O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas lança no dia 8 de maio um curso gratuito e online sobre jornalismo de soluções, aberto a profissionais de mídia e a interessados em aprimorar habilidades de contar histórias usando uma técnica que vem se firmando na imprensa global.
Essa abordagem vai além de narrar os problemas, mostrando como as pessoas tentam resolver situações desafiadoras e o que se pode aprender com seus sucessos e fracassos, explica o jornalista Hugo Balta, instrutor do treinamento.
O programa, em inglês, é dividido em quatro módulos liberados semanalmente, que podem ser assistidos no horário de conveniência dos participantes.
O curso “Jornalismo de soluções: novas formas de elevar suas reportagens e engajar o público” foi desenvolvido em conjunto pelo Centro Knight e pela Solutions Journalism Network, organização destinada a promover a adoção desse tipo de narrativa na mídia.
Hugo Balta, que apresenta o treinamento, é um veterano jornalista com mais de 30 anos de experiência e chefiou redações em vários mercados e plataformas, incluindo The Chicago Reporter, PBS Station de Chicago (WTTW) e Telemundo New York.
Ele é professor adjunto no Columbia College Chicago e editor do Illinois Latino News.
Foco no que o jornalismo costuma deixar de fora
Segundo o instrutor, a adoção do jornalismo de soluções funciona como um instrumento para a construção de um mundo mais igualitário e sustentável.
Para ele, o jornalismo de soluções “constrói relações de confiança com o público, aumentando o engajamento e a lealdade.
“Jornalismo de soluções” é uma mudança global no jornalismo, com foco no que as reportagens muitas vezes deixam de fora.”
Balta irá dissipar equívocos comuns sobre o jornalismo de soluções e dará aos alunos insights sobre como essa forma de contar histórias pode ser aplicada a diversos temas e tipos de mídia, como impressa, online e radiodifusão.
O curso conta com palestrantes convidadas: a singapurense Kavita Chandran, consultora de conteúdo e professora de jornalismo; a indiana Swati Sanyal Tarafdar, formadora em jornalismo de soluções pela SJN; e a jornalista nigeriana Health Watch.
Quem assistir as aulas ao vivo poderá interagir com outros alunos e fazer perguntas ao instrutor.
Leia também | Entrevista | Rosental Alves analisa cobertura das mudanças climáticas e aponta caminhos para o jornalismo
O programa do curso
No primeiro módulo, os alunos conhecerão o conceito e os fundamentos do jornalismo de soluções.
No segundo, Balta apresentará as metodologias do jornalismo de soluções e ensinará como aplicá-las em vários tipos de cobertura.
No módulo 3, os temas centrais são a organização e a construção narrativa das matérias a partir do ponto de vista de soluções.
No módulo de encerramento, aprende-se a trazer o “jornalismo de soluções” para o dia a dia, desde a ideia da reportagem até sua execução.
As inscrições podem ser realizadas na plataforma de cursos do Knight Center.
Leia também | Dia da Terra: tem solução para a crise da mudança climática? Fotos premiadas provam que sim
Leia também | Dia da Terra: tem solução para a crise da mudança climática? Fotos premiadas provam que sim