Endereçar as questões relacionadas às mudanças climáticas de forma estruturada e com um engajamento sério de todas as partes envolvidas é mais que urgente.
O setor privado tem papel fundamental no processo de descarbonização e queremos somar esforços nesta jornada.
Na Hydro, temos metas ambiciosas com foco em três pilares: Clima, Sociedade e Meio Ambiente.
Nas questões climáticas, assumimos o compromisso de reduzir nossas emissões de CO2 em 30% até 2030 e de sermos Net Zero até 2050.
Nossas operações no Brasil são estratégicas para alcançarmos estes objetivos. Uma das iniciativas prioritárias é a mudança da matriz energética da nossa refinaria da alumina, Hydro Alunorte, localizada em Barcarena, no Pará.
A Hydro Alunorte assinou dois contratos de compra de energia solar de dois projetos da Hydro Rein, braço de energia renovável da empresa. E segue investindo na implementação de caldeiras elétricas.
A primeira, com tecnologia mais moderna e maior capacidade, está em operação desde março.
Também está em curso um projeto de substituição do óleo combustível por gás natural na refinaria, com investimento de R$ 1,3 bilhão.
A Alunorte, que já é referência em eficiência energética no setor do alumínio, está sendo preparada para a troca do combustível. A previsão de início da operação com esta nova fonte de energia é em 2023.
Firmamos também uma parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) para avaliar a viabilidade do caroço de açaí como biomassa. O resíduo do açaí, uma possível fonte de energia renovável com ampla oferta no Pará, será misturado ao carvão mineral para uso como combustível nas caldeiras da Alunorte.
A COP27 foi uma oportunidade de reunir líderes mundiais para discutir as mudanças climáticas e como proteger o planeta. Seu ambiente de cooperação é propício para compartilhamento de ideias, troca de experiências e discussão sobre como podemos contribuir para um futuro mais sustentável.
Para a Hydro esse fórum é fundamental, e participamos desta edição da cúpula com três executivos representando a empresa.
Esta entrevista faz parte do MediaTalks Especial COP27
Leia também | Especial | Como a COP27 repercutiu no mundo e sua influência nos rumos da ação climática