Londres – O exemplo das organizações de mídia global que confiaram a mulheres o comando de suas redações é uma gota d’água em um oceano de discriminação e violĂȘncia online e offline contra as jornalistas.

O Afeganistão é de longe o pior cenário. Em março, depois de pouco mais de seis meses de controle do Talibã, levantamento da Federação Internacional de Jornalistas apontou que 87% das jornalistas haviam sofrido discriminação de gênero e 60% delas perderam empregos ou abandonaram as carreiras.

No dia 18 de maio, o regime Talibã ampliou as restrições ao decretar que elas só poderiam aparecer no vídeo de rosto coberto.

Na Índia, jornalistas famosas sĂŁo vĂ­timas de violĂȘncia online

A Índia é outra nação em que a intimidação motivada por gênero ganhou atenção do mundo. Jornalistas importantes foram incluídas num aplicativo de celular que apregoava a “venda” de mulheres muçulmanas mantido por um esquema criminoso desbaratado em dezembro de 2021.

Leia mais 

InclusĂŁo de jornalistas em app de ‘leilĂŁo de mulheres’ na Índia Ă© intimidação Ă  imprensa, diz RSF

Rana Ayyub, colunista do Washington Post, virou triste exemplo de mulher jornalista perseguida pelo governo indiano e por ativistas.

Jornalista indiana Rana Ayyub foi impedida de deixar o país para participar de evento na Europa (Foto: Reprodução/Instagram)

Teve os bens congelados em um processo de sonegação fiscal movido pela administração de Narendra Modi e chegou a ser proibida de viajar para falar em um congresso de jornalismo na Europa.

‘Chilling Effect’: o que redaçÔes e plataformas podem fazer?

Rana Ayyub, a prêmio Nobel da Paz Maria Ressa, a britânica Carole Cadwalladr e a brasileira Patrícia Campos Mello são algumas das profissionais de imprensa destacadas em estudos internacionais sobre violência de gênero no jornalismo, como a pesquisa The Chilling: global trends in online violence against women journalists, realizada pelo International Center for Journalists com apoio da Unesco.

A primeira edição foi publicada em março de 2021, ouvindo 900 profissionais de 125 países. A pesquisa mostrou que uma em cada dez jornalistas abandonou a função, o emprego ou o próprio jornalismo por causa de ameaças.

E que muitas adotaram a autocensura, com um impacto direto na informação transmitida à sociedade.

Em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a Unesco antecipou dois capítulos da nova edição do estudo, que será publicado este ano.

Um deles formula recomendações para as redações a fim de conter ataques e apoiar as jornalistas que sofrem assédio, enquanto o outro trata de medidas relacionadas às plataformas digitais.

Leia mais

Unesco: o que redaçÔes e Big Techs devem fazer para mitigar violĂȘncia online contra mulheres jornalistas

Unesco Diversidade ViolĂȘncia online mulher jornalista abuso assĂ©dio Big Tech rede social

A quem cabe combater a violĂȘncia online contra jornalistas?

Os autores afirmam que “o ônus de rebater a violência online de gênero está sendo imposto Ă s mulheres jornalistas atacadas, e isso deve mudar”, cobrando ação das empresas jornalísticas, dos governos e das plataformas digitais que “atuam como vetores de abusos”.

No Brasil, a Abraji também documentou a violência de gênero online em uma pesquisa divulgada em março. A análise dos casos demonstrou que os abusos são direcionados sobretudo a mulheres que cobrem política.

Leia mais

Jornalistas polĂ­ticas sĂŁo principal alvo de violĂȘncia online no Brasil, mostra estudo apoiado pela Unesco

Brazilian Journalism

Narrativas estigmatizantes que utilizam agressões verbais com o intuito de hostilizar e descredibilizar jornalistas responderam por 75% dos episódios identificados pela Abraji. E 71,4% dos insultos tiveram origem ou foram repercutidos em ambientes virtuais, como o Twitter.

Cristina Zahar, secretĂĄria-executiva da Abraji, destacou os ataques polĂ­ticos a jornalistas:

RelatĂłrio da Abraji aponta violĂȘncia online contra jornalistas
Cristina Zahar, SecretĂĄria-Executiva da Abraji (foto: LinkedIn)

“Apesar da pandemia e da cobertura de saĂșde ao longo do ano, a maior parte das agressĂ”es desencadeadas pela cobertura jornalĂ­stica estĂĄ ligada a agendas polĂ­ticas e tentativas de impedir o jornalismo de investigar e fiscalizar o Estado.

Mulheres jornalistas que cobrem política foram o alvo principal, como Daniela Lima, ñncora da CNN Brasil, que sofreu oito ataques, e Patricia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, que sofreu cinco.”


Esta matĂ©ria faz parte do Especial MediaTalks Diversidade na MĂ­dia. Leia a edição completa aqui 


MediaTalks Especial Diversidade Equidade InclusĂŁo DEI MĂ­dia jornalismo imprensa

MediaTalks Especial DEI Diversidade InclusĂŁo MĂ­dia apoios