Londres – A popularização das câmeras digitais e dos smartphones fez com que muitas crianças descobrissem o talento para a fotografia desde cedo, o que levou concursos internacionais a criar categorias de jovens fotógrafos especialmente para elas.
As imagens, algumas capturadas por fotógrafos de até sete anos de idade, não ficam a dever a registros feitos por adultos e até por profissionais. Os iniciantes demonstram olhar sensível e técnica para registrar momentos da vida animal, os astros no universo, o impacto da ação humana sobre a natureza e também a beleza do mundo.
No Dia da Criança, veja imagens produzidas por jovens fotógrafos de vários países que foram premiadas ou finalistas em concursos internacionais este ano.
A melhor jovem fotógrafa do Comedy Pet Awards 2022
Freya Sharpe, Reino Unido
Freya é uma das mais jovens revelações do mundo da fotografia. Ela tem nove anos e foi a vencedora da categoria Júnior do concurso Comedy Pet Awards 2022 com a foto ‘Jack, o gato preso na cerca viva’.
Ela conta que saiu de casa e quando voltou encontrou o gatinho Jack em apuros, e registrou o momento divertido com uma interesante composição, em que o enquadramento mostra o tamanho da encrenca do pet.
Os pequenos vencedores do Nature Photographer of the Year 2022
Achintya Murthy, Índia
Murthy ganhou o prêmio de Jovem Fotógrafo do Ano (menos de 16 anos) no Nature Photographer of the Year 2022 com a imagem ‘Pontos de vantagem’ Ele retratou dois periquitos-de-malabar, também chamados de periquitos de asas azuis, brigando em cima de um tronco que tinha grãos de arroz escondidos.
Maksymilian Paczkowski, Polônia
O vice-campeão da categoria fotógrafos principiantes foi Paczkowski com a foto ‘Grande mergulhão de crista.
“A lagoa perto da minha casa é um ótimo lugar para ver os mergulhões. Há pelo menos quatro espécies e eles são bem mansos porque estão acostumados a conviver com os pescadores.
Este grande mergulhão de crista estava posando para mim durante o por-do-sol”.
Jenney Allan, Reino Unido
A imagem mostrando uma raposa entre as grades de um portão foi altamente recomendada pelo júri do concurso na categoria Júnior.
Paavan Shah, Índia
‘Mundo da fantasia’ mostra uma borboleta pousada em um galho com um belo fundo. A imagem foi selecionada entre as melhores da competição.
Parham Pourahmad, EUA
O voo de uma coruja ao nascer do sol foi a imagem indicada pelo júri como altamente recomendada na categoria jovens fotógrafos da competição.
Os melhores jovens fotógrafos do concurso da Sociedade de Biologia de Londres
George Lanstone-Futcher, Inglaterra
Com apenas 11 anos, George Futcher foi escolhido o melhor jovem fotógrafo do concurso da Sociedade de Biologia de Londres.
Ele competiu com jovens de até 18 anos e com mais tempo de experiência com a câmera. Mas teve perseverança, outra qualidade importante para qualquer fotografo.
A imagem intitulada ‘Papagaios-do-mar acasalando’ mostra o momento do ritual de acasalamento dessas aves na Ilha Skomer, no País de Gales.
“Tive a sorte de passar três dias na Ilha Skomer e fotografar os papagaios”.
“Eles geralmente vivem por mais de 30 anos e essa comunicação é uma parte essencial de sua jornada para estarem conectados por toda a vida”.
Anushree Parihar, Índia
A foto ‘Estorninhos banhados pelo sol’, de Parihar, mostra uma casal de estorninhos brahminy (Sturnia pagodarum) aproveitando os primeiros raios de sol.
Parihar foi um dos finalistas na categoria jovem fotógrafo do concurso da Society of Biology.
Rosie Curry, Reino Unido
Essa doce imagem também ficou entre as melhores do concurso. ‘O abraço das lontras’ foi registrado por Curry, em Maindenhead, Reino Unido. “Elas parecem felizes por estarem juntas”, disse o autor.
Leia também | Polarização animal: discórdia de gatos é a imagem vencedora do Comedy Pet Photo Awards
Os melhores jovens fotógrafos do National Photo Contest (EUA)
Addie Leimroth, Arizona, EUA
Caminhando pelo deserto do Arizona à noite com uma lanterna em busca de cobras, Addie Leimroth, de 16 anos, encontrou uma golpher enrolada em um arbusto cheio de espinhos e ganhou a competição National Photo Contest na categoria Jovens Fotógrafos.
Addie disse que sempre amou répteis.
“As cobras não estão atrás de você. São animais lindos e incríveis que se adaptam bem a muitos ambientes”.
John Fortener, EUA
O segundo lugar da competição ficou com John Fortener, de 14 anos. Ele é amante de pássaros, principalmente corujas.
Em fevereiro de 2021, em um dia frio, enquanto viajava de carro com sua mãe o jovem fotógrafo notou uma coruja branca em um campo nevado perto da estrada.
Era final de tarde e ao começar a fotografar da janela do carro, ficou surpreso quando a coruja voou em sua direção, rendendo a imagem ganhadora.
Astrofotografia pelas lentes dos jovens fotógrafos
Yang Hanwen e Zhou Zezhen, China
Uma dupla de 14 anos ganhou o Prêmio de Jovem Fotógrafo do concurso de fotografia do Observatório de Greenwich, que exige não apenas sensibilidade mas também técnica para registrar a luz de corpos celestes distantes.
A foto ‘Galáxia de Andrômeda’ mostra um dos vizinhos mais próximos e maiores da Via Láctea, a galáxia Andrômedra ou Messier 31 (M31). Ela é o objeto mais distante que o olho humano pode ver.
Zhou Zezhen comentou: “Uma das principais funções da astrofotografia é atrair mais pessoas para que se apaixonem por astronomia, mostrando a beleza do Universo”.
Peter Szabo, Hungria
A imagem ‘Mosaico da lua mineral’ foi uma das altamente recomendadas pelo júri do concurso do Observatório de Greenwich na categoria fotógrafos iniciantes.
A foto é um mosaico lunar de alta resolução que foi editada e montada com detalhes das crateras e destacando as cores dos minerais.
Saahil Sinha, EUA
A imagem ‘Uma rosa arco-íris’ foi registrada em Santa Ana, na Califórnia e também ficou entre as recomendadas.
“Graças ao seu brilho inacreditável, bem como a boa localização no céu noturno de outono-inverno, a Nebulosa da Roseta é uma candidata popular para astrofotógrafos de todos os níveis”.
“Eu fotografei várias vezes antes de conseguir esta imagem, usando vários filtros de banda estreita. A banda estreita destaca os diferentes gases no espaço, atribuindo-lhes cores diferentes. Neste caso, a gama de tons representa hidrogênio, enxofre e oxigênio”.
Julian Shapiro, EUA
Esta imagem mostra a Nebulosa do Caranguejo, um belo remanescente de uma estrela que morreu há mil anos, igualmente destacada pelo júri.
“A foto foi tirada do meu quintal em Chapel Hill, Carolina do Norte, com um telescópio Schmidt-Cassegrain em uma distância focal alta para mostrar as intrincadas estruturas da nebulosa. No centro da imagem está o Crab Pulsar, isto é, os restos da estrela.”
Jovens fotógrafos de olho nas mudanças climáticas
Amaan Ali, Índia
Ali foi o vencedor do prêmio Jovem Fotógrafo Ambiental do Ano do concurso Ennvironmental Photographer of the Year
Seu trabalho ‘Inferno’ retrata um menino lutando contra incêndios em uma floresta perto de sua casa em Yamuna Ghat, Nova Delhi.
Vencedora do concurso Imagem da Paz Infantil começou a fotografar aos quatro anos
Aadhyaa Aravind Shankar, Índia
A foto vencedora da Imagem da Paz Infantil do Ano do concurso Global Peace Photo Awards é de Aadhyaa Aravind Shankar, que tem apenas sete anos.
Aadhyaa nasceu em Bangalore, na Índia, onde estuda. Quando tinha quatro anos, pediu uma câmera fotográfica aos pais. Como as câmeras eram muito grandes para ela, seus pais compraram um celular.
Shankar diz que gosta mais de fotografar momentos felizes e comemorações e de criar álbuns de fotos.
Ela descreve sua imagem:
“Esta foto mostra minha mãe descansando no colo de sua mãe, que está lendo. Ao lado delas há plantas que proporcionam frescor. De fora chega uma brisa refrescante.
Seja ainda criança ou adulto, todos encontram paz em tais momentos. Encontram segurança e relaxamento. Têm a oportunidade de esquecer todas as dificuldades.
Tirei a foto colorida, mas a transferi para preto e branco e a cortei para o olhar se concentrar em sua mensagem.
Independentemente das fronteiras dos países, idiomas e culturas, os “filhos da Mãe Terra” têm as mesmas necessidades. E devem ter o mesmo objetivo pacífico: cuidar da terra. A paz só é possível se a terra permanecer saudável”.
Leia também | Mudança climática: dor de mulher afetada por incêndios na Grécia é a Foto do Ano no Siena Awards
Leia também | Mudança climática: dor de mulher afetada por incêndios na Grécia é a Foto do Ano no Siena Awards