Londres – O frenesi que tomou conta do Reino Unido nos últimos dois dias, em que o príncipe Harry presta depoimento como testemunha na Suprema em julgamento de seu processo contra o Mirror Group Newspapers, está levando a imprensa britânica a esbanjar criatividade para ganhar a guerra por audiência e cliques. 

Uma das principais emissoras do país, a Sky News, chegou ao extremo de criar uma simulação do príncipe Harry no tribunal, uma ideia que dividiu opiniões e virou alvo de memes nas redes sociais. 

Como as sessões não podem ser filmadas, um ator foi escalado para reproduzir no estúdio as falas de Harry durante seu depoimento, que são registradas por jornalistas credenciados para cobrir a sessão.

Depoimento de Harry quebra tradição

O processo do príncipe Harry levou-o a se tornar o primeiro integrante do núcleo da família real britânica a prestar depoimento como testemunha em um julgamento em 132 anos de história. 

Sessões judiciais não podem ser filmadas nem fotografadas no país, exceto em alguns trechos autorizados. O registro visual é feito apenas por desenhistas, uma tradição que não foi ainda modernizada.

Ruivo e de barba, ator escolhido pela Sky para driblar a falta de imagens lembra fisicamente o duque de Sussex, mas não a ponto de ser confundido. Há uma tarja informando que trata-se de uma reconstituição. 

Ele usa roupa parecida com a que Harry estava usando ao entrar no tribunal na terça-feira (terno azul e gravata vinho), e reproduz as falas integralmente.

A estrutura corporal e o tom de voz são parecidos com os do príncipe Harry, bem como a expressão tensa e sombria que ele utiliza ao falar do assédio da imprensa sensacionalista. Mas o sósia tem mais cabelos. 

A novidade apareceu na noite de terça-feira, em um programa especial analisando o caso judicial na Sky News, apresentado por Jonathan Samuels. Ele disse:

“Não há câmeras e nem gravações no tribunal, então aqui na Sky News vamos mostrar o que o duque disse, dublado por um ator.”

O Harry da Sky é interpretado por Laurence Dobiesz, que já foi figurante em Sherlock Holmes: A Game Of Shadows e também participou de Outlander e Testament Of Youth.

Dobiesz está tendo o papel de sua vida. A Sky prometeu que ele seguirá no ar durante toda a semana reproduzindo os trechos mais importantes do depoimento. 

Mas nem todos gostaram da ideia. Comentários nas redes sociais variam de risadas a críticas colocando em questão a qualidade do jornalismo da rede. 

“Constrangedor. Deveria ser jornalismo, não teatro amador”.

“A reconstrução com um sósia do Príncipe Harry é francamente mais do que um pouco estranho. Parece algo que o [tabloide] Daily Star faria, e não a Sky News.”

Que inferno à moda de Shakespeare ??? pensei que fosse um canal de notícias!

Príncipe Harry x Daily Mirror 

O príncipe Harry tenta comprovar que o tabloide Daily Mirror fez reportagens que afetaram sua saúde mental e seus relacionamentos com base em práticas ilegais como escutas telefônicas e contratação de detetives particulares. 

O príncipe vem mantendo junto com a mulher, Meghan, uma verdadeira guerra com a imprensa, sobretudo os tabloides sensacionalistas acusados de terem sido parcialmente responsáveis pela decisão de deixarem o Reino Unido para viver nos EUA – onde também são alvo de perseguição de fotógrafos de celebridades.