Londres – A morte da princesa Diana, há 25 anos, aconteceu da mesma forma espetacular em que ela viveu seus últimos 16 anos de vida: sob os holofotes da mídia, em um acidente em Paris na madrugada de 31 de agosto de 1997, quando o carro em que viajava com o namorado, o bilionário árabe Dodi Fayed, desgovernou-se tentando fugir dos caçadores de fotografias de celebridades. 

A vida e a morte da assistente de creche de origem nobre e jeito tímido que casou com o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, pouco lembram histórias de contos de fadas. Os dramas foram retratados em reportagens, filmes e seriados, alguns reproduzindo teorias conspiratórias das mais amalucadas. 

Muito do que se fala sobre ela é invenção. Mas uma coisa é indiscutível: o carisma gravado em imagens de suas aparições públicas, dos tempos de inglesinha típica ao glamour de uma celebridade internacional, passando pela mãe carinhosa e pela ativista que andou sobre minas terrestres na África. 

Lady Diana, fotografias lembram 25 anos da morte 

O arquivo da Getty Images em Londres, um dos maiores do mundo, tem em seu acervo fotografias de muitas das “princesas Dianas” que ela encarnou depois que ficou noiva do príncipe Charles, em 1981.

E não é coisa do passado. A mística em torno da chamada “princesa do povo”, cujo casamento acabou também de forma ruidosa, com traições e entrevistas bombásticas, continua viva.

Segundo a Getty, mesmo com tanto tempo passado desde a sua morte, mais pessoas pesquisaram fotografias e vídeos da princesa Diana nos últimos 12 meses do que imagens de sua nora, Kate, casada com o príncipe William. 

Para celebrar o 25º aniversário da morte da princesa Diana, a equipe de curadores do arquivo fez uma seleção de fotografias marcantes, que captam momentos especiais de sua vida, alguns reveladores.

Esta imagem, do famoso fotógrafo da realeza Tim Graham, foi registrada durante a primeira sessão oficial de fotos de Diana com o príncipe Charles após o noivado, em Balmoral, na Escócia, no dia 6 de maio de 1981. 

Princesa Diana Lady Di Diana Spencer morte 25 anos princesa de Gales Reino Unido monarquia britânica
(Photo by Tim Graham/Getty Images)

A foto mostra um expressão de tédio, que não condiz com a ideia de uma futura princesa animada com o casamento.

Melanie Llewellyn, curadora do Getty Images Archive, acha que esta fotografia da princesa Diana pode ter sido esquecida na seleção inicial de imagens que seriam aproveitadas para divulgação. 

“À medida que passamos a entender mais sobre sua vida nos anos seguintes, o retrato é comovente”, diz Llewellyn. 


Na época, repetir roupa não era um problema. Diana foi fotografada em Londres usando o mesmo suéter em janeiro de 1981.

Ali, ela ainda era Lady Diana Spencer, assistente da uma creche, mostrada com crianças sob seus cuidados no jardim de infância Young England. 

Princesa Diana Lady Di Diana Spencer morte 25 anos princesa de Gales Reino Unido monarquia britânica
(Photo by Princess Diana Archive/Getty Images)

A curadora do Getty observa, no entanto, um detalhe sugerindo que a fama já tinha chegado para a futura princesa Diana: o olhar atento da mulher de roupa vermelha. 


Embora a morte da princesa Diana tenha acontecido há um quarto de século, novidades ainda estão por serem descobertas entre as fotografias do arquivo. Melanie Llewellyn explica que todos os meses são digitalizadas milhares de imagens, e algumas surpresas aparecem. 

Getty Images princesa Diana morte Londres Reino Unido fotojornalismo
Foto: Melanie Llewellyn, no arquivo Getty (divulgação Getty Images)

“Pode ser difícil ver uma pessoa tão fotografada como a princesa Diana com novos olhos. De vez em quando, no entanto, uma imagem pode surgir e fazer exatamente isso – talvez capturando um gesto menos visto entre as poses mais familiares.”

Um dos exemplos apontados pela curadora é este retrato feito por Tom Stoddart, outro grande nome da fotografia.

O flagrante espontâneo lembra o estilo do gênero street photography (fotografia de rua). A diferença é o rosto, instantaneamente reconhecível.

Princesa Diana Lady Di Diana Spencer morte 25 anos princesa de Gales Reino Unido monarquia britânica
(Photo by Tom Stoddart/Getty Images)

Demonstrando uma “surpresa exagerada quando seu carro Mini Metro parou”, a foto também contrasta com as imagens tradicionais – e mais caóticas – de paparazzi perseguindo a princesa Diana que viriam em anos posteriores.


Outra descoberta recente no arquivo da Getty Images é uma fotografia de Diana durante sua primeira caminhada oficial, na cidade de Tetbury, em 22 de maio de 1981, dezesseis anos antes de sua morte. 

Ela veste um blazer vermelho e branco assinado pela estilista Jasper Conran, e a cor da roupa é realçada pelas rosas vermelhas presenteadas por um admirador.

Princesa Diana Lady Di Diana Spencer morte 25 anos princesa de Gales Reino Unido monarquia britânica
(Photo by Tim Graham/Getty Images)

Em torno de Diana, uma multidão celebra a futura princesa, fotografando-a com câmeras analógicas. Muitas dessas fotos devem estar hoje em caixas esquecidas. Por isso os arquivos fotográficos que armazenam e catalogam imagens históricas são tão importantes. 

Melanie Llewellyn diz que as coleções de imagens da família real britânica no Getty remontam aos primórdios da fotografia, permitindo acompanhar vidas e ancestrais.

“Podemos ver a mudança de estilos de retratos reais, juntamente com a mudança de parâmetros de acesso e distinções entre público e privado.

[…] As imagens iniciais muitas vezes são as mais interessantes, ainda sem o peso da história da pessoa fotografada”.


Clicada pelo fotojornalista americano Dirck Halstead, Diana é mostrada aqui nos dias que antecederam seu casamento, cumprimentando com um beijo sua futura sogra, a rainha Elizabeth II. 

Princesa Diana Lady Di Diana Spencer morte 25 anos princesa de Gales Reino Unido monarquia britânica
(Photo by Dirck Halstead/Getty Images)

“Há algo de comovente em ver uma troca simples e terna entre duas figuras tão importantes, antes dos complicados anos que se seguiram”, comenta Llewellyn.



Outra cena escolhida pela Getty no aniversário de 25 anos da morte de Diana é o clique do celebrado fotojornalista John Downing após uma visita da princesa de Gales a uma escola perto da cidade de Highgrove, em junho de 1985.

Milhares de imagens foram feitas de eventos parecidos com esse. O detalhe especial é o movimento do rabo de cavalo da garota e a expressão travessa em seu rosto, enquanto Diana se esforça para pegar o buquê pelo vidro entreaberto. 

Princesa Diana Lady Di Diana Spencer morte 25 anos princesa de Gales Reino Unido monarquia britânica
(Photo by John Downing / Getty Images)

“Mesmo com a maior parte de seu rosto escondido, ainda reconhecemos instantaneamente o destinatário do ramalhete como Diana”.


A evolução da figura de Diana foi documentada pela imprensa e em ensaios de grandes fotógrafos para revistas de moda e de estilo. Ela influenciou o mundo com o corte de cabelo e trajes assinados por grandes estilistas. 

Mas há também momentos fashion mais surpreendentes a serem observados – incluindo um par de All Stars Converse rosa, usados durante uma visita ao regimento de Royal Hampshire em Tidworth em junho de 1988. 

Princesa Diana Lady Di Diana Spencer morte 25 anos princesa de Gales Reino Unido monarquia britânica
(Photo by Jayne Fincher/Getty Images)

A cor do tênis contrasta com o verde da paisagem, da roupa bem camuflada do soldado coberto de capim e do uniforme usado por Diana, que foi à unidade participar de exercícios militares e dirigir um tanque.

Além do tênis, a foto também tem uma história relacionada à sua autora. Especializada em cobrir atividades da monarquia britânica, , Jayne Fincher foi uma das poucas fotógrafas a trabalhar na Fleet Street – onde ficam os grandes jornais ingleses  – desde o final dos anos 1970.

Segundo Melanie Llewellyn, Fincher tinha um bom relacionamento com Diana, e suas características foram acentuadas pelo olhar da fotógrafa.


Em outra foto de sua autoria, a princesa Diana é fotografada durante uma caminhada em Oxford, em 1990.

Princesa Diana Lady Di Diana Spencer morte 25 anos princesa de Gales Reino Unido monarquia britânica
(Photo by Jayne Fincher/Princess Diana Archive/Getty Images)

A fotógrafa capturou o brilho da figura da princesa, calorosamente iluminada e sorrindo para o alto.

“Em um evento como tantos outros, Fincher registrou um momento particular, uma habilidade compartilhada com a própria Diana.”


A princesa Margaret, irmã de Elizabeth II, ficou conhecida por seu trânsito entre grandes celebridades, mas a princesa Diana foi além, tornando-se parte do circuito de figuras conhecidas em todo o mundo até a sua morte, há 25 anos. 

Nesta foto ela aparece na pré-estréia beneficente de um filme no Langham Hilton Hotel em 1991, em “conluio” com a atriz e cantora Liza Minnelli.

Princesa Diana Lady Di Diana Spencer morte 25 anos princesa de Gales Reino Unido monarquia britânica
(Photo by Dave Benett/Getty Images)

Tomando água e coca-cola, as duas parecem estar se divertindo com alguma maledicência, como duas amigas adolescentes.

Esta rara imagem de um membro da monarquia rindo de forma espontânea foi capturada por um fotógrafo de sociedade e entretenimento, Dave Benett.

Outra curiosidade da foto é que Diana compareceu ao evento por decisão própria, e não como parte de suas atribuições oficiais, em um momento em que ela começava a se distanciar da família real. Um ano depois, ela e o príncipe Charles se separaram. 


“Uma razão para a relevância das fotos de arquivo é o contexto que elas podem oferecer para entender o momento presente. A narrativa familiar da realeza continua convincente e, com os filhos de Diana agora sendo pais, há um verdadeiro fascínio em comparar os visuais produzidos hoje com os do passado”, diz a curadora do arquivo da Getty em Londres. 

Este é um exemplo.

Princesa Diana Lady Di Diana Spencer morte 25 anos princesa de Gales Reino Unido monarquia britânica
(Photo by Jayne Fincher/Princess Diana Archive/Getty Images)

O registro da princesa Diana em uma cerimônia fúnebre em homenagem ao seu pai, o conde Spencer, em maio de 1992, revela um momento de ternura no centro, mostrando-a com as mãos na cabeça do príncipe William sob o olhar do irmão, Harry.