Quando alguém fala em mídia social, provavelmente não se pensa imediatamente no LinkedIn, mas não há como negar que a rede social do mundo corporativo foi longe: sua história começou há 20 anos, quando ela foi fundada no Vale do Silício.
A ideia foi de Reid Hoffman, um empresário americano que trabalhou em uma das primeiras plataformas de mídia social para a Apple antes de lançar sua própria em 1997.
A SocialNet era um site de encontros e conexões profissionais, mas fechou dois anos depois, por não conseguir criar uma base de usuários suficiente naqueles primeiros dias da web.
Hoffman tornou-se gerente sênior do PayPal e ganhou uma quantia substancial quando o serviço foi comprado pelo eBay, em 2002.
Isso o ajudou a fundar o LinkedIn em 28 de dezembro de 2002, com uma equipe de ex-colegas da SocialNet, tornando-se seu primeiro CEO e depois Chairman.
Este foi um período em que todos estavam percebendo a importância da interconexão individual e das interações ponto a ponto.
O LinkedIn foi lançado oficialmente em maio de 2003, logo após o Myspace e o Facebook. Mas enquanto eles e outras redes como Friendster foram atrás do mercado consumidor, o empreendimento de Hoffman sempre foi focado no mundo corporativo.
Internacionalização do LinkedIn começou em 2008
O LinkedIn foi originalmente criado como um espaço onde os usuários poderiam compartilhar seus currículos e estabelecer uma rede de pessoas com potencial para recomendá-los.
Demorou um pouco para o serviço se firmar por meio de inovações, como permitir que os usuários fizessem upload de suas listas de contatos (2004), bem como listas de empregos (2005) e perfis públicos (2006).
O LinkedIn tornou-se internacional no final dos anos 2000, abrindo um escritório primeiro no Reino Unido em 2008 e introduzindo as versões em espanhol e francês no mesmo ano.
Jeff Weiner, ex-Yahoo, assumiu o cargo de CEO no ano seguinte, quando a empresa se transformou em um negócio de fato.
Ela ganhou dinheiro com recursos premium que permitem aos usuários fazer coisas como enviar mensagens fora de sua rede, enviar e-mails promocionais e acessar análises. Também passou a vender espaços publicitários e pacotes para ajudar os recrutadores a atrair talentos.
O LinkedIn entrou na bolsa de valores em 2011 com uma avaliação de US$ 9 bilhões . Isso ajudou a financiar uma onda de aquisições que gradualmente adicionou novos recursos à plataforma, como postagem de artigos (2015) e vídeos (2017).
A empresa foi adquirida pela Microsoft em 2016 por US$ 26 bilhões.
Com Hoffman se juntando ao conselho da gigante de Seattle no ano seguinte e Weiner ainda como presidente-executivo do LinkedIn hoje, a Microsoft adotou uma abordagem de propriedade relativamente independente.
Benefícios da pandemia
Hoje, o LinkedIn é a sétima maior rede social depois do Facebook/Messenger, YouTube, WhatsApp, Instagram, Twitter e TikTok.
Em 2021, tinha quase 824 milhões de usuários em 200 países e territórios, dos quais 6% (49 milhões) assinantes premium, pagando um mínimo de US$ 29,99 por mês.
O foco do LinkedIn no setor corporativo não apenas atrai uma base de usuários de alto nível, mas também jovem .
A maioria (59%) é composta por pessoas entre 25-34 anos, seguida pelas faixas entre 18-24 anos (20%) e 35-54 anos (18%). A plataforma registrou receita de mais de US$ 10 bilhões em 2021.
As maiores redes sociais do mundo
O LinkedIn teve uma pandemia “boa”, com as conversas na plataforma subindo 43% e o compartilhamento de conteúdo elevando-se em quase 30%.
A rede beneficiou-se de uma mudança na forma como as pessoas se conectam, relacionada a descobertas de vários estudos de que são os “elos fracos” em nossas redes profissionais os mais importantes para coletar informações críticas que nos levam a empregos que realmente desejamos.
Em um momento em que as habituais barreiras de tempo e espaço eram menos relevantes e as chamadas de Zoom eram omnipresentes, tornou-se a oportunidade perfeita para reencontrar estes contatos ocasionais.
Especialmente com tantas pessoas questionando suas situações de trabalho, o LinkedIn era o lugar ideal para ver suas postagens e alcançá-las.
Isso significa que a rede desempenhou um papel fundamental na “grande demissão”, principalmente porque, como a plataforma, esse movimento foi dominado pela geração de millenials.
Postagens sobre mudança ou demissão de empregos atrairiam um grande número de curtidas e comentários, inspirando outros a fazerem o mesmo.
O fato de tantas pessoas estarem conectadas no LinkedIn multiplicou os efeitos, tornando-o o principal catalisador e a principal solução para os empregadores.
Crescimento de usuários do LinkedIn ao longo do tempo
Conheça o ‘influenciador de trabalho’
O papel do LinkedIn como pára-raios para questões de trabalho também provavelmente determina como ele se desenvolve, à medida que surge uma nova categoria de influenciador de mídia social – o “influenciador de trabalho ”.
As empresas estão descobrindo cada vez mais que os perfis e postagens dos funcionários no LinkedIn podem expressar a marca melhor do que as contas corporativas, permitindo que desenvolvam a rede de negócios corporativos com muito mais rapidez e naturalidade.
Quando isso é bem feito, as postagens dos funcionários geralmente são muito mais autênticas do que as relações públicas corporativas.
Em vez de apenas selecionar artigos sobre marcos e triunfos profissionais, as pessoas se tornaram mais abertas e honestas sobre a vida profissional real.
Mais de 13 milhões de membros do LinkedIn têm seus perfis configurados para o “modo criador, para obter maior exposição para suas postagens.
Muitos usam a hashtag #careertiktok para publicar coisas como seus salários e vlogs cotidianos sobre suas profissões, alcançando mais de 1,5 bilhão de visualizações.
Este novo “aguaceiro online” representa uma mudança na quantidade de informação que as pessoas revelam sobre o seu trabalho na internet.
Os usuários estão abordando questões que antes eram proibidas, como transparência salarial, discriminação e enfraquecimento profissional.
Alguns profissionais, como advogados, empresários e especialistas em RH, alavancaram suas postagens em novos negócios de marketing de conteúdo e outras atividades paralelas lucrativas.
Vinte anos após a fundação do LinkedIn, isso permite que a plataforma desfrute do tipo de confiança e crescimento da comunidade que outras redes de mídia social invejariam.
Certamente há desafios – contas falsas são um problema, por exemplo. E o LinkedIn inevitavelmente atrai muito spam, o que provavelmente é uma das razões pelas quais ele não alcança a mesma quantidade de interações diárias que outras mídias sociais.
Por outro lado, a rede se beneficia por não ter um único concorrente direto de escala. Os grandes mais próximos seriam os grupos do Facebook ou Reddit, mas o foco puramente corporativo do LinkedIn sempre será uma vantagem contra esses players.
No momento em que as plataformas tradicionais como o Facebook e o Twitter passam por dificuldades, o LinkedIn tem uma oportunidade real de continuar a ter sucesso como a única plataforma dedicada ao mundo corporativo com o seu tamanho.
Este artigo foi republicado de The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original .
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