Londres – A coalizão global de jornalismo ambiental Covering Climate Now promoveu nesta quarta-feira, 10 de agosto, às 3h (horário do Brasil) um debate online sobre a cobertura das ondas de calor que estão afetando várias partes do planeta, resultado das mudanças climáticas fora de controle. 

O encontro abordou como os jornalistas estão registrando o que está acontecendo e por quê, as realidades dos que sofrem com as ondas de calor e possíveis soluções.

Entre os painelistas estavam a jornalista brasileira Sofia Moutinho. Também integraram a mesa Anna Philips, repórter de clima do Washington Post, e Snigdha Poonam, jornalista independente indiana. 

Webinar aberto a todos os jornalistas 

 Mark Herstsgaard, diretor executivo da coalizão e repórter de clima da revista The Nation, fez a mediação.

Para quem não conseguiu acompanhar ao vivo, o resumo e o vídeo do encontro serão publicados no canal da organização no YouTube. Não é preciso ser afiliado ao CCNow para assistir.

O CCNow reforça a gravidade das ondas de calor, que “brutalizaram o mundo nos últimos anos, proporcionando um sabor amargo do que está por vir à medida que as emissões de gases de efeito estufa superaquecem o planeta”.

Sofia Moutinho, jornalista independente que vive no Rio de Janeiro, falou no webinar sobre a reportagem feita para o Center for Public Integrity abordando como as ondas de calor aprofundam as desigualdades sociais, com efeitos mais severos sobre os menos favorecidos economicamente. 

A reportagem expôs doenças causadas pelo calor excessivo em dois estados americanos, Flórida e Arizona, a partir de uma análise de dados de saúde pública e pesquisas diretas junto a organizações como associações de moradores e até clubes de futebol. 

Knight Center oferece treinamento sobre mudanças climáticas para jornalistas 

A forma como a imprensa cobre os efeitos das mudanças climáticas, como as ondas de calor, é fundamental para informar o público e mobilizar a sociedade.

O Knight Center para o Jornalismo das Américas acabou de lançar um novo curso sobre o assunto, ministrado por xxxx, professor da Universidade do Texas e ex-jornalista científico do New York Times.

O curso explica os fundamentos das mudanças climáticas, explora a desinformação associada a elas e orienta sobre como fazer uma cobertura mais precisa, sem alarmismo, com humanização e mostrando os problemas e suas possíveis soluções.