Londres – O príncipe Harry surpreendeu fotógrafos e jornalistas especializados em cobrir assuntos da família real ao chegar de táxi na segunda-feira (28) ao prédio da Royal Court of Justice de Londres para participar de uma audiência do processo movido por ele e outras celebridades contra o jornal tabloide Daily Mail. 

Harry e sua mulher, Meghan, abriram uma guerra contra a imprensa desde que se desligaram das atividades oficiais da família real, em 2020 – mas nesse caso o príncipe não está sozinho, em uma ação pedindo punição pelo uso de escutas telefônicas para ouvir conversas de famosos com amigos, parentes e companheiros. 

As audiências dessa etapa do processo, que se estenderão até quinta-feira 30), definem se a justiça seguirá com a ação ou se a rejeitará, como pedem os advogados da Associated Newspapers.  

Processo contra jornal movido por Harry e mais seis 

O Daily Mail pretence a uma das maiores empresas de mídia britânicas, de propriedade de um nobre, Lord Rothermere, neto do fundador do jornal. 

Além de Harry, Elton John e o marido do cantor, o cineasta David Furnish, o processo contra o jornal Daily Mail tem também como autores as atrizes Liz Hurley e Sadie Frost e Doreen Lawrence, mãe de um adolescente assassinado, Stephen Lawrence. 

Os reclamantes não eram obrigados a estar presentes nos quatro dias de audiência. São representados pelo advogado da causa, David Sherbone, que falou em nome dos autores.

Mas a ida dos famosos colocou o assunto na pauta da imprensa e nas redes sociais. Harry chegou sorridente, e chegou fazer uma cara feia ao esbarrar em um fotógrafo. 

São 14 acusações. Segundo os autores, o jornal contratou detetives particulares para colocar secretamente dispositivos de escuta dentro dos carros e casas de pessoas do círculo pessoal, incluindo algumas namoradas do príncipe Harry. 

Pessoas teriam sido pagas para ouvir e gravar as conversas no momento em que ocorriam. O jornal teria ainda subornado policiais ligados aos detetives para obter informações confidenciais, bem como dados médicos de clínicas particulares. 

As investigações do jornal teriam também chegado a contas bancárias e informações sobre transações financeiras. 

Informações obtidas por esses meios deram origem a reportagens veiculadas no jornal e nos sites do Daily Mail e de sua edição dominical, o Mail On Sunday. 

Os advogados dos reclamantes disseram que tomaram conhecimento de evidências “altamente angustiantes” revelando que eles foram vítimas de “atividades criminosas repugnantes” e “violações grosseiras de privacidade” por parte da Associated Newspapers.

Sobre Harry, a acusação afirma no processo que as reportagens do jornal geraram suspeitas sobre a lealdade de pessoas próximas e um sentimento de paranóia. O príncipe passou a acreditar que pessoas próximas eram a fonte das notícias publicadas pelo Daily Mail.

A maioria das alegações está relacionada a seus relacionamentos com as ex-namoradas Chelsy Davy, Cressida Bonas, Laura Gerard-Leigh e Natalie Pinkham – incluindo detalhes de seus sentimentos em relação a elas, seus planos e conversas.

A Associated Newspapers negou veementemente as acusações, descrevendo-as como “difamações absurdas”. Os advogados tentam derrubar o processo movido por Harry e pelos famosos sob o argumento de que a data para reclamação já teria passado.

Um porta-voz do jornal disse à imprensa: 

 “Refutamos total e inequivocamente essas difamações absurdas que parecem ser nada mais do que uma tentativa pré-planejada e orquestrada de arrastar os títulos do Mail para o escândalo de hacking de telefones envolvendo artigos publicados há até 30 anos.

Ele acrescentou que “as alegações infundadas e altamente difamatórias – baseadas em nenhuma evidência confiável – parecem ser simplesmente uma ‘pescaria’ dos reclamantes e seus advogados, alguns dos quais já entraram com processos em outros lugares”.

O processo contra o News of The World 

O caso do Daily Mail remete a um outro caso famoso no Reino Unido, que deu origem a um inquérito resultando em recomendações de mudanças nas práticas do jornalismo do país, conhecido pela agressividade dos tabloides. 

O News of The World, de propriedade do magnata Rupert Murdoch, fechou em 2011 depois de um escândalo parecido. Ficou provado que o jornal hackeou o telefone de uma estudante assassinado, Milly Dowler.

Rebecca Brooks, a jornalista que liderava a publicação, chegou a ser detida mas hoje comanda as operações da empresa jornalística News Corp, de Murdoch, dona de títulos como o prestigiado The Times e o tabloide The Sun. 

Durante o inquérito, conduzido pelo ex-juiz Brian Levinson, o jornalista Paul Dacre, que foi editor do Daily Mail entre 1992 e 2018, e agora é editor-chefe da Associated Newspapers, condenou o “hackeamento telefônico e pagamentos à polícia”, dizendo que “tais práticas são uma vergonha”. 

Outros processos de Harry e Meghan contra jornais 

Em 2022, Meghan ganhou uma ação contra o jornal  Mail on Sunday pela publicação de uma carta enviada ao pai em 2018, logo após o casamento com o príncipe Harry. 

Harry tem outro processo, por difamação em andamento contra a mesma Associated Newspapers por reportagens sobre a tentativa de receber segurança oficial quando estivesse no Reino Unido, ainda que pagando pelos serviços.

E há ainda outra ação, contra o Mirror Group Newspapers (MGN), dono do tabloide dDaily Mirror, por acusações de hackeamento de seu telefone  entre 1996 e 2011. 

O caso tem como autores outros famosos como o ator Ricky Tomlinson, o ex-jogador de futebol e apresentador de TV Ian Wright e o espólio do falecido cantor George Michael.

O MGN contestou as reivindicações e usa o mesmo argumento adotado pelos advogados do Daily Mail, o de que o prazo para reclamar havia passado.

Mágoa com imprensa por Diana 

Harry tem uma mágoa profunda com a imprensa, sobretudo a sensacionalista. Em entrevistas, no programa de TV para a Netflix e em seu livro, Spare, ele atribui a morte da mãe, a princesa Diana, e muito de sua infelicidade, à perseguição da mídia. 

Ele diz não querer que a história se repita com sua família, o que explica seu interesse em marcar presença na audiência do processo contra o jornal Daily Mail. No livro, ele diz: “depois de “torturar minha mãe … eles viriam atrás de mim”.

O duque de York também culpou o Mail On Sunday pelo aborto espontâneo sofrido por Meghan, em meio à tensão do processo de privacidade movido pro ela.

A visita surpresa de Harry ao Reino Unido provocou também comentários sobre os desentendimentos com a família real, a poucas semanas da coroação do rei Charles.

Ainda não há confirmação se ele e Meghan participarão dos eventos. Embora Charles tenha adiado a visita à França devido aos protestos em curso no país, a notícia é de que um encontro entre os dois, ou entre Harry e o irmão, William, não está nos planos.