu que o coração desenhado seja adicionado numa atualização do modelo do tĂȘnis, e a receita seja 100% doada para o controle de armas. 

Mais pessoas se sengajaram na campanha. Alguns sugerem  doaçÔes para a cidade do massacre.

“Eu desafio a Converse a produzir em massa tĂȘnis verdes com um coração no pĂ© direito e depois doar parte da renda para Uvalde.”

https://twitter.com/joanneanewday/status/1534379538829955073

A Converse não se manifestou nas redes sociais, mas estå promovendo uma série de modelos em apoio à causa LGBTQIA+, com o nome de Pride.

Engajar-se na causa do controle de armas pode ser um movimento arriscado para a imagem da empresa, jĂĄ que a questĂŁo de posse de armas divide os EUA. Seus defensores podem provocar boicotes e uma campanha negativa para a marca. 

Alguns usuĂĄrios relatam que os filhos pediram um par de tĂȘnis igual ao de Maite, mas que o modelo estaria esgotado nas lojas online. 

Uma busca na loja online Amazon nos EUA confirma que nĂŁo estĂĄ fĂĄcil achar o modelo Chuck Taylor na cor verde. NĂŁo hĂĄ disponĂ­vel em qualquer tamanho. 

Reprodução Amazon US

O poder de uma imagem que vira sĂ­mbolo

Como a campanha nas redes sociais mostra, a imagem dos tĂȘnis verdes levados pelo ator Ă  Casa Branca teve força o suficiente para se transformar em um sĂ­mbolo do movimento para a reforma do acesso Ă s armas nos EUA.

O ativista David Hogg, sobrevivente de um tiroteio em escola hå quatro anos, tuitou uma ilustração do Converse verde e com uma mensagem incentivando as pessoas a se juntarem a um protesto no dia 11 de junho.

Ator defende porte responsĂĄvel de armas 

O atiradore de Uvalde usou um fuzil modelo AR-15, arma semiautomĂĄtica comumente usada por militares. Seu alto poder de fogo desfigurou a maior parte das vĂ­timas, que precisaram ter o DNA testado para serem identificadas.

Na Ășltima semana, Mathew McConaughey a e a esposa, Camila Alves, se reuniram com diversos familiares das vĂ­timas na cidade texana. Ele falou sobre os encontros durante a coletiva na Casa Branca. 

“Sabem o que cada um desses pais queria, o que eles nos pediram? O que cada pai expressou separadamente para mim e Camila? Eles querem que os sonhos de seus filhos continuem.”

Mesmo com o forte discurso de moderação Ă s armas nos EUA, McConaughey destacou que nĂŁo Ă© antiarmamentista, pois foi em “Uvalde onde aprendeu sobre a posse responsĂĄvel de armas”.

Mas ele afirmou que novas lei de acesso Ă s armas sĂŁo necessĂĄrias.

No ano passado, o ator texano admitiu que cogitou a concorrer a governador do estado e pesquisas o  mostraram como favorito.

No entanto, ele desistiu da carreira polĂ­tica dizendo que buscaria outras formas de “ajudar o povo do Texas”.

Mas depois do discurso sobre o massacre de Uvalde, o nome dele começou a circular como um possĂ­vel candidato a presidente dos EUA. 

NĂŁo seria a primeira celebridade a sair do cinema para a Casa Branca. Foi o que aconteceu com Ronald Reagan. 

Se ele disputar com Donald Trump, seria um embate entre uma figura que se posicionou a favor do controle outra que se coloca inteiramente ao lado da indĂșstria de armamentos e da liberdade total para acesso a armas. 

Leia também

InvasĂŁo do CapitĂłlio, herĂłis ucranianos e mais: os vencedores do Pulitzer de Imprensa 2022

InvasĂŁo ao CapitĂłlio dos EUA, 6 de janeiro 2021

Se a pressĂŁo do tĂȘnis verde terĂĄ força para mudar as polĂ­ticas sobre posse de armas do paĂ­s, sĂł o tempo irĂĄ dizer.

Mas na mesma semana do discurso de Matthew McConaughey, outra poderosa imagem completou 50 anos, conhecida por entrar para a HistĂłria ao mudar o rumo de uma guerra.

A foto chamada popularmente de “Napalm Girl”, registro do fotĂłgrafo Nick Út da jovem Phan Thi Kim PhĂșc correndo nua apĂłs um ataque no VietnĂŁ, em 1972, se tornou o sĂ­mbolo dos horrores dos combates.

Para Út, ver a guerra pessoalmente fornece uma perspectiva da vida humana que poucos podem experimentar. Talvez por isso sua imagem in loco foi e ainda Ă© capaz de transportar os espectadores para aquele momento.

Com o tĂȘnis verde de Maite Rodriguez, McConaughey conseguiu repetir o feito do fotĂłgrafo na Casa Branca e em rede nacional.

Leia mais

‘Napalm Girl’ e fotĂłgrafo se encontram no 50Âș aniversĂĄrio da imagem que marcou a guerra do VietnĂŁ