Londres – Várias plataformas internacionais de serviços para a área de comunicação, como Cision e Muck Rack, lançaram recentemente ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA) para automatizar tarefas das assessorias de imprensa e departamentos de comunicação.

O PressPal.ai do Muck Rack não apenas escreve o release como sugere o mailing para enviá-lo – mas faz ressalvas.

“Pense nisso mais como uma sessão de brainstorming do que como um texto final”, alerta o site. E “revise cuidadosamente” antes de disparar, recomenda.O acesso ao PressPal.ai é gratuito para todos os clientes do Muck Rack.

Como assessorias de imprensa estão usando ferramentas de IA 

A empresa americana fez em abril uma pesquisa entre seus usuários para compreender o uso da IA na vida real das agências de assessoria de imprensa e empresas que contratam seus serviços.

Foram ouvidos 1.034 profissionais do setor. Veja os principais resultados:

61% dos profissionais já usam a IA ou estão interessados em adotá-la;

15% disseram não ter interesse.

Contrariando o senso comum quando se fala de tecnologia – o de que empresas maiores adotam inovações mais rapidamente – o estudo apontou o oposto com a IA:

26% dos que disseram já estar usando ferramentas de inteligência artificial generativa no trabalho pertencem a companhias com mais de 500 funcionários.

31% dos que empregam a IA generativa em comunicação atuam em organizações com até 49 empregados, confirmando a tese de que a IA pode ajudar na produtividade para quem tem equipes pequenas.

O estudo identificou uma preocupação importante para o futuro da comunicação corporativa: 58% temem que profissionais mais jovens confiem demais nas ferramentas e não aprendam os princípios da atividade.

Como a IA está sendo usada no fluxo de trabalho

Não houve diferença no uso atual ou nos planos de adotar ferramentas de IA entre agências de assessoria de imprensa ou departamentos corporativos.

A pesquisa constatou que o uso mais comum não é a redação de press releases (mencionada por 48%), e sim a preparação de sugestões de pauta (citada por 57%).

A confiança na IA generativa para gerar imagens se mostrou limitada. Apareceu como a última mais citada entre as tarefas em que os profissionais desejam utilizar a tecnologia.


Edição especial MediaTalks sobre Inteligência Artificial

Este artigo faz parte do Especial ‘Os desafios da ESG na era da Inteligência Artificial

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Edição Especial ESG e Inteligência Artificial MediaTalks