Londres – Uma criança atormentada com a escola rigorosa, um jovem tímido e simpático e um adulto egocêntrico e frio no casamento com Diana: assim Charles III, rei da Inglaterra, foi retratado na série The Crown da Netflix, que conta a trajetória da rainha Elizabeth II desde o seu casamento em 1947 ao início dos anos 2000.

O rei da Inglaterra disse durante um evento na Escócia em 2022 : “Não estou nem perto de como me retrataram na Netflix”. Um dos episódios mais controversos foi exibido na quinta temporada: Charles teria se encontrado com o então primeiro-ministro, John Major, para falar da possível abdicação da mãe como forma de modernizar a monarquia. 

Major negou a conversa, mas historiadores e os próprios registros na imprensa indicam que os fatos retratados na série não são tão distantes assim da realidade, incluindo o relacionamento com Camilla Parker-Bowels. 

Em The Crown, Netflix recriou vida do agora rei Charles III

Este vídeo mostra cenas do rei Charles III em todas as temporadas da série the Crown da Netflix.

Em uma delas, a mãe diz que ele jamais poderia se divorciar se quisesse ser rei – algo que a história acabou transformando e neste sábado Camilla foi coroada rainha. 

Veja como o rei aparece ao longo da série 

Nas duas primeiras temporadas, a série recria o casamento da jovem Elizabeth com Philip Moutbatten, o nascimento dos dois primeiros filhos do casal, o príncipe Charles e a princesa Anne, a coroação aos 25 anos de idade após a morte do rei George VI e os primeiros anos do reinado.

Na segunda temporada, um dos episódios representa uma discussão da rainha Elizabeth com o marido Philip sobre a escola que o filho mais velho iria cursar.

O pai queria que ele fosse para a rigorosa Gordonstoun, na Escócia e não para o Eton College, perto do castelo de Windsor, como preferia a mãe e o próprio Charles.

 Ela cede, mas diz que Philip é quem deve comunicar ao filho a decisão.

Charles e pai conversando sobre a ida para escola The Crown Netflix
The Crown / Reprodução Netflix

Nesta cena, Philip entrega ao filho a camisa que usou em Gordonstoun, onde ele também havia estudado. 

Philip entrega a Charles a camisa da escola The Crown Netflix
The Crown / Reprodução Netflix

O roteiro da série da Netflix mostra que Charles não se adapta ao currículo rigoroso e atividades de Gordonstoun.

Charles cai na lama durante atividade física The Crown Netflix
The Crown / Reprodução Netflix

No dia de um evento escolar ele desaparece e seu segurança o encontra chorando.

Charles chorando na escola The Crown Netflix
The Crown / Reprodução Netflix

A série mostra então o príncipe Philip levando Charles para casa e o advertindo por ser “extremamente fraco”. 

Charles na escola
The Crown / Reproudção Netflix

Charles e o encontro com Camilla

O personagem de Charles começa ter uma maior participação a partir da terceira temporada, que abrange o final da década de 1960 e início da década de 1970. Charles se torna príncipe de Gales em 1º de julho de 1969, coroado pela mãe. 

Charles coroação príncipe de Gales The Crown Netflix
The Crown / Reprodução Netflix

Nessa temporada também tem início do caso de amor entre Camilla Shand (que se torna Parker Bowles) e Charles.

Mas o relacionamento deles é impedido pela família real porque ela não tinha origens nobres e não era virgem. 

Charles beijando Camilla The Crown Netflix
The Crown / Reprodução Netflix

Com a desaprovação do relacionamento com Camilla, ele busca uma ‘princesa ideal’ e conhece a jovem Diana, enquanto cortejava a irmã mais velha dela.

Casamento e traição

O encontro, o noivado e o casamento do príncipe de Gales com Diana Spencer são retratados na quarta temporada da série The Crown.

O programa mostra sem retoques a vida infeliz levada por Diana e mostra que Charles ainda continuava ligado à Camilla. 

Charles e Diana noivado The Crown Netflix
The Crown / Reprodução Netflix

De acordo com a série, Charles começa a se ressentir da popularidade de Diana, que diante do público se destaca pela beleza e carisma, fazendo a alegria dos fotógrafos. 

Princesa Diana série Netflix
Reprodução Netflix

Na interpretação do ator Josh O’Connor – que ganhou alguns prêmios, entre eles o Golden Globe Awards, como melhor ator de série de TV -, o primogênito da rainha Elizabeth é retratado como imaturo, egoísta e um homem que despreza a esposa.

A série The Crown retrata o casamento como uma relação puramente protocolar para Charles.

É mais um dos episódios da vida do rei cuja representação é coerente com reportagens e depoimentos, como os da própria Diana.

Charles e Diana dançando The Crown Netflix
The Crown / Reprodução Netflix

Em uma cena, Diana descobre que Charles tem um caso com Camilla e eles brigam.

Charles e Diana brigando The Crown Netflix
The Crown / Reprodução Netflix

A quinta e última temporada da série The Crown da Netflix destaca a reação tensa da família real com a imprensa sensacionalista britânica durante a década de 1990, principalmente por causa dos dramas conjugais dos filhos mais velhos da rainha Elizabeth II.

O vazamento de uma conversa telefônica entre Charles e Camilla vira um grande escândalo para o príncipe Charles, agora representado por Dominic West.

Charles ao telefone The Crown Netflix
The Crown / Reprodução Netflix

A série mostra como teria sido por dentro o casamento de fachada.

E retrata como a princesa Diana conquista a simpatia dos ingleses após Charles confessar em uma entrevista que a traiu com Camilla. 

Charles brigando com Diana The Crown Netflix
The Crown / Reprodução Netflix

A temporada mostra ainda os bastidores da célebre entrevista dada por Diana ao programa Panorama da BBC, que depois viria a ser alvo de uma crise porque foram usados documentos forjados para convencer a princesa a falar. 

Após a entrevista,  a rainha Elizabeth escreve para Charles e Diana aconselhando-os a se divorciar. 

A continuidade do romance entre Charles e Camilla também é retratada na quinta temporada de The Crown. 

Os conflitos dentro do Palácio de Buckingham e a ambição de Charles se tornar rei respingam em John Major, o novo primeiro-ministro após a renúncia de Margaret Thatcher.

O episódio que causou mais polêmica na quinta temporada foi o primeiro, em que o príncipe Charles interrompe uma viagem à Itália que era para ser uma segunda lua-de-mel com Diana, ainda em uma tentativa de salvar o casamento, para se encontrar com o primeiro-ministro. 

O motivo foi uma reportagem publicada pelo jornal Sunday Times sobre uma tendência do público de aprovar uma abdicação de Elizabeth II. Segundo o roteiro, Charles teria discutido a possibilidade com Major. 

Reprodução Netflix

Após as críticas que começaram antes mesmo de a temporada ir ao ar, uma porta-voz da Netflix disse:

“The Crown sempre foi apresentado como um drama baseado em eventos históricos.

A quinta série é uma dramatização fictícia, imaginando o que poderia ter acontecido a portas fechadas durante uma década significativa para a família real – uma década que já foi examinada e bem documentada por jornalistas, biógrafos e historiadores.”

A sexta temporada ainda não saiu, mas deve abordar o evento mais trágico para a imagem do rei Charles: a morte da princesa Diana em um acidente de automóvel em 1997, que derrubou a popularidade do ex-marido e da monarquia.