Londres – O caso parece filme, mas aconteceu como resultado do que aparenta ser uma trama envolvendo dois dos países de maior repressão à imprensa e à liberdade de expressão no mundo, Tailândia e Vietnã.
Thai Van Duong, jornalista e blogueiro vietnamita, saiu de casa em Bangkok e horas depois ficou incomunicável, até ser revelada dois dias depois a notícia de que estava preso em seu país natal, o Vietnã.
No dia 16 de abril, a polícia vietnamita confirmou a prisão de uma pessoa que teria entrado ilegalmente a partir do Laos usando trilhas, e que se apresentou como Duong Van Thai – mas amigos negaram que ele tivesse intenção de deixar a Tailândia e sugerem que ele foi sequestrado.
Jornalista fugiu da repressão no Vietnã
Thai, que tem mais de 119 mil inscritos em seu canal no YouTube, fugiu da repressão do Vietnã em 2018 e se abrigou na Tailândia.
Ele temia por sua vida devido a comentários críticos ao governo vietnamita e aos líderes do Partido Comunista.
Ele foi visto pela última vez por seus vizinhos saindo de sua casa em Bangkok em 13 de abril por volta das 11h.
O blogueiro teria visitado o escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados horas antes de seu desaparecimento, como relatou ao Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ) o jornalista vietnamita Nguyen Van Hai, vencedor do Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa de 2013 da instituição.
Durante o dia, Thai fez transmissões ao vivo no YouTube comentando o julgamento do jornalista vietnamita Nguyen Lan Thang, condenado no dia 12 de abril a seis anos de prisão.
Em seu canal, ele também fez recentemente comentários críticos à política industrial do Vietnã , ao primeiro-ministro Pham Minh Chinh e ao ministro das Finanças.
Na tarde do desaparecimento, ligações e mensagens de texto deixaram de ser atendidas.
Vizinhos e amigos foram até a sua residência e disseram que ele não atendeu a porta.
Amigos de Thai inspecionaram a casa do blogueiro nesta segunda-feira (17) e encontraram objetos que contradizem a ideia de que ele teria ido voluntariamente para o Vietnã via Laos, incluindo documento de identificação, carteira, cartões bancários e laptop.
Seu cartão de refugiado das Nações Unidas, recentemente renovado, também estava na residência.
O blogueiro está detido em uma prisão na província de Ha Tinh, no norte do Vietnã, segundo a mídia estatal do país.
Leia também | Premiada jornalista do Vietnã perde recurso contra pena de 9 anos de prisão por ‘propaganda anti-estado’
Protestos contra o Vietnã
“As autoridades vietnamitas devem libertar imediatamente o jornalista Duong Van Thai e divulgar os detalhes exatos de sua detenção”, disse Shawn Crispin, representante do Comitê de Proteção a Jornalistas no Sudeste Asiático.
“O Vietnã tem um histórico de atacar jornalistas que vivem no exílio.
As autoridades tailandesas devem investigar de forma completa e transparente as circunstâncias de seu desaparecimento em Bangkok e garantir que os membros da imprensa não sejam alvo por causa de seu trabalho”.
O caso de Thai Van Duong repete o roteiro de outro episódio, ocorrido em 2019, quando o blogueiro vietnamita Truong Duy Nhat foi sequestrado na Tailândia.
Ele reapareceu no Vietnã dias depois e acabou condenado a 10 anos de prisão.
Dois conhecidos de Nhat, que falaram com o CPJ sob condição de anonimato devido ao medo de represálias, disseram suspeitar que ele foi sequestrado por agentes vietnamitas que trabalhavam em cooperação com as autoridades tailandesas.
O CPJ contactou a Polícia de Imigração da Tailândia e o Ministério de Segurança Pública do Vietnã pedindo esclarecimentos sobre a situação de Thai Van Duong, mas não recebeu resposta.
175º em liberdade de imprensa
O Vietnã foi listado como um dos piores carcereiros de jornalistas do mundo em levantamento divulgado pelo Comitê em dezembro passado, com o registro de pelo menos 21 profissionais atrás das grades.
O país é governado pelo Partido Comunista, frequentemente criticado por organizações de direitos humanos e de liberdade de expressão pela restrição de direitos civis, de associação, de crença e pela proibição de grupos que desafiem o regime.
O ranking de liberdade da organização Repórteres Sem Fronteiras classifica o Vietnã na 175ª posição entre 180 nações listadas.
Levantamento da ONG também revela que o país é o terceiro que mais prende jornalistas e blogueiros do mundo.
Leia também | 2022, o ano em que o número de jornalistas presos bateu recorde no mundo