Londres – Apรณs dois anos de pandemia, a conscientizaรงรฃo sobre sustentabilidade, mudanรงas climรกticas e diversidade estรก aumentando entre os consumidores e fรฃs de esportes.

ร‰ o que descobriu uma nova pesquisa do instituto britรขnico YouGov, que analisou o impacto das prioridades sociais e ambientais entre torcedores. 

O estudo, feito em mais de 50 paรญses, revelou que os torcedores globais sentem falta desses tรณpicos refletidos em campanhas dos clubes, nas empresas que patrocinam eventos e atรฉ nas aรงรตes dos atletas.

Fรฃs de esportes sรฃo mais ligados em temas ambientais do que mรฉdia global

O relatรณrio “Global Sport 2022” do YouGov รฉ resultado da combinaรงรฃo dos dados de diversas pesquisas feitas em mais de 50 mercados, incluindo o Brasil, que exploraram vรกrios aspectos da relaรงรฃo dos torcedores com os esportes, atletas e marcas.

Com 76% dos adultos em todo o mundo acompanhando pelo menos um esporte com frequรชncia, as marcas que patrocinam ou estรฃo envolvidas em eventos do tipo tรชm a oportunidade de criar associaรงรตes positivas na mente do consumidor, adequando suas estratรฉgias a esse pรบblico altamente engajado, destaca o relatรณrio.

Ironicamente,  a Copa do Mundo de Futebol deste ano serรก disputada no Catar, um paรญs conservador e com histรณrico de repressรฃo ร  mรญdia e minorias — o caso mais recente foi o veto ao filme infantil “Lightyear” por uma cena de beijo entre duas mulheres. E que tem sua economia baseada no petrรณleo. 

ร‰ uma contradiรงรฃo, pois como os dados da pesquisa revelam, fรฃs de todos os tipos de esportes estรฃo mais engajados social e ambientalmente.

Nos รบltimos anos, movimentos que ganharam proporรงรฃo mundial, como Black Lives Matter, Me Too e Extinction Rebellion, mostraram que hรก um ativismo em ascensรฃo.

As geraรงรตes mais jovens, em particular, estรฃo expressando uma preferรชncia por marcas que se comprometem com aรงรตes afirmativas e sustentรกveis e isso รฉ refletido tambรฉm entre torcedores de todos os tipos de esporte.

Os dados do YouGov mostram que mais da metade (53%) dos fรฃs de esportes globais concordam com a afirmaรงรฃo โ€œeu me considero um ambientalistaโ€.

Alรฉm disso, 68% dos fรฃs concordam que โ€œa energia verde รฉ o futuroโ€. E quase metade (48%) concorda que estaria disposta โ€œa pagar mais por energia sustentรกvelโ€.

Os fรฃs de esportes sรฃo mais propensos a concordar com essas declaraรงรตes em comparaรงรฃo com a mรฉdia global, e tambรฉm a assumir o compromisso de comprar apenas de empresas com consciรชncia social, segundo o estudo. 

pesquisa YouGov

Essas atitudes em relaรงรฃo ao meio ambiente e ร  sustentabilidade influenciam o comportamento de compra de formas diferentes ao redor do mundo, descobriu a pesquisa.

Quase metade dos torcedores afirmam que procuram comprar apenas de empresas que sรฃo social e ambientalmente responsรกveis. Os paรญses onde isso mais acontece sรฃo Indonรฉsia (59%), รndia (58%) e Emirados รrabes (51%).

Apenas um terรงo admitiu se preocupar com isso na Argentina e em paรญses europeus como Grรฃ-Bretanha, Espanha e Franรงa.

pesquisa YouGov

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Diversidade e inclusรฃo nos esportes sรฃo importantes para os torcedores

Os torcedores tambรฉm sรฃo mais propensos do que o consumidor mรฉdio a se preocupar com questรตes associadas ร  diversidade e inclusรฃo, aponta a pesquisa do YouGov.

Como o esporte pode reunir pessoas de diferentes culturas e nacionalidades, 65% dos entrevistados concordam que a diversidade e a inclusรฃo devem ser consideradas ao realizar eventos.

Quase sete em cada dez fรฃs de esportes globais acham que mais poderia ser feito, com 68% concordando que “esportes precisam ser mais inclusivos”, sugerindo que hรก claramente espaรงo para melhorias no setor.

O relatรณrio desta que, curiosamente, hรก uma menor variaรงรฃo por idade em torno dos temas inclusivos em comparaรงรฃo com questรตes ambientais, com os maiores de 55 anos igualmente apoiando a afirmaรงรฃo de que “a diversidade e a inclusรฃo devem ser consideradas ao realizar eventos de esporte em geral”.

No entanto, uma proporรงรฃo maior de mulheres do que de homens concorda com a mesma afirmaรงรฃo.

diversidade no esporte, pesquisa YouGov

O YouGov constatou o desejo de que os esportes sejam mais inclusivos ressoa mais entre os torcedores italianos (84%) e argentinos (77%)

O apoio ร  consideraรงรฃo da diversidade e inclusรฃo na realizaรงรฃo de eventos tambรฉm nรฃo se limita a um continente ou regiรฃo, sendo a Indonรฉsia e a Alemanha os dois paรญses com maior nรญvel de concordรขncia com esta afirmaรงรฃo entre os fรฃs de esportes (75% e 74%, respectivamente).

A forรงa do apoio ร  diversidade e inclusรฃo รฉ evidente em todas as regiรตes, com mais da metade dos torcedores em todos os paรญses concordando que os esportes precisam ser mais inclusivos e que a diversidade deve ser considerada na organizaรงรฃo de eventos.

diversidade no esporte, pesquisa YouGov

Quem sรฃo os ‘torcedores socialmente conscientes’ que as marcas devem olhar

Para o relatรณrio, o YouGov definiu “torcedores socialmente conscientes” aqueles que concordam com uma das seguintes afirmaรงรตes: “Eu tento comprar apenas de empresas que sรฃo social e ambientalmente responsรกveis” ou “Eu gosto de marcas que estรฃo dispostas a se envolver em questรตes sociais”.

Os torcedores socialmente conscientes representam 59% da populaรงรฃo global e mais de dois terรงos do total de fรฃs de esportes do mundo (67%).

A idade mรฉdia global dos torcedores รฉ de 39 anos, e, entre os socialmente conscientes, apenas um ano mais jovem (38).

Os fรฃs de esportes socialmente conscientes se diferenciam dos torcedores mais amplos nas รกreas de estรกgio de vida e atitudes, segundo o instituto britรขnico. Por exemplo, 40% dos fรฃs de esportes socialmente conscientes tรชm filhos menores de 18 anos em casa, em comparaรงรฃo com 36% dos torcedores em geral.

“Esses dados sugerem que os valores sociais e ambientais dessas geraรงรตes mais jovens na famรญlia podem estar passando para seus pais entusiastas do esporte.”

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Torcedores preferem marcas que assumem compromissos sociais

A pesquisa do YouGov revela que, quando se trata de marcas, os torcedores sรฃo um pouco mais propensos do que a populaรงรฃo global a pensar positivamente sobre empresas que comunicam mensagens รฉticas (62% vs. 59% do total global) e estรฃo dispostas a se envolver em questรตes sociais (49% vs. 45% do total global).

diversidade no esporte, pesquisa YouGov

Alรฉm disso, 66% dos fรฃs de esportes globais concordam que o sucesso de uma marca deve ser construรญdo na criaรงรฃo de uma conexรฃo real com seus clientes.

“Os torcedores estรฃo buscando mais de marcas e empresas do que apenas os produtos ou serviรงos que oferecem, mas querem que suas marcas preferidas se alinhem com seus valores e contribuam positivamente para a sociedade”, destaca o relatรณrio.

“Nรฃo sรณ os detentores de direitos esportivos e suas marcas patrocinadoras tรชm um papel importante a desempenhar para fazer a diferenรงa e agir como bons cidadรฃos corporativos, mas cada vez mais atletas agora tambรฉm reconhecem que sรฃo modelos a serem seguidos e muitas vezes podem usar sua imagem e influรชncia para impulsionar mudanรงa.”

Os torcedores globais tambรฉm reconhecem a importรขncia dos atletas em defenderem atitudes social e ambientalmente responsรกveos, com 65% dos entrevistados concordando com a afirmaรงรฃo: “atletas profissionais devem se comportar como exemplos a serem seguidos” (em comparaรงรฃo com 61% da populaรงรฃo global).

Isso รฉ ainda mais pronunciado entre os torcedores socialmente conscientes, quando o dado aumenta para 71%.

pesquisa YouGov

Quem sรฃo e o que consomem os fรฃs de esportes no mundo

A pesquisa do YouGov revela que mais de trรชs quartos dos adultos em todo o mundo seguem esportes (76%).

Embora os homens sejam mais propensos a assistir ou seguir quase todos os tipos de esportes do que as mulheres, as diferenรงas por idade nรฃo sรฃo tantas, com os esportes mais fortes seguindo em todas as faixas etรกrias.

Na anรกlise dos trรชs principais esportes assistidos ou acompanhados pelos fรฃs, o primeiro lugar nรฃo รฉ surpresa: o futebol รฉ o esporte mais popular em todo o mundo, seguido pelo basquete e a nataรงรฃo.

A popularidade do esporte em que o Brasil รฉ pentacampeรฃo mundial รฉ evidente em 9 dos 16 paรญses analisados.

O futebol americano e o futebol australiano aparecem entre nas trรชs primeiras posiรงรตes nos EUA e na Austrรกlia, respectivamente, com o hรณquei no gelo como o favorito no Canadรก. Na รndia, o crรญquete domina entre os torcedores, enquanto na China o basquete รฉ o esporte nรบmero um.

O relatรณrio completo (em inglรชs) pode ser visto aqui.

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