A aproximação da Copa do Mundo no Catar expõe ainda mais os problemas que persistem no futebol, incluindo casos de corrupção, fraude e suborno que ganharam manchetes e colocaram a Fifa no centro das atenções nos últimos anos.
Amantes de futebol, jornalistas e pessoas interessadas em conhecer formas de investigar melhor essas questões podem participar do webinar gratuito “Investigando a Copa do Mundo”, promovido pela Global Investigative Journalism Network (GIJN), que acontece no dia 21 de julho.
O jornalista brasileiro Jamil Chade, colunista do UOL, está entre os palestrantes do encontro que vai debater as melhores práticas do jornalismo investigativo sobre uma atividade que movimenta bilhões em todo o mundo.
Copa no Catar expõe feridas do país e do esporte
A escolha do Catar para receber a Copa de 2022 foi alvo de críticas. Uma delas é a preocupação com o tratamento que torcedores LBGTs podem receber das autoridades locais.
Em junho, o Catar foi uma das nações que proibiu a exibição do filme infantil “Lightyear” por causa de uma cena com beijo entre duas personagens femininas. O governo também já sinalizou que bandeiras arco-íris serão vetadas de estádios como forma de “proteger” os torcedores de possíveis agressores.
Mas os problemas em torno da Copa não estão apenas nas arquibancadas. O GIJN salienta que “a FIFA tem sido devastada por escândalos há anos – de suborno e fraude a lavagem de dinheiro – enquanto o Catar, uma monarquia do Golfo Pérsico, é criticado por violações dos direitos humanos”.
O webinar da GIJN terá a participação de dois jornalistas e uma escritora que têm ampla experiência em apurar práticas questionáveis do futebol.
Eles falarão sobre como são feitas as investigações jornalísticas envolvendo organizações esportivas, qual a forma de seguir o caminho do dinheiro em investimentos feitos por empresas e marcas e apontarão os tópicos mais relevantes a serem acompanhados durante o evento.
Leia também | Inclusão e sustentabilidade: pesquisa global revela do que torcedores sentem falta no esporte
Jamil Chade, jornalista brasileiro colunista do UOL, é um dos palestrantes. Baseado em Genebra, ele é autor de cinco livros – entre eles “Política, Propina e Futebol” – e participou do podcast “O Sequestro da Amarelinha”, produzido pela revista Piauí e o portal de jornalismo suíço Swissinfo, que tratou de casos de corrupção da Fifa.
O jornalista britânico David Conn, do jornal The Guardian, também participa do webinar. Ele ganhou três vezes o prêmio de repórter esportivo do ano no Reino Unido e tem dois livros sobre práticas irregulares no futebol.
A escritora australiana Bonita Mersiades, fundadora do Football Writers’ Festival, é a terceira palestrante. Ela é uma das primeiras denunciantes dos casos de corrupção da Fifa e má gestão na administração mundial do futebol.
O webinar será moderado em inglês por Majdolin Hassan, editor árabe da GIJN, e terá tradução para o árabe e espanhol. O evento acontece no dia 21 de julho, às 10h (horário de Brasília). Inscrições e mais informações podem ser encontradas neste link.
Leia também
Copa do Catar: condenação de ex-diretor de comunicação do Comitê Organizador respinga na FIFA