O International Press Institute (IPI) está com inscrições abertas até 27 de agosto para o seu programa de treinamento e apoio ao desenvolvimento de iniciativas de jornalismo locais ou voltadas para nichos.
Os líderes das redações selecionadas para o Local News Accelerator participarão de cursos intensivos, coaching individual e em grupo, palestras, networking e terão acesso a uma plataforma de ensino a distância.
O objetivo é capacitar pequenas organizações a inovarem em seu conteúdo editorial e alcançarem a sustentabilidade financeira.
Apoio a iniciativas de jornalismo independentes e apartidárias
Podem se inscrever organizações de qualquer país que produzam notícias de alta qualidade de forma independente e apartidária.
O currículo do programa foi elaborado pela equipe de inovação e sustentabilidade da mídia do IPI, com base em seu trabalho com empresas de mídia locais e regionais, incluindo temas como modelos de negócios e engajamento do público.
Os cursos serão ministrados por especialistas do IPI e por profissionais da indústria jornalística com conhecimento e experiência direta sobre os desafios enfrentados por iniciativas de mídia locais ou voltadas para audiências específicas.
Os selecionados para o programa passam também a fazer parte de um grupo global de redações que buscam objetivos semelhantes, com a oportunidade de continuarem trocando experiências.
Como se candidatar ao programa
Os interessados devem apresentar sua organização, descrever o público atendido e explicar o modelo de negócio atual.
O IPI pede também uma proposta de projeto a ser desenvolvido, que pode ser:
- Um produto ou ideia tecnológica ou centrada no público com foco na apuração de notícias, receitas de crowdsourcing ou na criação ou distribuição de conteúdo com o objetivo de diversificação de receita e aumento do alcance do público.
- Um plano de negócios para transformação digital em uma redação existente ou outros planos organizacionais destinados a inovação para a sustentabilidade e competitividade.
Mais informações sobre o programa e acesso ao formulário de inscrição podem ser encontrados neste link.
Leia também | Google apresenta IA para redigir notícias nos EUA e garante não vai tirar empregos de jornalistas