MediaTalks em UOL

‘Kidinfluencers’: estudo aponta riscos do marketing infantil nas redes e pede regulamentação

A cultura 'Kidfluencer' está prejudicando as crianças de várias maneiras - e não há regulamentação específica

Pixie Curtis, kidfluencer / Reprodução Instagram

Os pais compartilham o conteúdo de seus filhos nas redes sociais por inúmeras razões, inclusive para se conectar com amigos e familiares e buscar validação ou apoio.

No entanto, alguns pais também fazem isso para obter ganhos comerciais. Eles gerenciam seus filhos como ‘influenciadores’ de mídia social, permitindo que trabalhem com marcas para comercializar produtos destinados a outras crianças e também a adultos.

O último relatório provisório da Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores para o Inquérito de Serviços de Plataformas Digitais identificou as principais questões relevantes para os influenciadores infantis, incluindo problemas como privacidade e possível exploração do trabalho infantil.

Uma pesquisa que realizamos, publicada no M/C Journal, examinou como a cultura do ‘kidfluencer’ abre as portas para uma possível exploração infantil e uma série de outras consequências. 

Há uma clara necessidade de regulamentação neste espaço – e alcançá-la exigirá um esforço coletivo.

YouTube, a babá mais popular do mundo

Falando à Forbes em 2019, Eyal Baumel, o executivo-chefe da Yoola (uma empresa de administração que também gerencia estrelas infantis digitais), descreveu o YouTube como “a babá mais popular do mundo”.

Desde então, a pandemia da covid-19 provocou um aumento no tempo de tela para crianças, e elas estão comercializando brinquedos nas redes sociais, bem como outros produtos normalmente direcionados a adultos.

Linhas de produtos para crianças são um grande negócio. Em 2021, uma projeção estimou que o mercado global de brinquedos crescerá de US$ 141 bilhões para US$ 230,6 bilhões até 2028.

Passou a ser cada vez mais comum ver os influenciadores infantis do YouTube comercializando brinquedos para outras crianças por meio de “avaliações” desses produtos.  

Mas esses vídeos não são iguais às análises de produtos tradicionais. Eles combinam elementos de três gênero de conteúdo: resenhas, conteúdo de marca e entretenimento.

Os canais de resenhas de brinquedos mais populares têm milhões de assinantes, e seus anfitriões estão entre os que mais ganham dinheiro no YouTube.

Ryan’s World é provavelmente o canal mais conhecido desse gênero. Estimativas conservadoras sugerem que a família de Ryan Kanji, de 10 anos, ganha cerca de US$ 25 milhões por ano.

Instakids em alta nas redes sociais 

Além do YouTube (agora mais popular entre as crianças do que a televisão ), um número significativo de crianças e adolescentes também passa muito tempo no Instagram.

De acordo com um relatório de 2021 da organização de proteção à criança Thorn, cerca de 40% das crianças menores de 13 anos (de cerca de 750 entrevistados) disseram que usaram o Instagram em algum momento. 

Isso ocorre apesar da plataforma ser apenas para pessoas com 13 anos ou mais.

Para nossa pesquisa, analisamos as contas do Instagram de dois irmãos influenciadores australianos para entender melhor a natureza do marketing de criança para criança em 2023.

Pixie Curtis, de 11 anos, abriu sua loja de brinquedos online Pixie’s Pix durante a pandemia, quando as vendas de brinquedos aumentaram globalmente.

Isso ocorreu após o sucesso inicial na venda de laços de cabelo por meio da Pixie’s Bows, um negócio administrado por sua mãe, a empresária de relações públicas e personalidade de reality show Roxy Jacenko.

O Instagram de Pixie (que tem cerca de 136 mil seguidores) e o de seu irmão Hunter (20 mil seguidores) têm sido usados para promover os brinquedos Pix da Pixie, bem como outras marcas e produtos.

E embora Pixie tenha se “aposentado” recentemente do negócio de lojas de brinquedos, ela continua a promover produtos, incluindo sua linha original de laços de cabelo e produtos de beleza e cuidados com a pele de outras marcas.

Nossa pesquisa identifica as principais áreas de preocupação:

a falta de privacidade online para os ‘kidfluencers’ (que têm muitos aspectos de suas vidas divulgados nas redes sociais)

a mercantilização das crianças e a viabilização de uma cultura voltada para a venda de produtos e serviços para elas.

o marketing de gênero de brinquedos, com  maior foco na aparência para meninas (o que pode ser prejudicial para sua auto-estima)

o marketing “furtivo” de brinquedos e outros produtos por meio de anúncios publicitários

Regulamentação das crianças nas redes sociais pelo mundo

Até agora, o governo francês parece ser o único que tomou medidas tangíveis para regular o trabalho de influenciadores infantis nas redes sociais.

De acordo com a lei francesa, crianças com menos de 16 anos só podem trabalhar nas redes sociais em horários limitados e seus rendimentos devem ser protegidos em uma conta cujos recursos só ficarão acessíveis quando eles completarem 16 anos.

A França também está considerando uma legislação para regulamentar o ‘sharenting’ – uma junção de compartilhamento e parentalidade que descreve a prática de postar consistentemente conteúdo sobre as crianças nas redes sociais.

Nos EUA, a Lei Coogan (em homenagem à estrela infantil Jackie Coogan) foi sancionada em 1939 para regulamentar o trabalho infantil na indústria do entretenimento, mas nenhuma lei equivalente foi promulgada para estrelas infantis de mídia social.

No entanto, os problemas em torno do ‘kidfluence’ estão começando a ganhar atenção em todo o mundo.

No ano passado, um relatório da Câmara dos Comuns do Reino Unido investigou as implicações de influenciadores visando crianças em anúncios publicitários, especialmente aqueles que fornecem pouca ou nenhuma divulgação de que a postagem é um anúncio.

O comitê fez várias recomendações, incluindo a promoção da alfabetização de mídia social dos jovens, o desenvolvimento de um código de conduta para o marketing de influenciadores e o fortalecimento dos poderes da Autoridade de Padrões de Publicidade e da Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido.

Como resultado, o Departamento de Educação do Reino Unido está agora “aberto a explorar formas legislativas de melhorar a proteção do emprego para influenciadores infantis”.

As consequências adversas da regulamentação

Em janeiro, a Meta (empresa controladora do Facebook e do Instagram ) realizou seu primeiro Summit on Youth Safety and Wellbeing .

A empresa parece tentar tomar a dianteira, enquanto os reguladores continuam a examinar as plataformas sobre questões relevantes para o uso de mídia social pelos jovens.

Mas regular a atuação dos  ‘kidfluenceres’ não será fácil. Em março, o estado americano de Utah introduziu leis para impedir que crianças menores de 18 anos tenham acesso às redes sociais sem o consentimento explícito dos pais – mas os críticos apontaram as possíveis consequências negativas.

Os adolescentes usam a mídia social para conexões importantes, inclusive com amigos e grupos de apoio online.

Adolescentes vulneráveis podem ficar isolados sem o apoio online de seus colegas. Além disso, as redes sociais proporcionam às crianças uma sensação de prazer e identidade. Tirar isso pode fazer mais mal do que bem.

Mais trabalho é necessário para determinar como seria uma regulamentação eficaz.

Embora os pais e educadores tenham um papel a desempenhar para aumentar a alfabetização das crianças nas redes sociais, as plataformas digitais e as empresas também devem intensificar seus esforços. 


Sobre as autoras

Catherine Jane Archer – Pesquisadora e professora sênior especializada em mídias sociais e comunicação estratégica na Edith Cowan University. Suas pesquisas incluem mídias sociais, relacionadas à família e saúde, com foco complementar nas relações e ética de influenciadores de mídias sociais.

Kate Delmo – Palestrante sênior e Chefe da disciplina de Comunicação Estratégica da Universidade de Tecnologia de Sydney (UTS). Suas pesquisas exploram a interseção entre dados, tecnologia e pessoas, com foco em influenciadores digitais, alfabetização em mídia social e resiliência a riscos de desastres, além de riscos organizacionais, problemas e comunicação de crises.


Este artigo foi publicado no The Conversation e republicado no MediaTalks sob licença Creative Commons .


Sair da versão mobile