Pesquisadora Sanae Okamoto fala sobre ansiedade por inteligência artificial
Sanae Okamoto

Até mesmo especialistas em tecnologia ficaram surpresos com o recente e rápido crescimento da inteligência artificial (IA) generativa, capaz de manter conversas humanas em vários idiomas, criar músicas e passar em exames para obtenção de registro de médico.

Embora os benefícios potenciais da IA em áreas como a saúde sejam realmente inspiradores, o ritmo da mudança é rápido e ainda há muita incerteza sobre o futuro.

Quem se preocupa com a forma como a IA pode afetar a carreira , a privacidade ou sua segurança nos próximos anos, pode estar experimentando a AI-Anxiety (ansiedade causada pelas preocupações com os efeitos da inteligência artificial).

Este termo, cunhado por uma agência de marketing e divulgado nas mídias sociais , descreve o sentimento inquieto sobre os efeitos da IA na criatividade e inventividade humana.

Crescimento da IA e transtorno de ansiedade

Os transtornos de ansiedade geralmente estão relacionados à dificuldade de lidar com a incerteza e a ambiguidade. As pessoas se sentem ansiosas não apenas pelo que existe, mas pelo que é desconhecido.

A AI-Anxiety decorre de sentimentos de incerteza sobre o potencial da tecnologia, por exemplo, para criar vídeos falsos e espalhar desinformação que polariza a sociedade.  

Alguns conteúdos produzidos por IA também podem provocar uma reação emocional negativa nos espectadores. Esse sentimento perturbador acontece quando um personagem ou voz de IA está estranhamente próximo, mas não é exatamente humano  e é conhecido em psicologia como uncanny valley [vale da estranheza, em tradução livre].

É importante lembrar que esses sentimentos não são necessariamente novos. Preocupações semelhantes sobre os avanços tecnológicos, como “computorfobia”, “ansiedade do computador” e “tecnoestresse” já existiam na década de 1980.

Semelhança com a eco-ansiedade

De muitas maneiras, a ansiedade da IA é semelhante à ansiedade ecológica que muitos jovens sentem em relação às mudanças climáticas.

Assim como a degradação ambiental, a rápida digitalização é resultado da atividade humana. Muitas pessoas agora estão sentindo que ambos estão saindo de  controle.

Mas a ansiedade por IA não precisa governar sua vida. A preocupação excessiva pode afetar as atividades diárias e até levar a outros problemas médicos , além de impedir a percepção sobre os aspectos positivos do crescimento digital.

Aqui estão dicas de como lidar com a ansiedade pela IA. 

1. Observe que a IA já está entre nós 

A falta de familiaridade com a tecnologia de IA pode gerar sentimentos de medo e ansiedade em relação a ela. Parar um momento para pensar sobre como a IA já faz parte de nossas vidas pode tornar as novas ferramentas que empregam algoritmos semelhantes menos intimidadoras.

Por exemplo: muitas pessoas usam a Siri da Apple para procurar restaurantes próximos ou selecionam um filme com base nas recomendações da Netflix .

A IA também faz parte do aprendizado de novos idiomas, com sites como o Duolingo, e de facilidades como o uso do Google Maps para navegar em uma nova cidade.

2. Prepare-se para novas perspectivas na carreira

É quase certo que a IA afetará o mundo do trabalho da próxima geração .

Um relatório de 2020 do Fórum Econômico Mundial previu que 85 milhões de empregos serão substituídos pela IA até 2025, enquanto a inteligência artifical poderia potencialmente gerar 97 milhões de novas funções em 26 países.

Mas você pode se preparar aprendendo a adotar as ferramentas de IA em sua carreira atual ou futura. 

Vários cursos online estão disponíveis para dar uma melhor compreensão de como a IA afetará as profissões que ajudar profissionais a se prepararem, desenvolvendo suas habilidades digitais.

Porém, é importante estar atento para desenvolver também as qualidades humanas, como habilidades de relacionamento interpessoal ou inteligência emocional, que a IA (ainda) não pode substituir.

Uma combinação de habilidades digitais e sociais é necessária para a saúde futura da força de trabalho.

3. Faça uma pausa

Quem se sente sobrecarregado pelas informações deve pensar em se desconectar dos dispositivos digitais que usam IA generativa ou fazer uma pausa em seu uso.

Usar novas ferramentas de IA ou ler as manchetes pode causar ansiedade ou inquietude. 

Pesquisas apontam que reduzir o uso de tela digital não relacionado ao trabalho melhora o bem-estar e o humor em geral. Ironicamente, existem ferramentas digitais úteis, como o Digital Detox , que podem ajudar a reduzir o tempo de tela.

É possível também usar a IA generativa ou outras ferramentas digitais para enriquecer sua vida offline.

Por exemplo, usar o Google Maps para traçar uma rota de ciclismo segura, ou pedir ao ChatGPT uma receita para cozinhar com os amigos.

Dessa forma, você pode fazer uma pausa na tela enquanto se lembra dos benefícios que a tecnologia pode trazer para sua vida – duas ótimas maneiras de reduzir sua ansiedade por IA .

4. Leia sobre o regulamento da IA

Embora não seja recomendável gastar todo o seu tempo lendo sobre a inteligência artificial (lembre-se da dica número três), pode ser útil acompanhar os movimentos legislativos para regular seu uso. 

Assim como ocorre com a eco-ansiedade, pode ser frustrante sentir que os governos não estão agindo rapidamente. Mas aqueles com ansiedade por IA podem ter certeza de que alguns governos estão levando os riscos a sério.

Um dos exemplos é a União Europeia, que acaba de aprovar um projeto de lei, o IA Act , para regulamentar o uso da IA na sociedade.


Sobre a autora

Sanae Okamoto é pesquisadora em Ciência Comportamental e Psicologia da United Nations University – Maastricht Economic and Social Research Institute (UNU-MERIT).

Este artigo foi publicado originalmente no The Conversation e republicado sob uma licença Creative Commons.