Londres – A primeira edição da revista Playboy na Ucrânia publicada 18 meses após a invasão do país pela Rússia traz na capa uma modelo e apresentadora de TV que perdeu um olho em um ataque dois dias após o início da guerra.
Mãe de três filhos, Iryna Bilotserkovets é casada com um político que trabalha como assessor do prefeito de Kiev, Vitali Klitshk. O carro em que estava com as crianças foi atingido por balas no dia 26 de fevereiro de 2022, em um ato atribuído a forças russas.
Ela teve que passar por quatro cirurgias em um hospital de Berlim, e posou para a capa da revista com um traje lembrando uma armadura metálica e um tapa-olho em forma de coração.
Playboy em homenagem às mulheres da Ucrânia
A Playboy Ucrânia disse em um comunicado que a modelo era uma heroína em sua edição ‘Women Stay Strong’, que analisa a “resiliência das mulheres ucranianas que foram feridas durante a guerra, mas que não perderam a sede de viver”.
Em um post no Instagram, Iryna Bilotserkovets compartilhou cenas de uma visita a soldados no front, relatando o atentado e mostrando fotos bem menos glamurosas do que as imagens da revista, feitas após o ataque que feriu seu rosto e deixou várias fraturas.
Um paramédico que estava perto do local onde houve o ataque conseguiu ajudá-la para estancar o sangramento.
Ela descreveu a primeira vez que se viu no espelho depois do atentado: “sem um olho, cheia de tubos, cabelo raspado, pontos, cicatrizes e feridas: eu era um Frankenstein”.
A editora diz que os lucros da revista serão doados para equipamentos médicos de emergência para o exército ucraniano.
A versão ucraniana da Playboy é publicada no país desde 2005. Nos últimos 18 meses, produziu edições exclusivamente online, com os recursos destinados à compra de ambulâncias para o exército.
Leia também | Ucrânia lista Unilever como “patrocinadora internacional” da Rússia na guerra