A namorada do jornalista preso em um avião na Bielorrússia, em maio do ano passado, pediu perdão ao presidente do país, Aleksandr Lukashenko, depois de ser condenada a seis anos de prisão por “incitar a inimizade social e a discórdia”.

Sofia Sapega, de 24 anos, foi capturada pelas autoridades bielorrussas com o então namorado, Roman Protasevich, após o avião onde viajavam para a Lituânia ser obrigado a pousar em Minsk. Protasevich era editor do canal de oposição Nexta. Sofia, que é russa, foi acusada de ser uma das administradoras do grupo no Telegram.

No início de maio, depois de um julgamento de seis semanas a portas fechadas, a jovem foi condenada e corre o risco de ser deportada para a Rússia

Namorada de jornalista preso na Bielorrússia diz que cometeu ‘crimes’ por ‘estupidez’

Em carta a Lukashenk, ela apelou ao líder autoritário por sua liberdade. Protasevich segue preso em local desconhecido aguardando julgamento.

A carta de Sofia Sapega a Aleksandr Lukashenko foi noticiada primeiro pela BBC. Segundo as informações do veículo, a jovem decidiu pedir perdão ao presidente da Bielorrússia pouco mais de um mês depois de ser considerada culpada das acusações de “discórdia”.

Sua condenação, segundo o tribunal, também se deu pela publicação de dados pessoais das forças de segurança bielorrussas no canal do Nexta no Telegram. Antes, as autoridades já a tinham acusado de organizar tumultos.

Com isso, ela foi condenada a seis anos de prisão. À BBC, o advogado de Sofia disse que ela “pediu desculpas por suas ações.”

A ex-namorada de Protasevich escreveu a Lukashenko alegando que foi motivada a cometer “crimes” por sua “juventude e estupidez” e que estava sob a influência de “um grupo destrutivo de pessoas”.

A russa apelou ao presidente do país para ser indulgente e oferecer-lhe a oportunidade de “ser útil à sociedade e estar perto de sua mãe e seu pai”, que vivem no país.

“Só quero estar perto da minha família. Percebi quais são os verdadeiros valores da vida, ou seja, liberdade, família e lar”.

Sofia Sapega ficou mais de um ano presa em um centro de detenção administrado pelos serviços de segurança do país, a KGB, antes do julgamento.

A BBC cita que ativistas que acompanham o caso já sugeriram que declarações anteriores dela foram feitas sob coação.

A jovem nasceu na cidade russa de Vladivostok, mas pessoas próximas atestam que ela viveu na Bielorrússia toda a sua vida, por isso, quer evitar a extradição para o país de origem.

Ela ainda teria dito que “auxiliou a investigação” ao implicar outros em crimes não especificados.

Leia também

Jornalista russa foge de prisão domiciliar e vive impasse legal na fronteira da Geórgia

Insa Lander, jornalista Rússia, repressão a jornalistas, Geórgia

O Moscow Times destacou que, no início de junho, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que as revelações de Sofia poderiam servir de base para sua clemência.

A declaração foi feita depois que Lukashenko levantar a possibilidade dela ser extraditada para a Rússia para completar sua sentença.

“É uma pena para a menina. Precisamos resolver esse problema”, disse ele à mídia local. “Ela é russa. Podemos transferir uma cidadã russa para a Rússia. Deixe-a cumprir pena lá.”

O advogado de Sapega disse à BBC que, caso ela seja enviada para a Rússia, iria tentar também o perdão de Vladimir Putin.

Relembre o caso do jornalista preso em avião com a namorada

Em 23 de maio de 2021, Roman Protasevich e Sofia Sapega foram capturados a bordo do avião que os levava da Grécia para a Lituânia, obrigado pelas autoridades bielorrussas a fazer um pouso forçado em Minsk, sob a falsa alegação de que havia uma bomba a bordo. 

A história do jornalista preso dentro do avião na Bielorrússia a ganhou atenção do mundo pela ousadia.

Protasevich havia fundado o Nexta, junto com o jornalista Stepan Putilo, inicialmente no YouTube. Depois o canal migrou para o Telegram e era comandado a partir da Polônia para contornar a falta de liberdade de imprensa na Bielorrússia.

O grupo de mensagens do veículo ajudou na mobilização de grandes protestos após a reeleição do presidente Alexander Lukashenko para um sexto mandato, em 2020.

Leia mais

Um ano após prisão cinematográfica em avião, jornalista bielorrusso segue detido e namorada é condenada

jornalista Bielorrússia, nexta

As autoridades bielorrussas afirmam que o jornalista segue em prisão domiciliar em local não divulgado desde junho de 2021 enquanto aguarda julgamento. Entidades e ativistas apontam que o status da investigação contra ele não está claro.

Antes de ser preso, o ele estava entre as pessoas “mais procuradas” do país.

No mês passado, além da condenação de Sofia, a justiça da Bielorrússia também apresentou novas acusações contra outros dois jornalistas do Nexta.

Putilo e o jornalista Jan Rudik, ambos exilados, foram acusados de liderar uma “organização terrorista” e tentar “desestabilizar” a situação no país, informou a agência de notícias estatal Belta. Em 2020, o Nexta foi classificado como “organização terrorista”.

O cofundador do Nexta vive atualmente na capital da Polônia, Varsóvia, segundo informações da rede Al Jazeera. Ele já enfrenta outras acusações criminais, como incitação ao ódio social e traição, e está em listas internacionais de procurados na Bielorrússia e na Rússia.

Leia também

Fotógrafo ucraniano que trabalhou para a Reuters foi executado pela Rússia, afirma ONG