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Em congresso nos EUA, jornalistas do Brasil e dos EUA discutem verificação de fake news no mundo hiperpolarizado

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Sérgio Dávila, diretor da Folha de S.Paulo (segundo á esquerda) foi um dos debatedores (Foto: Patrícia Lim / divulgação Knight Center)

Com o surgimento das mídias sociais e o aumento da polarização política, a verificação de fatos é mais necessária do que nunca, mas também é mais desafiador fazer o público acreditar nela.  

As mídias sociais permitem que a desinformação prolifere rapidamente e, em um ambiente político cada vez mais hiperpartidário, as narrativas que se encaixam em uma agenda política facilmente ganham força, sejam elas verdadeiras ou não. 

“O maior problema na verificação de fatos é o viés de confirmação”, disse Glenn Kessler , chefe de verificação de fatos do jornal The Washington Post. “As pessoas são mais suscetíveis a acreditar apenas em fatos que apóiam suas crenças pré-existentes e descartar o que não confirma seus preconceitos”, diz. 

Kessler foi um dos debatedores do painel “Mentir na política, armar notícias falsas e atacar jornalistas: o que aprendemos até agora e como reagir à infodemia?”,  que fez parte da programação do 24º  Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ) realizado neste fim de semana pelo Knight Center para o Jornalismo nas Américas, na Universidade do Texas. 

O painel foi moderado por Anya Schiffrin , professora sênior e diretora de Tecnologia, Mídia e Comunicações da Escola de Assuntos Públicos e Internacionais da Universidade de Columbia. 

Para Schiffrin, os riscos da hiperpolarização são altos e o jornalismo é mais necessário do que nunca para discernir a verdade:

“Quando há polarização, os jornalistas estão na linha de frente e a verdade está na linha de frente.”

Como a desinformação cresce

Khaya Himmelman delineou dois exemplos recentes de desinformação para ilustrar como ela pode começar pequena e se tornar perigosa. 

Himmelman é uma jornalista de Nova York que escreveu sobre desinformação política para o The Dispatch antes de aceitar um emprego no The Messenger. 

“A desinformação geralmente começa em lugares pequenos e obscuros antes de se tornar viral”, disse Himmelman, descrevendo o caso de dois trabalhadores eleitorais no condado de Fulton, na Geórgia, que foram falsamente acusados ​​de fazer seu trabalho de uma maneira que ajudou Joe Biden a vencer o estado em 2020.

A mentira começou em um site de notícias de direita pouco conhecido Gateway Pundit, mas acabou sendo repetida por Donald Trump em seu agora infame telefonema com o secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensberg. 

Os trabalhadores eleitorais estão processando o Gateway Pundit por difamação. 

O segundo exemplo de Himmelman ilustra como a desinformação pode se espalhar quando há uma emergência e a resposta do governo é tardia, inadequada –  ou ambas. 

No recente descarrilamento de trem em East Palestine, Ohio, Himmelman disse que informações falsas se espalharam rapidamente porque “é muito fácil para os teóricos da conspiração intervir quando os detalhes ainda são obscuros e quando o governo não intervém rapidamente”.

“Os propagadores de desinformação vão tirar proveito deste momento”, disse ela. 

Verificação de fatos em bombas de gasolina?

Também no painel, Bill Adair , o fundador da PolitiFact , professor de Jornalismo e Políticas Públicas na Duke University e diretor do laboratório do Duke Reporter, disse querer encontrar maneiras criativas de levar informações controladas ao público. 

“A verificação de fatos precisa ser revista. Ela não está alcançando as pessoas que mais precisam”, disse Adair. 

Ele acredita que os jornalistas precisam ser criativos sobre como alcançar mais pessoas e sugeriu “verificações de fatos nas bombas de gasolina”, usando as telas que normalmente mostram anúncios enquanto os motoristas enchem seus tanques.

Adair também pensa em usar inteligência artificial para melhorar a verificação de fatos. Mas reconheceu que isso cria um “campo de batalha totalmente novo”, pois também poderia aumentar a disseminação de desinformação. 

“A IA nos ajudará a detectar desinformação e a clonar verificações de fatos e implantá-las onde necessário,”

Existem lacunas significativas na verificação de fatos nos Estados Unidos no nível do governo local. 

Embora indivíduos como Donald Trump tenham sido verificados inúmeras vezes, Adair citou estatísticas de que menos da metade dos governadores dos EUA e apenas 8% dos membros do Congresso e apenas 47 representantes de governos estaduais já haviam sido verificados. 

No Brasil, preocupação com sistema de verificação de fatos estatal 

Fora dos Estados Unidos, os esforços para verificar os fatos dos políticos também criaram relações cada vez mais hostis entre a imprensa e os chefes de estado que ela responsabiliza. 

O painel do ISOJ incluiu Sérgio Dávila , editor-chefe da Folha de S.Paulo, que foi frequentemente alvo de ataques do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Dávila exibiu uma compilação de vídeo de Bolsonaro criticando a cobertura da Folha de S.Paulo e degradando seus jornalistas, e falou sobre como Bolsonaro e seus filhos lideraram uma campanha online de assédio sexual acusando falsamente uma jornalista que escreveu uma cobertura negativa sobre Bolsonaro de trocar sexo por um”furo” de reportagem.

Com Bolsonaro fora do poder, Dávila disse que o recém-eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva é “muito mais respeitoso”. Mas expressou preocupação com as tentativas de Lula de criar um sistema estatal verificador de fatos. 

“Isso é um absurdo; é orwelliano.”

Vários participantes do painel enfatizaram a necessidade de verificar diligentemente as reivindicações provenientes de ambos os lados da divisão política. 

Desde que ele tornou a verificação de fatos um recurso permanente da cobertura do The Washington Post a partir de 2011 para fazer “verificações de declarações discretas de políticos”, Kessler disse que enfrentou críticas tanto da direita quanto da esquerda quando eles não concordaram com as conclusões. 

No futuro, Schiffrin espera ver mais arcos narrativos para verificação de fatos que vão além da verdade e falsidade das próprias alegações e “descobrem sistematicamente quais são as motivações financeiras” subjacentes à disseminação da desinformação. 

Com a campanha eleitoral de 2024 nos EUA já esquentando, a checagem de fatos é mais importante do que nunca.

“As notícias falsas não vão a lugar nenhum, mas há coisas que podemos fazer para nos antecipar a elas”, disse Himmelman.


por Keaton Peters, jornalista e mestrando em Jornalismo na Universiade do Texas. 

Este artigo foi publicado originalmente na LatAm Journalism Review, um projeto do Knight Center Para o jornalismo nas Américas / Universidade do Texas, e é republicado aqui mediante autorização. Todos os direitos reservados à publicação e aos autores.  

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