Londres – Fotografias de animais em plena natureza, de paisagens que retratem o patrimônio natural do país ou registros que alertem para a necessidade de preservação ambiental podem concorrer a prêmios na etapa Brasil da 11ª edição do concurso Wiki Loves Earth. As inscrições são gratuitas e vão até 1º de agosto.
O prêmio é organizado pela Fundação Wikimedia com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos. As imagens selecionadas passarão a fazer parte do acervo da enciclopédia online, para serem usadas por qualquer internauta do mundo gratuitamente.
Em 2022, o vencedor da etapa Brasil foi Alan Glauco, com a imagem de um sapo cururuzinho (Rhinella hoogmoedi) segurando uma folha. A foto foi captada na Reserva Particular do Patrimônio Natural Salto Morato, no Paraná.
Prêmio de fotos de natureza é dividido em três categorias
O concurso Wiki Loves Earth terá este ano a participação de cerca de 51 países, incluindo o Brasil. A competição é dividida em três categorias: paisagens, animais na natureza e destruição do planeta.
As fotos devem ser feitas em locais indicados pela Wikipédia, em uma lista no site. O objetivo é aproveitar o concurso para incluir na enciclopédia registros visuais que ainda não existem no acervo ou mais imagens de certos temas com grande interesse dos internautas.
Os jurados da etapa Brasil vão selecionar um total de 15 fotografias para participarem da etapa internacional. O vencedor geral ganha como prêmio uma expedição fotográfica em território nacional, e os outros selecionados um voucher.
Para consultar os patrimônios naturais do país e fazer a inscrição para o concurso, basta entrar no site do Wiki Loves Earth.
Confira os vencedores da etapa Brasil do prêmio em 2022.
Animais na natureza: destaques na etapa Brasil 2022
As fotos vencedoras da etapa brasileira do concurso no ano passado mostraram animais em áreas de proteção ambiental e em reservas naturais, incluindo aves, sapos, bicho-preguiça e jacaré.
A foto de Isabela Neves Parazzolo foi feita na Estação Ecológica de Itirapina, localizada entre os municípios de Itirapina e Brotas, em São Paulo, e mostra um pássaro alimentando os filhotes.
O detalhe do olho de um sapo de chifres (Proceratophrys boiei) foi o registro de João Burini feito no Parque Estadual Carlos Botelho, área protegida na região do estado de São Paulo, entre os municípios de Capão Bonito, Sete Barras e São Miguel Arcanjo.
Dois colibris-de-leque-verde-oriental (Lophornis chlybeus) voavam na área de proteção ambiental Quilombos do Médio Ribeira, localizada entre Barra do Turvo, Eldorado e Iporanga, no estado de São Paulo. O fotógrafo Thomas Fuhrmann registrou o momento.
Thaís Shepard fotografou uma preguiça-de-bentinho (Bradypus tridactylus) comendo os frutos da embaúba, na área de Proteção Ambiental Tarumã-Ponta Negra, em Manaus.
Uma garoupa repousa sobre uma rocha no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, em Pernambuco. O registro foi feito por João Paulo Marques D’Andretta e foi uma das imagens selecionadas em 2022.
O detalhe da cabeça de um jacaré, fotografado por Danilo Gomes, ficou entre as 10 vencedoras na etapa Brasil do concurso. A foto foi produzida no Parque Natural Municipal Chico Mendes, no Rio de Janeiro.
Uma bela imagem de uma revoada de guarás com a lua ao fundo, capturada por Denise Berriel Joaquim Taveira, é uma das fotografias de animais na natureza premiadas na etapa brasileira do Wiki Loves Earth 2022.
A foto foi produzida na área de proteção ambiental Delta do Parnaíba, que abrange três estados do Nordeste: Piauí, Maranhão e Ceará.
Pedro Fatore registrou tucanos no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado no nordeste do estado de Goiás. O local é uma unidade de conservação da natureza e foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2001.
Leia também | Um show de natureza nas fotos premiadas pela Organização Mundial de Fotografia em 2023
Animais selvagens e exóticos entre os ganhadores da etapa internacional
A foto mostra o exato momento que um camaleão captura uma mosca no Parque Nacional Kapıçam, na Turquia.
Dois cavalos da raça Garrano, que está em extinção, foram fotografados no Parque Nacional Peneda-Gerês, em Portugal.
Um cavalo-marinho (Hippocamapus denise) com menos de 3 cm, apelidado de ‘Papai Noel pigmeu’, camuflado entre os corais foi a imagem capturada em Raja Ampat, na Indonésia, por Ayub Mooduto.
Uma foto em close de uma vespa cuco ou vespa esmeralda (Chrysididae) destaca as cores metálicas de seu corpo. O registro foi feito em um prado do dique de Elb, na Reserva Natural de Wittenberge-Rühstädter Elbniederung, na Alemanha, por Sven Damerow.
A fotografia mostra um cavalo-marinho e um verme do leque (fan worm), no Mar Piccolo, perto de Taranto, na Itália. A junção dos dois criou uma bonita imagem de autoriza do fotógrafo Roberto Strafella.
O fotógrafo Norberto Esteves encontrou uma dupla de ibex empoleirada em uma rocha coberta de neve, no Parque Nacional de Peneda-Gerês, área protegida de Portugal.
O Sturt National Park, na Austrália, abriga pelo menos 31 espécies de mamíferos, incluindo cangurus vermelhos como os registrados na foto de PortMart186, que passou a integrar a biblioteca de imagens Wikimedia Commons.
As fotografias do concurso Wiki Loves Earth 2022 foram divulgadas pela Wikimedia Commons.
Leia também | ‘Briga de casal’ alado vence concurso europeu de fotos de natureza; veja as melhores imagens