Estão abertas as inscrições do novo curso de jornalismo de dados do Knight Center, que vai ensinar aos participantes como melhorar suas técnicas de investigação automatizando o processo de coleta e atualização de estatísticas que mudam com frequência, como os da inflação, clima, desemprego ou crimes.
O curso online “Jornalismo de dados avançado: Ferramentas poderosas para reportagens e mapeamento de dados” acontecerá de 21 de agosto a 17 de setembro e será ministrado por um dos maiores especialistas em jornalismo de dados dos EUA, John Keefe, editor de dados meteorológicos The New York Times.
As aulas do curso, que custa 95 dólares, ensinarão a criar e gerenciar conjuntos de dados para acompanhar qualquer tendência que se queira investigar, mediante a configuração de ferramentas online gratuitas como o Github Actions e o Amazon Web Services
Programa do curso de jornalismo de dados
Durante o curso de quatro semanas, os alunos obterão experiência prática com conjuntos de dados do mundo real. Cada semana se concentra em um módulo diferente.
- Módulo de Introdução: Analisa os mapas que Keefe ajudou a criar na CNN e no The New York Times. Também servirá como introdução aos serviços utilizados, como o Github Codespaces. Além disso, serão apresentados exemplos e dicas sobre como configurar o seu próprio conjunto de dados.
- Módulo 1: Como construir mapas de formas no Datawrapper e como prepará-los para publicação.
- Módulo 2: Como usar um Makefile para buscar e preparar seus dados.
- Módulo 3: Como usar o Amazon Web Services para hospedar arquivos de dados que alimentam seus mapas e conjuntosinterativos.
- Módulo 4: Como fazer upload de dados e atualizar mapas usando o Github Actions e como criar um bot para avisar quando os dados online forem alterados.
Configuração dos sistemas de dados
Keefe ministrará o curso em inglês usando instruções em vídeo, apresentações, apostilas, fóruns de discussão e questionários. As aulas online serão gravadas e ficarão acessíveis para os participantes que não puderem acompanhar em tempo real, permitindo que concluam o curso em seu próprio ritmo.
“Vamos ensinar a dominar as ferramentas reais usadas diariamente por jornalistas reais, como Github, Datawrapper e Amazon Web Services, para fazerem automações que tornem super fácil manter os dadosatualizados ao longo do ano”, disse o instrutor.
Ele admite que algumas pessoas acham as ferramentas complexas, mas disse que mostrará aos alunos como passar pela parte mais difícil, que é começar.
“Vamos fazer isso juntos, e depois do curso, os alunos terão seus próprios sistemas configurados às suas necessidades, para usá-los para fazer coisas como automatizar seu trabalho, aprender codificação oupostar arquivos na internet”, destaca Keefe.
Instrutor é um dos maiores especialistas em jornalismo de dados nos EUA
Keefe tem uma reconhecida carreira como especialista em jornalismo de dados. No próprio The New York Times, já foi editor de multimídia/gráficos, participando da criação dos gráficos interativos de acompanhamento das eleições norte-americanas de 2020 e da pandemia de COVID-19, cuja cobertura rendeu ao jornal o Prêmio Pulitzer de Serviço Público em 2021.
Anteriormente, ele trabalhou na CNN como editor sênior de dados e imagens. Também foi editor de investigações na Quartz, onde criou e liderou o Quartz AI Studio e o Quartz Bot Studio.
O instrutor tem larga experiência em ministrar cursos de jornalismo de dados, já tendo sido o instrutor de outros cursos no próprio Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, abordando temas como construção de bots, aprendizado de máquina, e mapeamento, coleta, análise e gerenciamento de dados.
“Keefe sempre recebeu avaliações excelentes dos alunos. Trata-se de um curso de jornalismo de dados avançado, mas os participantes não precisam ter nenhuma experiência em programação, bastando apenas uma familiaridade básica com planilhas e uma noção da importância do uso de dados na elaboração das matérias”, ressalta o professor Rosental Alves, fundador e diretor do Centro Knight.
O fato de se tratar de um curso pago, e portanto com menos participantes, permitirá uma maior interação entre os alunos e o instrutor. O pagamento da inscrição garante acesso total ao curso e um certificado de conclusão para os que cumprirem os requisitos estipulados.
As inscrições podem ser feitas aqui.
Leia também | Guia da GIJN explica como montar banco de dados para apoiar reportagens investigativas