Londres – Seguindo a tendรชncia de diversificar fontes de receita para compensar as mudanรงas na indรบstria da mรญdia que colocaram em xeque o modelo de financiamento apoiado em propaganda, o jornal The New York Times licenciou o jogo online Wordle para a empresa de brinquedos Hasbro. Ele sai do mundo online um bem analรณgico jogo de tabuleiro.
O jogo de adivinhaรงรฃo de palavras tinha sido adquirido pelo jornal americano em janeiro, depois de virar um fenรดmeno espontรขneo nas redes sociais. No relatรณrio trimestral divulgado em abril, o NYT creditou a ele seu ganho sem precedentes de milhรตes de novos usuรกrios no perรญodo.
E nรฃo รฉ sรณ a imprensa tradicional que estรก apostando em jogos para reter a audiรชncia e aumentar receita. O Spotify adquiriu o Heardle, o spin-off musical do Wordle, e vai oferecer o jogo dentro do seu aplicativo como forma de aumentar a interatividade para os fรฃs de mรบsica.
Jogo de tabuleiro Wordle jรก em prรฉ-venda
O lanรงamento acontece em outubro na Amรฉrica do Norte, mas o brinquedo jรก estรก disponรญvel na prรฉ-venda por US$ 19,99 (cerca de R$ 100), recomendado para maiores de 14 anos. Na embalagem estรก a grife New York Times.
Criado por Josh Wardle, que usou seu prรณprio nome para fazer um trocadilho, o Wordle foi lanรงado em outubro de 2021 e รฉ considerado um fenรดmeno. Engenheiro de software galรชs que vive em Nova York, ele criou o jogo inicialmente para amigos e familiares, mas a moda pegou.
Foram criadas vรกrias imitaรงรตes se versรตes nรฃo oficiais em diversas lรญnguas, incluindo em portuguรชs.
O game online รฉ simples: os jogadores devem tentar descobrir, somente uma vez por dia, uma palavra de cinco letras em seis chances. A sensaรงรฃo viralizou nas redes sociais, jรก que o desempenho dos jogadores pode ser compartilhado com os amigos, num formato de bloquinhos coloridos.
O jogo de tabuleiro resultado do licenciamento, que ganhou o nome de “Wordle: The Party Game” vai tentar recriar essa experiรชncia, fazendo com que amigos se enfrentem na adivinhaรงรฃo de palavras. Quem conseguir acertar com menos tentativas serรก o vencedor.
O vรญdeo de apresentaรงรฃo, divulgado pela Hasbro, mostra os elementos do brinquedo, que lembram os antigos jogos de adivinhaรงรฃo do passado. Nรฃo hรก nada tecnolรณgico ou eletrรดnico que de longe lembre a origem digital do Wordle.
Love Wordle? Gather friends and family together to enjoy the favorite word-guessing game in real life with Wordle: The Party Game! Available for pre-order now on #HasbroPulse! pic.twitter.com/ihgsZj9NpX
— Hasbro Pulse (@HasbroPulse) July 14, 2022
Em cada rodada, um jogador designado como Wordle Host escreve uma palavra secreta. Assim como no jogo Wordle original, os jogadores tรชm seis tentativas para adivinhar uma palavra de cinco letras, competindo uns com os outros. Quanto menos tentativas um jogador precisar para acertar a palavra, menos pontos ele marcarรก.
Os jogadores tambรฉm podem escolher formas diferentes de brincar: jogo clรกssico, rรกpido, cronometrado ou por equipes.
Wordle no tabuleiro รฉ parte de estratรฉgia de jogos
Reconhecido pela qualidade de seu jornalismo premiado e influente no mundo, o New York Times tambรฉm leva o negรณcio de games a sรฉrio, a ponto de ter uma divisรฃo somente para ele, a New York Times Games.
As palavras cruzadas sรฃo parte da experiรชncia dos leitores desde 1942. Em 2014, o The Times introduziu a versรฃo The Mini Crossword e depois Spelling Bee, Letter Boxed, Tiles e Vertex, compondo um cardรกpio de alternativas para diferentes nรญveis de habilidade.
Mas nada se compara ao Wordle, que chegou para completar a coleรงรฃo com um capital de milhรตes de usuรกrios ativos na plataforma.
Impulsionado pelo sucesso nas redes sociais, o Wordle passou de 90 usuรกrios diรกrios em novembro de 2021 para 2 milhรตes em janeiro de 2022.
E o movimento deu certo: a aquisiรงรฃo do jogo somada a do site de notรญcias esportivas The Athletic, em negociaรงรฃo avaliada em cerca de US$ 550 milhรตes, fez a audiรชncia do NYT disparar em โdezenas de milhรตes de usuรกriosโ no primeiro trimestre de 2022, segundo a empresa.
Apesar do Wordle continuar gratuito sob o domรญnio do jornal, a companhia disse que o trimestre da divisรฃo de games foi impulsionado com a adiรงรฃo do novo tรญtulo e atingiu um nรบmero recorde de assinantes.
O Times informou ter conquistado 387.000 mil assinantes no trimestre, mas nรฃo revelou quantos vieram por meio do Wordle.
Leia tambรฉm | New York Times vai ร s compras e atinge meta ambiciosa de 10 milhรตes de assinantes antes do previsto
“Estamos focados em quebra-cabeรงas de qualidade que todos podem experimentar juntos, e รฉ por isso que estamos tรฃo empolgados em nos unir ร Hasbro para trazer um novo formato para o Wordle”, disse o chefe di NYT Games, Jonathan Knight, em comunicado ร imprensa.
Spotify tambรฉm aposta na interatividade
O anรบncio de que o Wordle vai virar um jogo de tabuleiro veio dias apรณs o Spotify revelar que comprou o Heardle, jogo musical que usa trechos de mรบsica em vez de letras para os usuรกrios adivinharem a canรงรฃo e o artista. O valor da negociaรงรฃo nรฃo foi revelado.
O Heardle รฉ apenas um dos vรกrios jogos inspirados no original de palavras. Ele foi lanรงado em fevereiro por um web designer de Londres que permanece anรดnimo.
Segundo o Spotify, o jogo permanecerรก gratuito para todos os usuรกrios, mas serรก incorporado ร plataforma de streaming como uma forma de agregar “experiรชncia interativa” para os usuรกrios.
New font. Sounds just as good. #Heardle is now powered by Spotify ๐ pic.twitter.com/rbuE3dleTU
— Spotify (@Spotify) July 12, 2022
Para a empresa, o jogo poderรก ser usado como uma “ferramenta de descoberta musical”.
“Jogar Heardle pode ajudรก-lo a redescobrir faixas antigas, descobrir novos artistas incrรญveis ou saber o tรญtulo daquela melodia ficou na sua cabeรงa”, diz o Spotify em comunicado.
O Heardle tem uma mecรขnica semelhante ร do jogo de palavras: os jogadores precisam adivinhar uma mรบsica com base em suas primeiras notas em seis tentativas por dia.
โEstamos sempre procurando maneiras inovadoras e divertidas de aprimorar a descoberta de mรบsica e ajudar os artistas a alcanรงarem novos fรฃsโ, comentou Jeremy Erlich, chefe global de mรบsica do Spotify.
โHeardle provou ser uma maneira muito divertida de conectar milhรตes de fรฃs com mรบsicas que eles amam, novas canรงรตes e uma forma de competir com os amigos para ver quem tem o melhor conhecimento musical.
Desde a sua estreia, o jogo conquistou rapidamente seguidores leais e se alinha aos nossos planos de aprofundar a interatividade em todo o ecossistema do Spotify.โ
O Herdle nรฃo estรก disponรญvel no Brasil. Nesse primeiro momento, apenas usuรกrios do Spotify nos EUA, Reino Unido, Irlanda, Canadรก, Austrรกlia e Nova Zelรขndia terรฃo acesso ao recurso.
Mas a empresa afirmou que em breve โmais centenas de milhรตes de pessoas em todo o mundo terรฃo a oportunidade de jogar em sua lรญngua nativa.โ
Leia tambรฉm
Avessa ร mรญdia tradicional, tenista Naomi Osaka lanรงa produtora de conteรบdo com LeBron James