O Centro Knight para Jornalismo nas Américas dá início nesta segunda-feira (12) a um novo curso de jornalismo investigativo, destinado a ensinar técnicas avançadas de apuração de “rastros digitais” para reportagens.

O programa “Investigações digitais avançadas: Como repórteres podem se aprofundar em informações e fontes online” irá acontecer de 12 de junho a 16 de julho de 2023, em módulos semanais. 

O curso é ministrado pelos jornalistas Craig Silverman (ProPublica) e Jane Lytvynenko (ex-BuzzFeed News). Os participantes aprenderão a investigar perfis nas redes sociais, anúncios, apps de mensagens, imagens e vídeos, bem como a organizar os dados.

Ao contrário da maioria das formações do Centro Knight, que são cursos massivos online abertos (MOOCs), esta edição é um grande curso online (BOC, em inglês), com menor número de participantes e inscrições pagas. 

Segundo o Centro Knight, a opção por este formato é para permitir mais interação entre os alunos e os professores e para a discussão mais avançada e aprofundada dos assuntos.

As inscrições custam US$ 95 (R$ 462 ) e podem ser feitas pelo site do Knight Center. As vagas são limitadas.

A programação do curso de jornalismo investigativo digital está separada em cinco módulos, um por semana, divididos em:

  • Módulo 1: Análise das melhores práticas para monitorar e coletar todas as informações digitais que você escolheu, incluindo o uso de ferramentas selecionadas para arquivar conteúdo.
  • Módulo 2: Como encontrar fontes nas mídias sociais e no aplicativo de mensagens Telegram.
  • Módulo 3: Como analisar material visual e analisar geolocalização e verificação de imagens.
  • Módulo 4: Como analisar o conteúdo, a infraestrutura e as conexões de um site.
  • Módulo 5: A investigação de anúncios digitais, incluindo os rastros de dinheiro por trás deles. 

O curso é assíncrono, podendo ser acessado a qualquer hora, necessitando apenas de uma conexão com a internet, navegador Chrome ou Firefox e contas no Facebook, Twitter, Telegram e Instagram.

Ao longo das aulas, participantes também serão orientados a utilizar uma série de ferramentas digitais disponíveis. Ao final do treinamento, será concedido um certificado de participação.

Curso será orientado por jornalistas da ProPublica e ex-BuzzFeed News

Os apresentadores do curso, Craig Silverman e Jane Lytvynenko, possuem carreiras de destaque em veículos como ProPublica e BuzzFeed News, com trabalhos de jornalismo investigativo em diversas frentes do mundo digital.

craig silverman e jane lytvynenko
Craig Silverman (esq.) e Jane Lytvynenko (dir) (Foto: Acervo Pessoal/Reprodução/ Wikimedia Commons/CC)

Jornalista e autor premiado, Silverman é repórter da ProPublica que investiga votações, plataformas, desinformação e manipulação online.

Especialista em desinformação online, notícias falsas e investigações digitais, o jornalista também é o atual editor da série do Manual de Verificação do European Journalism Centre e autor da newsletter Digital Investigations.

Repórter freelancer, Lytvynenko concentra suas coberturas recentes na guerra da Rússia contra a Ucrânia, bem como assuntos ligados à tecnologia, desinformação e redes sociais.

Especialista em pesquisa e reportagens sobre desinformação, a jornalista teve passagens como pesquisadora sênior no Tech and Social Change Project no Shorenstein Center da Universidade Harvard.

Os dois já ministraram outros dois cursos do Centro Knight — o primeiro, um programa aberto em 2020, teve 6 mil inscrições em 155 países. Já o segundo, um curso fechado voltado para jornalismo investigativo em redes sociais, teve 500 participantes.