O ano de 2023 começa com mais um curso do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, desta vez sobre jornalismo explicativo.
Aberto a repórteres, editores, estudantes, aspirantes a jornalistas, professores, cientistas e historiadores, o programa tem como objetivo ensinar técnicas para tornar o volume de notícias recebido pelo público mais gerenciável e compreensível.
“Explique isso!” é gratuito e está disponível a partir de 16 de janeiro. Os quatro módulos são liberados semanalmente e as aulas podem ser acompanhadas no horário de conveniência dos participantes.
O instrutor é John O’Neil, editor da equipe que produz os QuickTakes (páginas que fornecem aos leitores informações e contexto sobre os eventos atuais) da Bloomberg News em Nova York.
Ele trabalhou anteriormente para o The New York Times por 24 anos como editor e liderou o desenvolvimento das páginas Tópicos do jornal.
O que é jornalismo explicativo
“Jornalismo explicativo é a prática de esclarecer assuntos complicados para os leitores, fornecendo informações e contexto em notícias ou artigos independentes e assumindo projetos corporativos que podem deixar claro como algo importante funciona”, disse o instrutor do curso John O’Neil.
Neste vídeo, O’Neil explica como será o curso.
A cada módulo semanal, os participantes aprenderão a identificar assuntos em que os leitores podem se beneficiar do jornalismo explicativo, descobrir como adicionar contexto e informações de fundo para esclarecer as notícias e criar “conteúdo persistente” para combater a desinformação.
- O Módulo 1 examina qual conteúdo se beneficia de uma abordagem explicativa e as ferramentas à disposição para ajudar os leitores a entendê-lo.
- O Módulo 2 ensina como identificar lacunas em artigos e como elaborar breves apartes, bem como adicionar partes explicativas maiores nos artigos.
- O Módulo 3 abrange barras laterais e autônomas, incluindo a criação de explicadores que podem ser reutilizados posteriormente e ajudam a combater a desinformação.
- O Módulo 4 analisa textos explicativos de formato longo, contendo de gráficos e dados. Também discutirá como aproveitar as mídias sociais.
O’Neil receberá palestrantes como Margaret Sullivan, professora da Duke University e ex-colunista de mídia do The Washington Post; John Wihbey, professor da Northeastern University; S. Mitra Kalita, co-fundador da URL Media e Epicenter-NYC; Juliana Barbassa, subeditora de livros do The New York Times; Kelsey Butler, repórter de igualdade da Bloomberg News; Lisa Beyer, editora do QuickTake na Bloomberg News; Mary Childs, co-apresentadora do Planet Money da NPR; e Zach Mider, redator da Bloomberg News e vencedor do Prêmio Pulitzer de 2015 na categoria jornalismo explicativo.
O curso foi programado para profissionais que desejam melhorar o nível de explicação em seu trabalho regular, bem como aqueles que estão pensando em assumir projetos explicativos mais longos.
Pessoas que trabalham na produção de podcasts e vídeos também podem se beneficiar das técnicas de jornalismo explicativo.
As inscrições podem ser feitas aqui.
Leia também | Entrevista | Rosental Alves analisa cobertura das mudanças climáticas e aponta caminhos para o jornalismo