O BuzzFeed News, segmento de notícias do portal BuzzFeed, é mais um veículo de imprensa que fecha suas portas sob o impacto da crise financeira que abala o setor de mídia até em países desenvolvidos como os EUA.
A notícia foi dada pelo presidente da companhia, Jonah Peretti, em um comunicado interno nesta quinta-feira (20), atribuindo a decisão às dificuldades impostas no setor pela dominância das plataformas digitais “que não estavam dispostas a ajudar o site a sobreviver”.
As notícias são de que 60 postos de trabalhos serão diretamente afetados, e que os cortes podem atingir 15% do total da força de trabalho da holding.
BuzzFeed, estrela da mídia digital que fecha as portas
Algumas dessas posições serão realocadas em outros setores da empresa, incluindo o site HuffPost, que faz parte do grupo e segundo o CEO, é menos dependente das plataformas digitais.
A versão brasileira do BuzzFeed News já havia sido fechada em 2020, em decorrência de dificuldades financeiras que surgiram associadas à pandemia de covid-19. A área de notícias do veículo operou no Brasil por quatro anos.
Criado em 2006, o site BuzzFeed foi reconhecido como um dos exemplos de sucesso da nova era da mídia digital, conseguindo rapidamente sucesso com conteúdo pop, listas e quizzes com alto potencial de viralização.
Poucos anos mais tarde, em 2011, foi criada a divisão jornalística da empresa, que conquistou vários prêmios como o The Sidney Award, o George Polk Award, o National Magazine Award e o The National Press Foundation Award.
O sucesso do jornalismo profissional do BuzzFeed culminou no Pulitzer de 2021, com reportagens sobre direitos humanos na China.
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Fechamento é ‘fim de uma era’
O BuzzFeed não está sozinho entre as estrelas da mídia digital com dificuldades financeiras que levam a cortes e a fechamentos.
No mesmo dia do anúncio, a Insider informou que estava demitindo 10% de sua equipe nos Estados Unidos. Em janeiro, a Vox cortou 7% de sua equipe. O Vice procura um comprador, segundo o New York Times.
No email para a equipe, Peretti disse que investiu demais no Buzzfeed News por causa de seu “amor” por seu trabalho e missão, mas que as plataformas de tecnologia não estavam dispostas a ajudá-lo a sobreviver.
O lamento é o mesmo de marcas tradicionais de mídia que surgiram antes da era digital, e foram igualmente afetadas pela concentração da propaganda nas mãos das plataformas, fazendo com que alguns países legislem para obrigá-las a pagar pelo conteúdo utilizado.
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Mesmo com a diminuição de postos de trabalho, o presidente da empresa adota um tom esperançoso em sua fala.
“Aprendi com esses erros, e a equipe que está avançando também aprendeu com eles.
Sabemos que as mudanças e melhorias que estamos fazendo hoje são passos necessários para a construção de um futuro melhor.”
Quando a decisão se tornou pública, o preço das ações do BuzzFeed caiu mais de 20%, deixando-o com valor de mercado de cerca de US$ 100 milhões. Em 2016, o Buzzfeed valia US$ 1,7 bilhão.
O BuzzFeed abriu o capital por meio de uma fusão com uma empresa de aquisição de propósito específico (SPAC) em dezembro de 2021, e suas ações perderam mais de 91% de seu valor desde então.
A mídia americana vive dias de crise, com demissões em vários veículos. Além do BuzzFeed, integram essa lista veículos como The New York Times, Washington Post, CNN Internacional e Gannett.
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