Domenic Lees, professor associado de cinema da Universidade de Reding, Reino Unido
Dominic Lees

Atores de cinema e televisão estão em greve nos EUA desde 14 de julho, causando a interrupção de diversas produções de Hollywood.

O movimento também teve impacto sobre filmes americanos rodados no Reino Unido: Beetlejuice 2 , do diretor Tim Burton, foi ‘pausado’, e a produção de Deadpool 3, filmado no Pinewood Studios com Ryan Reynolds e Hugh Jackman, foi encerrada.

A disputa gira em torno da remuneração dos atores, poucos deles desfrutando da alta renda das estrelas de Hollywood.

Mas uma discussão adicional entre o sindicato SAG-AFTRA e os produtores de filmes é sobre o uso de inteligência artificial (IA) . Os atores temem o impacto o impacto da IA em suas carreiras.

A causa da greve dos atores nos EUA

Quando os atores atuam em sets de filmagem, suas imagens e vozes são gravadas digitalmente em altíssima resolução, fornecendo aos produtores grandes quantidades de dados.

Os atores estão preocupados com o risco de reutilização por meio de ferramentas de inteligência artificial.  

Novos processos, como aprendizado de máquina – sistemas de IA que melhoram com o tempo – podem transformar a atuação de um ator em um filme em um novo personagem para outra produção ou para um videogame.

Os atores sentem uma necessidade urgente de controlar como a IA utiliza sua imagem. A presidente do sindicato, Fran Drescher, disse:

“Todos corremos o risco de sermos substituídos por máquinas. Mas quão realistas são esses medos?”

Preocupação dos atores com o uso de IA

Quando falamos sobre o uso de IA no cinema e na televisão, existem várias técnicas em desenvolvimento.

Elas são chamadas de “mídia sintética”. A categoria abrange processos como deepfakes, clonagem de voz, efeitos visuais (VFX) criados usando IA e geração de imagens e vídeos totalmente sintéticos.

Já escrevi sobre deepfakes, apontando os benefícios e também os perigos. Para atores, deepfakes são uma das ameaças mais vívidas.

Isso ocorre porque, desde que o aprendizado de máquina decolou – subcampo da inteligência artificial considerado o caminho mais promissor para alcançar a IA próxima à humana – , estrelas de Hollywood, incluindo Scarlett Johansson e Gal Gadot, tiveram seus rostos transformados em filmes pornográficos.

Esta é uma grande questão baseada em gênero: quase sempre são as atrizes que têm suas imagens manipuladas e usadas dessa maneira.

Tendemos a pensar na inteligência artificial como onipotente. Mas minha pesquisa descobriu que integrar deepfakes na linguagem do cinema e do drama de TV é difícil.

Certos tipos de cenas são fáceis, como tomadas de frente. Entretanto, pedir à IA  para produzir um take do ator de perfil testa o algoritmo ao seu limite.

Programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da indústria, como o Disney Research, investiram muito esforço no aperfeiçoamento das técnicas de deepfake .

Mas ninguém ainda encontrou uma maneira fácil de trocar o rosto de um ator em qualquer tamanho de cena ou ângulo que o diretor escolher, com resultados convincentes de alta definição.

E os atores figurantes?

O sindicato dos atores, SAG-AFTRA, está particularmente preocupado com os atores figurantes – ou “extras” – sendo explorados por produtores usando manipulação de IA .

No acordo especial do sindicato para atores figurantes, que lista os pagamentos adicionais que eles devem receber, atualmente não há nada declarado sobre o uso de IA de imagens gravadas. A chegada de uma nova tecnologia exige um acordo negociado com os produtores.

A Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) afirma ter feito uma “proposta inovadora de IA que protege as semelhanças digitais dos artistas, incluindo a exigência de consentimento do ator para a criação e uso de réplicas digitais ou para alterações digitais de uma atuação”.

No entanto, o chefe do sindicato dos atores, Duncan Crabtree-Ireland, retrucou :

“Eles propuseram que nossos artistas figurantes pudessem ser digitalizados, pagos por um dia de trabalho, e suas empresas passariam a possuir essa digitalização – sua imagem, sua semelhança.

E ganhariam o direito de poder usá-la pelo resto da eternidade em qualquer projeto que quisessem, sem consentimento e sem compensação”.

A ética no uso da imagem do ator pela IA

Este mês, convoquei uma reunião na Universidade de Reading, na qual acadêmicos, partes interessadas e produtores criativos se reuniram para discutir as questões da IA na produção audiovisual. 

Formamos a Rede de Pesquisa de Mídia Sintética, um grupo que deseja ver uma forte ética incorporada às novas e empolgantes oportunidades que a IA traz para a indústria audiovisual.

Filósofos, advogados, especialistas em ética e sindicalistas se juntaram à discussão, porque estabelecer um sistema baseado em valores para como a IA pode mudar as imagens e identidades dos artistas é uma questão fundamental para o setor de cinema e TV.

Liam Budd, do sindicato de atores do Reino Unido (Equity) disse:

“A exploração do trabalho de nossos afiliados usando tecnologia de IA  requer o consentimento deles, e muitos não vão querer.

“Atualmente, não existe um acordo nacional para um sistema que regule como os artistas dão consentimento para o uso da IA em sua imagem”.

Os atores vão querer ser persuadidos de que o pagamento extra que recebem faz com que valha a pena – ou eles querem o direito de optar por sair de acordo com o trabalho.

A situação atual é que os atores se sentem obrigados a abrir mão de seus direitos “em todas as mídias” e “perpetuamente”.

A Dra Mathilde Pavis, especialista em direitos de IA e propriedade intelectual, disse: “Você não pode pedir tudo isso das pessoas sem remuneração ou algo em troca e, no momento, isso está sendo adicionado aos seus contratos sem receber mais em troca”.

Campanha e comícios em apoio aos atores grevistas dos EUA

A falta de acordo sobre os termos levou o Equity a lançar uma campanha chamada Stop AI Stealing the Show .

O sindicato também realizou comícios em Manchester e Londres em apoio aos atores grevistas nos Estados Unidos.

Quando começaram uma disputa semelhante em 1980, os atores pararam de trabalhar por três meses. Brian Cox, estrela de Succession, acha que a greve pode durar até o final do ano.

Os atores estão zangados porque seu sistema de pagamento não alcançou a era do streaming, com Netflix, Amazon e Disney repetindo a exibição de seus trabalhos , pagando pouco em termos de royalties.

Mas o medo é a emoção mais forte neste momento: a IA é uma nova tecnologia que desperta medos profundos e legítimos nos atores 

Serão “substituídos por máquinas” como disse o presidente do sindicato? A menos que tenham certeza de seu futuro, os atores em greve nos EUA não voltarão aos estúdios tão cedo.


Sobre o autor

Dominic Lees é Professor associado em pesquisa de cinema da Universidade de Reading. Ele faz análises sobre deepfakes, IA e mídia sintética e seus impactos na indústria audivisual.


Este artigo foi publicado originalmente no portal acadêmico The Conversation e é republicado aqui sob licença Creative Comuns.