Londres – A coroação do rei Charles III e da rainha Camilla, neste sábado, está atraindo para o centro de Londres gente corajosa que montou barracas para garantir a melhor vista do trajeto entre o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster, em um misto de idolatria e diversão, como mostram as fotos.
Embora pesquisas indiquem que o interesse em acompanhar os festejos esteja baixo, a regra não vale para aqueles que idolatram a monarquia e fazem questão de exibir a adoração por meio de roupas, coroas improvisadas e faixas de apoio ao rei Charles III.
Na tarde desta quinta-feira, eles viraram atração turística no Mall, a avenida que dá acesso ao Palácio real. Fotografados por curiosos e entrevistados pela imprensa, os monarquistas de carteirinha desafiam o vento frio e o desconforto para exibir seu apoio ao novo rei.
Os mais fanáticos, que passaram a madrugada desta quarta-feira no local, puderam ver o ensaio do desfile da coroação, que incluiu a passagem da carruagem dourada que será usada no cortejo deste sábado.
À luz do dia, a pompa deu lugar à descontração.
Sob olhares atentos de policiais que entraram em estado de alerta máximo depois que um homem jogou cartuchos de explosivos pelas grades do Palácio, os admiradores do rei Charles e da rainha Camilla decoraram seus acampamentos e se fantasiaram para saudar o novo monarca.
The Mall, a avenida que dá acesso ao Palácio de Buckingham, foi isolada e decorada com bandeiras da Inglaterra e dos países que fazem parte da Commonwealth, como a Jamaica.
Os mais fanáticos chegaram cedo e conseguiram lugar perto do Palácio para ver o cortejo passar na ida e na volta da Abadia de Westminster.
A procissão será menor do que a que foi realizada na coroação da rainha Elizabeth, em 1953, permitindo controlar melhor a segurança e evitar manifestações contrárias à monarquia.
A espera ainda vai ser longa. O grupo de pessoas de várias idades que já estava a postos nesta quarta-feira (3) terá que aguardar três dias até a passagem do rei Charles e da rainha Camilla.
Alguns fizeram superproduções, como esta senhora de coroa e avental que usou um carrinho de bebê para acomodar imagens do rei Charles III e da rainha Elizabeth II.
Pessoas de mais idade são as mais entrevistadas por jornalistas do mundo inteiro credenciados para cobrir a coroação do rei Charles III, algumas tendo presenciado a coroação de Elizabeth II.
Alguns monarquistas menos entusiasmados não tiveram fôlego para encarar o acampamento, mas se enfeitaram para tirar fotos com o Palácio ao fundo e registrar o momento histórico.
Há também os que aproveitam a homenagem para ganhar algum dinheiro, como este homem vestido com a bandeira da Inglaterra que aceitava doações para quem quisesse tirar fotos.
E deu certo.
Cultivando uma geração de futuros monarquistas, os pais preparam um acampamento com barraca em forma de castelo e um mini-Charles III pegando sol.
A rainha Elizabeth II não foi esquecida. Um totem com a imagem sorridente da monarca que morreu em setembro de 2022 lembra: “este é o meu garoto”.
Outros preferiram homenagear Charles III e Camilla, que no sábado passarão ao vivo pela avenida saudando de perto os que fizeram o sacrifício de aguardar a parada da coroação.
Leia também | Charles III: Um novo rei para uma velha monarquia em um mundo transformado