Dono da agência sueca de publicidade e marketing Spin Factory, Jerry Silfwer é também CEO da Kix Communication Index, uma ferramenta desenvolvida por pesquisadores para aferir o grau de maturidade de empresas no setor de comunicação.

Ele diz que a nova era da IA vai gerar uma explosão de conteúdos de proporções épicas na indústria de RP.

E que para ter êxito nesse ambiente concorrido, os profissionais terão que criar conteúdos únicos, de alta qualidade e com toque humano.

Como os RPs suecos estão usando a IA

“Os profissionais estão essencialmente fazendo experimentos para a geração de textos. Um exemplo significativo do impacto da IA na criação de conteúdos é o crescente uso dos algoritmos do Natural Language Generation (NLG), que possibilita a geração de grandes volumes de texto customizado, como press releases, em uma fração do tempo gasto por uma pessoa.

O consenso parece ser que instrumentos como o ChatGPT, embora poderosos, são apenas ferramentas. A criação de conteúdos é uma aptidão, e é preciso ser um profissional talentoso para gerar material de qualidade”.

Expectativas da IA para a comunicação

“Aguardamos aplicações com capacidade de memória mais extensa para aprimorar a análise de dados. No momento, tem sido tecnicamente complexo inserir grandes bases de dados nos sistemas proprietários de IA.

Mas novas aplicações e plugins estão sendo lançados a cada dia.

Também prevemos um aumento de chatbots e assistentes virtuais em websites, plataformas de mídias sociais e aplicativos de mensagens, o que permitirá às empresas ter um engajamento contínuo com sua audiência”.

As grandes transformações na indústria de RP

“Em primeiro lugar, os profissionais do futuro vão estar mais envolvidos com um trabalho de alto nível, usando ferramentas de IA para automatizar tarefas como monitoramento de mídia, criação de conteúdos e gerenciamento de redes sociais. Isso vai permitir que se concentrem em aspectos mais criativos e estratégicos.

Em segundo lugar, a IA possibilita a elaboração de melhores análises e estratégias, com sistemas capazes de examinar vastos volumes de dados de forma rápida e acurada para identificar tendências.

Em terceiro lugar, teremos uma melhor interconectividade, através da criação de redes e plataformas que facilitam conexões entre profissionais de RP, jornalistas, divulgadores, influencers e outros stakeholders.

Ferramentas de IA

Em quarto lugar, as ferramentas alimentadas por IA podem ajudar profissionais de RP a identificarem e mitigarem potenciais situações de crise, por meio de uma constante análise de dados e de sinais de alerta precoces sobre problemas.

Finalmente, em organizações nas quais o departamento de Comunicação dirige a estratégia de conteúdos, os profissionais vão ter à sua disposição ferramentas para aumentar tanto a qualidade como a quantidade da sua produção.

As novas tecnologias apresentam também uma solução revolucionária para a produção de listas customizadas, que identificam possibilidades de divulgação jornalística e monitoram impressões da mídia”.

Disputa pela atenção do público em outro patamar

“Veremos uma explosão de conteúdos de proporções épicas na indústria de RP. Este enorme volume, cada vez mais personalizado e sofisticado, vai representar um desafio para as empresas capturarem a atenção de sua audiência.

Para ter êxito nesse ambiente, os profissionais de PR terão cada vez mais que criar conteúdos únicos e de alta qualidade”.

Toque humano e foco na qualidade

“Manter o foco na qualidade e garantir o toque humano será essencial. A dinâmica da atividade de relações públicas é como um ziguezague. Quando todos estão no ‘zigue’, você tem que estar no ‘zague’, ou seja: o profissional de RP terá que se destacar na multidão de conteúdos.

O fator determinante da IA na comunicação corporativa continuará a ser o mesmo que já define o êxito ou o fracasso das nossas atividades: as pessoas”.

‘Autoria’ de conteúdos gerados por IA

“Um orador raramente revela quem escreve seus discursos. Um press release nunca contém o nome do programa verificador de gramática usado para a revisão.

Não importa como a mensagem foi elaborada; o que importa é que uma pessoa seja responsável pelo conteúdo final.”

O medo do ‘monstro complexo’

“A possibilidade do surgimento da Singularidade da Inteligência Artificial (momento hipotético no futuro em que a IA ultrapassará a inteligência humana) é assustadora, e quase incompreensível para a mente humana.

Mas a explosão da Artificial Narrow Intelligente (ANI) que vemos hoje vai provavelmente produzir mais oportunidades do que perigos”.


Edição especial MediaTalks sobre Inteligência ArtificialEste artigo faz parte do Especial ‘Os desafios da ESG na era da Inteligência Artificial

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