Naseem S. Miller - editora sênior The Journalist Resource pesquisa assédio online
Naseem S. Miller

Os jornalistas são frequentemente encorajados a serem ativos nas mídias sociais e se envolverem com seu público, mas as políticas de mídia social de suas redações fazem pouco para protegê-los quando são atacados ou assediados online.

É o que mostra uma pesquisa que se soma a muitos estudos baseados em entrevistas com repórteres e editores na América do Norte.

Mulheres e jornalistas negros são particularmente vulneráveis a esses ataques, observa Jacob Nelson , professor assistente do Departamento de Comunicação da Universidade de Utah e autor de uma pesquisa recente, ” Worse than the Harassment Itself.’ Reações dos jornalistas às políticas de mídia social da redação”.

Políticas de mídias sociais

Seu estudo, publicado no periódico Digital Journalism, é baseado em entrevistas em profundidade com 37 repórteres, editores, freelancers e gerentes de mídia social e engajamento do público nos EUA e Canadá, que eram ou não ex-funcionários de veículos de imprensa locais, nacionais, com ou sem fins lucrativos, impressos, canais digitais e de transmissão.

Vale notar que o estudo de Nelson pode ou não se aplicar a outros países, já que as culturas das redações e as abordagens às mídias sociais, liberdade de expressão e assédio online variam de acordo com o país.

Ele também se concentra em como os jornalistas percebem as políticas de mídia social de sua redação, em vez de dados textuais coletados das próprias políticas. Além disso, nem todos os jornalistas fizeram as mesmas críticas às suas redações, observa ao autor.

Mas suas descobertas ecoam o que pequenos estudos anteriores baseados em entrevistas com jornalistas descobriram, destacando o complicado papel das mídias sociais no jornalismo hoje.

Embora muitos jornalistas achem plataformas como Facebook e Twitter inestimáveis em suas reportagens, eles também as veem como lugares perigosos e perturbadores.

E apesar de muitas redações incentivarem os jornalistas a marcarem presença nas mídias sociais, pouco fazem para protegê-los quando são ‘trolados’ ou atacados online.

Vários estudos nos últimos anos instaram os líderes e as empresas jornalísticas a encontrarem maneiras de proteger seus jornalistas quando eles são assediados online.

“The Chilling: Um estudo global da violência online contra mulheres jornalistas”, publicado pelo International Center for Journalists em novembro de 2022, é um estudo de três anos com 1,1  mil participantes em 15 países, incluindo os EUA, que encontrou 73% dos entrevistados identificando como as mulheres disseram que vivenciam a violência online.

As jornalistas negras, indígenas, judias, árabes, asiáticas e lésbicas que participaram experimentaram as taxas mais altas e os impactos mais graves de assédio online.

Os autores enfatizam o papel de várias entidades, incluindo empresas jornalísticas, no desenvolvimento de “protocolos com consciência de gênero para responder à violência online, parar de culpar as vítimas e evitar restrições desproporcionais ao discurso de mulheres jornalistas quando elas são atacadas”.

Um estudo de 2021 publicado na Journalism Practice, baseado em entrevistas com 31 jornalistas dos EUA, descobriu “quase nenhuma intervenção no nível do sistema em relação ao assédio do público nas mídias sociais ou à saúde mental de longo prazo dos jornalistas”.

Os autores desse estudo descobriram que os jornalistas enfrentam três tipos de assédio: assédio agudo, como abuso verbal generalizado; assédio crônico, que ocorre ao longo do tempo e geralmente dos mesmos usuários de mídia social e assédio escalonado, que é mais personalizado e diretamente ameaçador”.

As mulheres eram mais propensas a sofrer assédio crônico e progressivo, disseram os autores.

Estudos têm mostrado que o assédio online de jornalistas – particularmente mulheres jornalistas e jornalistas de cor – pode afetar sua saúde mental .

No comentário “ O que será necessário para os líderes de redação apoiarem e defenderem os jornalistas? ”, publicado em setembro de 2022 em Monografias de Jornalismo e Comunicação, Tracy Everbach , professora de jornalismo da University of North Texas, escreveu:

“Não deveria exigir que alguém vandalizasse a casa de um supervisor para chamar a atenção dos líderes da redação.

Todos nós temos a responsabilidade de preparar, treinar, colocar e reter jornalistas em ambientes seguros e inclusivos”.

Mídias sociais: é andar na “corda bamba”

Em muitas redações, os jornalistas são incentivados ou mesmo obrigados a marcar presença nas mídias sociais e construir uma audiência para si mesmos e para as empresas jornalísticas.

Muitos jornalistas também consideram a mídia social uma parte integrante de suas reportagens para encontrar fontes, conectar-se com sua comunidade e até mesmo incentivar esforços como campanhas sindicais.

Ao mesmo tempo, as políticas de mídia social da redação podem ser confusas para aqueles que desejam ser mais autênticos em suas postagens e interagir com seu público.

Nelson cita vários jornalistas em seu estudo. Shree Paradkar, colunista de justiça social e racial do Toronto Star, disse:

“Na mídia social, dizem que devemos ter nossa própria voz porque [a empresa jornalística] reconhece que, se você está na mídia social, sua autenticidade é muito importante se você quiser ter mais seguidores… .

Tenha sua própria voz, mas não use certa linguagem, certas palavras. … Há muito policiamento da linguagem. Como você pode ter sua própria voz quando tem todas essas restrições?”

É uma tensão entre o foco da mídia de massa na neutralidade e independência e as recompensas da mídia social por autenticidade, popularidade e conectividade, explicou Nelson.

E mesmo que um jornalista siga rigorosamente as diretrizes de mídia social de uma redação, nenhuma quantidade de policiamento e política pode prever como o público responderá a uma postagem ou tweet.

Segundo Nelson, como resultado, muitos jornalistas acabam tendo que andar em uma “ corda bamba ”, onde as plataformas de mídia social das quais dependem são acompanhadas pelo risco muito real de danos profissionais, físicos e emocionais.

Seus entrevistados expressaram profunda frustração por não poderem controlar quando enfrentariam medidas punitivas de seus gerentes de redação por algo que postaram, porque não podiam prever o que poderia fazer com que o público online percebesse algo que minasse a neutralidade de sua publicação.

Eles também ficaram frustrados com o fato de que a aplicação das políticas de mídia social da redação com foco na credibilidade da organização tendia a se inclinar de forma desigual para mulheres e jornalistas de cor.

“Como os entrevistados explicaram consistentemente, como as políticas de mídia social tendem a se concentrar em como as postagens são’ percebidas’, e não em como são escritas, a aplicação ocorreu com mais frequência quando o público online estava chateado com alguma coisa”, disse o autor.

“E como o público online tende a ficar mais chateado com as coisas postadas por mulheres e jornalistas de cor, esses jornalistas pagaram penalidades profissionais pelo uso da mídia social com mais frequência do que seus colegas brancos”.

Nas palavras dos jornalistas

Os 37 entrevistados de Jacob Nelson incluíram 22 mulheres e 18 jornalistas negros. Eles estavam baseados em redações impressas e digitais nos Estados Unidos e no Canadá. Um estava baseado no Reino Unido.

Eles eram principalmente mulheres e jornalistas de cor. As entrevistas foram feitas entre julho e setembro de 2021 via Zoom.

Nelson lista quatro descobertas principais de suas entrevistas. Considerando o risco de consequências profissionais, os entrevistados poderiam optar por serem citados nominalmente, anonimamente ou não serem citados. Eles também tiveram a chance de revisar suas cotações.

Os participantes disseram consistentemente que as plataformas de mídia social, particularmente o Facebook e o Twitter, desempenharam um papel fundamental em seu trabalho

Sewell Chan , editor-chefe do Texas Tribune, disse que o potencial de trazer novas audiências para o jornalismo é um dos maiores atrativos das plataformas de mídia social.

“Quando conversei com jornalistas sobre os motivos para estar nas mídias sociais, enfatizei que, no mínimo, você precisa reconhecer no momento em que seu conteúdo é publicado, que na verdade é o início de um processo, não o fim de um processo.

Estamos na luta por nossas vidas, pela vida de nossas instituições, e precisamos encontrar leitores onde quer que estejam”.

Renata Cló, repórter do The Arizona Republic, falou que a mídia social “nos dá a oportunidade de as pessoas entrarem em contato facilmente e dizerem o que pensam da minha matéria ou deixarem uma sugestão ou crítica à minha reportagem ou algo que eu não pensei”.

“Quando as pessoas me ligam ou me enviam um e-mail sobre qualquer assunto, geralmente ficam muito bravas e são muito desrespeitosas. Quando eu respondo a eles, é apenas uma questão de eu tentar dizer às pessoas: “Ei, eu não sou um robô”, explicou Cló.

Os entrevistados falaram que o assédio online era sua maior preocupação ao usar a mídia social

Uma jornalista contou que quando ela compartilhou a notícia sobre sua gravidez no Facebook, ficou emocionada com os milhares de comentários positivos no início.

Mas quando alguns de seus seguidores perceberam que ela não era casada, as pessoas a atacaram por ser um “mau exemplo”.

“Eles desejaram a morte do meu filho porque eu não era casada… Eles eram absolutamente horríveis e isso me afetou emocionalmente”.

Outra repórter, Barbara VanDenburgh, editora de livros do USA Today, falou: “É assustador… as pessoas chamarem você de ‘vadia’ ou ‘prostituta’ e virem atrás de você no Twitter de uma maneira muito pessoal”.

Quando questionados sobre o que suas redações fizeram para ajudá-los a enfrentar o assédio online, muitos expressaram insatisfação

Um jornalista resumiu sua insatisfação usando uma palavra, três vezes: “Nada. Nada. Nada”.

Alguns disseram que as políticas de mídia social de suas organizações de notícias não incluíam proteções ou recursos para jornalistas que enfrentavam assédio online agudo ou recorrente.

Jessie Shi, ex-editora de mídia social do San Antonio Express-News, disse:“Os repórteres geralmente ficam por conta própria quando se trata de trolls”.

“A resposta ao assédio online pode ser genuinamente pior do que o assédio em si”, falou Jamie Landers, ex-repórter de disparidade de saúde da Arizona PBS e ex-repórter de notícias de última hora do Arizona Republic.

“Você ouve constantemente para ‘resistir’, o que é possivelmente o conselho mais imaturo que já ouvi na minha vida”, contou Shree Paradkar, colunista de justiça social e racial do Toronto Star.

“Porque isso não apenas significa que você não tem permissão para reconhecer o medo e a dor, possivelmente trauma, dependendo do nível de abuso, mas também coloca em prática a capacidade de alguém fazer isso novamente com outra pessoa”.

“Essa falta de interesse em abordar as ameaças, assédio e abuso que os jornalistas enfrentam – especialmente mulheres e jornalistas de cor – deixou alguns dos jornalistas com quem falei com a sensação de que seus editores estavam implicitamente sugerindo que o abuso online era apenas uma parte inevitável do trabalhando com jornalismo em uma era de mídia social”, escreveu Nelson.

Os entrevistados contaram que as políticas de redação se concentravam em aconselhar os jornalistas sobre como deveriam ou não usar a mídia social, em vez de dizer a eles o que deveriam fazer quando fossem assediados online

“É muito estranho que haja essa ‘faca de dois gumes’ em que você não tem certeza se será punido por usar a mídia social e, no entanto, precisa usar a mídia social para representar o meio de comunicação e a marca”, disse Gabe Schneider, editor do The Objective.

Carla Murphy, ex-editora do podcast The View from Somewhere e membro do conselho do Journalism & Women Symposium, falou:

“Acho que muitos jornalistas sentem que estão sozinhos, e estão. Eles são pendurados para secar. Mas então quais jornalistas são pendurados para secar?

“Alguns ficam pendurados para secar mais do que outros. Mulheres, certo? Mulheres negras. Homens negros. Algumas pessoas têm segundas e terceiras chances. As penalidades não são aplicadas igualmente”.

Conselhos para gerentes de notícias

“Se eu levasse este estudo para uma redação, diria: ‘Olha, você não está olhando apenas para uma crise no relacionamento com seu público, mas para uma crise trabalhista, porque seu os jornalistas sentem que estão sendo deixados de lado pelas políticas”, disse Nelson ao The Journalist’s Resource.

“É muito claro nessas entrevistas que [a falta de políticas] está criando má vontade entre jornalistas e gerentes, porque eles se sentem pressionados a fazer algo que traz riscos, mas depois não recebem nenhuma proteção contra a organização quando se trata de combatê-los”.

O Media Manipulation Casebook , uma plataforma de pesquisa sobre desinformação no Shorenstein Center on Media, Politics and Public Policy da Harvard Kennedy School, que também abriga o The Journalist’s Resource, oferece várias dicas para as redações apoiarem os jornalistas alvo de assédio online :

  • Forneça a todos os jornalistas um check-up anual de sua segurança digital e priorize aqueles cuja cobertura os coloca em maior risco e uma assinatura de um gerenciador de senhas.
  • Tenha pelo menos uma pessoa na redação ou de plantão que seja especialista em segurança digital.
  • Comunique regularmente à equipe que sua redação se preocupa com o bem-estar deles e demonstre isso oferecendo aos repórteres um mecanismo de admissão para compartilhar quando estiverem sofrendo assédio.
  • Tenha uma cadeia de apoio pronta para ajudar.
  • Valide as experiências dos repórteres e forneça locais para comunicar sobre seu bem-estar com segurança.
  • Crie filtros de e-mail que verifiquem se há linguagem racista, sexista e preconceituosa.
  • Monitore e denuncie as ameaças de mídia social dos jornalistas para eles.

Sobre a autora

Naseem Miller é editora sênior de saúde do The Journalist’s Resource, onde ingressou em 2021, depois de trabalhar como repórter de saúde em jornais locais e publicações médicas nacionais por duas décadas. Antes de ingressar na JR, foi repórter sênior de saúde no Orlando Sentinel, onde fez parte da equipe que foi finalista do Prêmio Pulitzer de 2016 pela cobertura do tiroteio na boate Pulse, nos EUA. Miller co-criou e administra a página do Facebook Journalists Covering Trauma.


Este artigo foi publicado originalmente no The Journalist’s Resource e é republicado aqui sob uma licença Creative Commons.