Londres – Um tribunal da Rússia condenou nesta terça-feira (1º) a Wikipédia por não remover conteúdos relacionados à guerra na Ucrânia, segundo informações da agência de notícias russa Interfax.

A Wikimedia Foundation, dona da plataforma, foi multada em 2 milhões de rublos (cerca de R$ 166 mil) por não retirar do ar páginas com “informações falsas” sobre o conflito.

O diretor da Fundação Wikimedia em Moscou, Vladimir Medeiko, disse à agência de notícias AFP que a decisão do tribunal “será contestada na Justiça” e “ninguém removerá” as páginas.

Assim como a imprensa, Wikipédia virou alvo na Rússia

No primeiro semestre, a Wikipédia já tinha sido condenada a pagar 5 milhões de rublos (cerca de R$ 330 mil) pelo mesmo motivo, comp parte de uma sequência de perseguições que se intensificou depois da guerra com a Ucrânia. 

Na época, a organização também contestou a decisão alegando que as “informações na Wikipédia devem ser protegidas pela liberdade de expressão e não constituem desinformação”, como o governo russo alegou no processo.

Agora, segundo a agência de notícias russa Interfax, um tribunal de Moscou impôs nova multa à Fundação Wikimedia, sediada nos EUA, por “não ter removido informações proibidas” em páginas exibidas no país.

O tribunal disse que a penalidade foi baseada na “falha em remover dois artigos da Wikipédia contendo informações falsas sobre a operação especial na Ucrânia”.

Apesar de a Interfax não detalhar quais são os artigos apontados pelo tribunal, em junho, a Wikimedia afirmou que o governo russo pedia a remoção das páginas: Invasões Russas à Ucrânia (2022), Pólvora Negra, Batalha por Kiev, Crimes de Guerra durante a Invasão Russa da Ucrânia, Bombardeio do Hospital em Mariupol, Bombardeio do Teatro Mariupol e Massacre em Bucha.

Pelo descumprimento, o Roskomnadzor, órgão regulador da mídia, afirmou à Interfax que “medidas coercitivas foram tomadas” contra a fundação.

Da mesma forma e sem detalhar o conteúdo ilegal, “medidas coercitivas semelhantes” também foram aplicadas hoje à Twitch, plataforma de vídeos da Amazon.

No mês passado, a Twitch foi multada por exibir uma entrevista com um político ucraniano, segundo noticiado pela Reuters na época.

Desde o início de 2021, a recusa em remover “conteúdo ilegal” na Rússia resultou em multas e bloqueios de sites e redes sociais como o Google, Telegram, Facebook, Twitter e TikTok.

Além das plataformas estrangeiras e páginas na internet, a repressão a veículos de comunicação aumentou na Rússia desde o início da guerra contra a Ucrânia.

O governo do presidente Vladimir Putin tenta controlar as informações as quais a população tem acesso sobre o conflito, chamado pelas autoridades do país de “operação especial”.

Em março, o parlamento aprovou uma lei que pune com até 15 anos de prisão quem divulgar qualquer narrativa sobre a invasão que não seja validada pelo Kremlin.

As informações não autorizadas passaram a ser classificadas como “fake news”. Empresas de mídia, jornalistas e até indivíduos blogueiros passaram a ser perseguidos.

É com base nessa lei que o Tribunal de Moscou condenou a Wikimedia Foundation, entidade filantrópica com sede em São Francisco, nos EUA, por infração administrativa ao não remover informações “proibidas” da Wikipédia.

Diretor da Wikipédia relata perseguição

Em entrevista recente ao site independente russo Meduza, o diretor da Wikipédia Rússia, Stanislav Kozlovsky, relatou a tentativa da Rússia de censurar a enciclopédia livre.

Ele conta que governo russo começou a pressionar a Wikipedia em 2012, quando a “ lei da lista negra ” foi aprovada. Em 2013, a Wikipedia foi adicionada ao registro de sites proibidos, onde permanece.

“Nos últimos dez anos, por causa de certos artigos na Wikipédia, o governo russo tinha o poder de bloquear o site a qualquer momento.

Por exemplo, o artigo (verbete) sobre suicídio explica o que é suicídio e inclui uma lista de métodos. Isso seria suficiente para bloquear.

Além disso, a Wikipedia usa o protocolo https, impedindo bloquear fisicamente um artigo individual; fazer isso resultaria no bloqueio de todo o site.”

Kozlovky disse que o Roskomnadzor costumava se comunicar com a equipe regularmente. “Eles ligavam e nós explicávamos que o artigo que os preocupava não continha nada ilegal”, explicou.

“Quando o artigo “Fumar cannabis” foi banido, em 2013, fui ao Roskomnadzor e passamos por todas as fases consecutivas e mostramos a eles os links para o site Federal Drug Control. Nos últimos anos, não ouvimos nada deles. Eles nos enviam notificações de violações e pronto.”

Enquanto o governo russo trava uma batalha judicial com a Wikipédia, uma alternativa local da enciclopédia online entrou no ar no país, absorvendo conteúdo da versão original. 

A Runiversalis opera em servidores russos e respeita a legislação da Federação Russa e valores tradicionais.

“Isso significa que qualquer tentativa de dar aos artigos um viés liberal de esquerda e centrado no Ocidente será interrompida”, disse o deputado Anton Gorelkin, Vice-Presidente do comitê de informação da Duma (Parlamento) ao apresentar a ferramenta para os parlamentares.

O site diz ter agora mais de meio milhão de artigos publicados.