Londres – O ex-Twitter estรก enfrentando seu primeiro processo judicial pelo uso da marca X apรณs o controvertido rebranding feito por Elon Musk em julho.
A agรชncia de marketing em redes sociais X Social Media, com sede na Flรณrida (EUA) entrou nesta segunda-feira (2) com um processo judicial alegando deter a propriedade da marca, usada por ela desde 2016.
A X Social รฉ especializada em serviรงos de comunicaรงรฃo para o setor jurรญdico. Sua logomarca usa a letra do alfabeto combinada com elementos do sรญmbolo da Justiรงa, na cor azul do antigo Twitter, e o blog chama-se X.
Processo quer indenizaรงรฃo do X, ex-Twitter
A aรงรฃo foi movida pelo escritรณrio de propriedade intelectual Gerben. A petiรงรฃo inicial sustenta que a adoรงรฃo da marca X pelo ex-Twitter causou confusรฃo no consumidor e perda de receita.
A agรชncia diz ter investido mais de US$ 400 milhรตes em publicidade no Facebook para atrair clientes.
E afirma que esses investimentos foram comprometidos a partir do momento em que ” a X Corp exerceu sua influรชncia nas mรญdias sociais, recursos de marketing e notoriedade nacional geral para dominar a percepรงรฃo do consumidor sobre a marca โXโโ.
No processo, a empresa diz que enviou em agosto um pedido de cessaรงรฃo e desistรชncia ร plataforma de mรญdia social em relaรงรฃo ร mudanรงa de nome, mas ele foi ignorado.
A X Social pede no processo uma indenizaรงรฃo trรชs vezes superior ร s perdas alegadas, e que o ex-Twitter pare de usar a marca X.
O risco de processos judiciais foi um dos problemas levantados por analistas da indรบstria de tecnologia quando Elon Musk surpreendeu o mundo anunciando o rebranding para o dia seguinte, jรก que hรก muitos registros com variaรงรตes da letra X e para serviรงos ou produtos diversos.
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Por que a plataforma mudou para X
O bilionรกrio รฉ obcecado pela letra X, usada em suas outras empresas. E justificou o abandono de uma marca consagrada como parte de um plano para tornar a rede social um aplicativo de tudo, incluindo serviรงos financeiros.
A troca de nome foi feita de forma repentina, e aparentemente sem o planejamento que empresas costumam fazer antes de transformar sua marca, que inclui investigaรงรฃo sobre registros anteriores.
A legislaรงรฃo americana permite o registro de uma letra รบnica como marca, e hรก centenas deles. No caso do X, atรฉ a Microsoft detรฉm uma patente, solicitada para uma sala de chat da plataforma de games XBox em 2003.
As confusรตes que se seguiram ao rebranding, como a colocaรงรฃo de um letreiro luminoso na sede sem autorizaรงรฃo da prefeitura de Sรฃo Francisco, e que acabou removido, sรฃo sinais dessa falta de planejamento.
Outro foi a propriedade da conta X na plataforma. Ela pertencia a outro usuรกrio, que foi gentilmente ‘convidado’ a abrir mรฃo dela em favor da rede social.
Dando argumentos aos que acham que a troca de Twitter para X foi apenas um capricho, dois meses apรณs a mudanรงa nรฃo houve qualquer movimento do Twitter na direรงรฃo de lanรงamentos alinhados ร ideia de um super-app financeiro.
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