O cardápio das aves que vivem soltas na natureza é bem mais variado do que o das que comem ração em gaiolas, como mostra a seleção das 100 melhores fotos de pássaros do ano feita pela National Audubon Society, entidade não-governamental americana de conservação da natureza.
O vencedor do prêmio anual de fotos de pássaros foi o canadense Liron Gertsman, com um flagrante de um casal de pombos-das-rochas durante o ritual de acasalamento em White Rock, no Canadá.
Fotos de pássaros na busca pela comida são destaque na competição
Não se sabe se antes da cena de amor o casal desfrutou de um jantar romântico. Mas entre os 100 melhores registros escolhidos pelo júri do concurso de fotos de pássaros, que teve 2,2 mil trabalhos inscritos, estão fotos que mostram a gula dos alados e a diversidade de suas preferências gastronômicas.
Uma delas foi feita pelo canadense vencedor do grande prêmio. Gertsman retratou um American Dipper (Melro-d’água mexicano, ou Ouzel d’água) voando sobre a água e segurando larvas com o bico em uma praia coberta de neve em Central Okanagan, Canadá.
Verdin pousado no cacto, por Linda Scher, Estados Unidos
A vencedora da categoria ‘Plantas e pássaros’ do concurso de fotos de aves fez um registro de um verdin (chapim de face dourada) com uma lagarta no bico em Sweetwater Wetlands, no Arizona (EUA).
Papa-moscas e a mariposa, por Linda Scher, EUA
Sher teve outra imagem “gastronômica” selecionada entre as finalistas. A foto mostra um papa-moscas-de-barriga-dourada no San Jorge Eco Lodge (Equador), empoleirado em um galho coberto de musgo deliciando-se com uma azarada mariposa no bico.
Frutos, insetos, peixes e até uma carcaça: qual é a melhor refeição?
Além das imagens premiadas, as 100 fotos finalistas mostram momentos de caça e de degustação de frutos apetitosos, insetos, peixes e até restos de um elefante marinho, que pode não parecer saboroso para que não é fã e de carne mal-passada mas é uma iguaria para mandriões. Confira.
Picoteiro-americano, por Kevin Lohman, Estados Unidos
O picoteiro-americano (Cedar Waxwing) foi fotografado pousado em um galho de um arbusto da espécie cotoneáster-das-pedras no momento em que se preparava para degustar um fruto vermelho em Santa Cruz, Califórnia.
Pato carolino, por Matthew Hall, Canadá
Um pato carolino (Wood duck) sentado em um galho de uma espécie parente da macieira cheia de frutos foi uma das fotos de pássaros finalistas do Audubon Photography Awards. O registro foi feito em Littleton, Colorado.
Garça-vermelha, por Nathan Arnold, Estados Unidos
O fotógrafo amador capturou a imagem de uma garça-vermelha nas águas rasas de San Carlos Bay, na Bunche Beach Preserve, Flórida (EUA), com as asas abertas pegando um pequeno peixe com seu enorme bico.
Andorinhas-do-mar, por Ashrith Kandula, Estados Unidos
A foto mostra o balé de quatro andorinhas-do-mar em Bolsa Chica State Beach (Califórnia), uma delas com um peixe no bico.
Águia careca, por William Pully, Estados Unidos
A águia careca faz um malabarismo durante o voo para não perder seu peixe em Darlingston, Maryland (EUA).
Garça azul, por Dale Robert, Estados Unidos
Uma garça-real de perfil com um peixinho perfeitamente enquadrado no bico em Cohoes, Nova York, foi uma das fotos de pássaros finalistas na categoria fotógrafo amador da competição.
Cegonhas Marabu, por Piotr Naskrecki, Estados Unidos
A imagem mostra um grupo de cegonhas Marabu em um lago raso tentando pegar peixinhos e outras criaturas que vivem nas águas rasas. A cena foi registrada no Parque Nacional da Gorongosa, Moçambique.
Papa-moscas, por Lorraine Snipper, Estados Unidos
Há quem prefira os insetos. Um papa-moscas-de-cauda-tesoura se inclina para pegar um gafanhoto em Fort de Soto Park, na Flórida.
Coruja das Torres, por Maximilian Rabbitt-Tomita, Estados Unidos
A Coruja das Torres do Oeste foi fotografada sentada em um galho com uma pequena lagarta verde no bico no Menlo Park, Califórnia.
As aves carniceiras e caçadoras
A natureza precisa de limpeza. Alguns pássaros fazem isso, alimentando-se de animais mortos.
O registro do fotógrafo amador Bill Klipp mostra três mandriões (Skuas) em volta de uma carcaça ensanguentada de um elefante marinho em Gold Harbor, Ilhas Geórgia do Sul.
Outros pássaros preferem se alimentar de semelhantes alados, como nesta foto. A águia careca foi flagrada por Michael Wittaker quando capturou dois filhotes de garça-real, transportados em suas garras. A foto foi feita na reserva Richard G. Croft Memorial, em Connecticut.
As imagens foram publicadas com a autorização da organização do concurso de fotos de pássaros Audobon Photography Awards 2023 e não podem ser reproduzidas.
Leia também | Um show de natureza nas fotos premiadas pela Organização Mundial de Fotografia em 2023