Londres – A empresa de monitoramento Similarweb divulgou um relatório demonstrando ferramenta de inteligência artificial generativa ChatGPT está começando a perder fôlego depois da disparada inicial: houve uma queda de 9,7% no tráfego global entre maio e junho.
Os número de visitantes únicos em todo o mundo no site do ChatGPT foi 5,7% menor. E o tempo que os usuários passaram no site recuou 8,5%.
Em janeiro, o ChatGPT havia se tornado o aplicativo de crescimento mais rápido na história, marca batida com o novo Threads da Meta, que alcançou 100 milhões em menos de uma semana.
Queda do ChatGPT maior nos EUA
A Similarweb é uma fonte de referência para tráfego de sites na internet. A empresa afirma que a queda nos EUA foi um pouco maior do que a média global, alcançando 10,3%.
Os resultados podem ser resultado do arrefecimento da curiosidade inicial ou das notícias e alarmes sobre erros cometidos pelo ChatGPT – ou da combinação de ambos.
Muitas empresas proibiram seus funcionários de utilizar a ferramenta.
Em maio, a Similar Web tinha registrado uma estabilização, mas junho foi o primeiro mês em que o número de acessos efetivamente caiu.
O mesmo comportamento aconteceu com o Bing e com o concorrente Character, um site lúdico em que os chatbots assumem a personalidade de celebridades, figuras históricas e personagens fictícios.
O único que não caiu em um mês, mas se mostra praticamente estável, é o Bard do Google.
Segundo a Similarweb, a queda no interesse não apenas pelo ChatGPT, mas por um de seus principais concorrentes é um sinal de que a novidade se esgotou para o chat de IA.
“De agora em diante os chatbots terão que provar seu valor, em vez de considerar o território conquistado.”
No entanto, isso não significa necessariamente um problema para os negócios.
A empresa de análises observa que a OpenAI fornece acesso de API a versões mais personalizáveis de seu software para outras empresas de tecnologia e empresas corporativas.
E o tráfego para o site do desenvolvedor platform.openai.com aumentou 3,1% de maio a junho.
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