Londres – O ex-Twitter estรก enfrentando seu primeiro processo judicial pelo uso da marca X apรณs o controvertido rebranding feito por Elon Musk em julho.  

A agรชncia de marketing em redes sociais X Social Media, com sede na Flรณrida (EUA) entrou nesta segunda-feira (2) com um processo judicial alegando deter a propriedade da marca, usada por ela desde 2016. 

 A X Social รฉ especializada em serviรงos de comunicaรงรฃo para o setor jurรญdico. Sua logomarca usa a letra do alfabeto combinada com elementos do sรญmbolo da Justiรงa, na cor azul do antigo Twitter, e o blog chama-se X. 

Processo quer indenizaรงรฃo do X, ex-Twitter

A aรงรฃo foi movida pelo escritรณrio de propriedade intelectual Gerben. A petiรงรฃo inicial sustenta que a adoรงรฃo da marca X pelo ex-Twitter causou confusรฃo no consumidor e perda de receita. 

A agรชncia diz ter investido mais de US$ 400 milhรตes em publicidade no Facebook para atrair clientes.

E afirma que esses investimentos foram comprometidos a partir do momento em que ” a X Corp exerceu sua influรชncia nas mรญdias sociais, recursos de marketing e notoriedade nacional geral para dominar a percepรงรฃo do consumidor sobre a marca โ€˜Xโ€™โ€.

No processo, a empresa diz que enviou em agosto um pedido de cessaรงรฃo e desistรชncia ร  plataforma de mรญdia social em relaรงรฃo ร  mudanรงa de nome, mas ele foi ignorado. 

A X Social pede no processo uma indenizaรงรฃo trรชs vezes superior ร s perdas alegadas, e que o ex-Twitter pare de usar a marca X. 

O risco de processos judiciais foi um dos problemas levantados por analistas da indรบstria de tecnologia quando Elon Musk surpreendeu o mundo anunciando o rebranding para o dia seguinte, jรก que hรก muitos registros com variaรงรตes da letra X e para serviรงos ou produtos diversos. 

Por que a plataforma mudou para X

O bilionรกrio รฉ obcecado pela letra X, usada em suas outras empresas. E justificou o abandono de uma marca consagrada como parte de um plano para tornar a rede social um aplicativo de tudo, incluindo serviรงos financeiros. 

A troca de nome foi feita de forma repentina, e aparentemente sem o planejamento que empresas costumam fazer antes de transformar sua marca, que inclui investigaรงรฃo sobre registros anteriores. 

A legislaรงรฃo americana permite o registro de uma letra รบnica como marca, e hรก centenas deles. No caso do X, atรฉ a Microsoft detรฉm uma patente, solicitada para uma sala de chat da plataforma de games XBox  em 2003. 

As confusรตes que se seguiram ao rebranding, como a colocaรงรฃo de um letreiro luminoso na sede sem autorizaรงรฃo da prefeitura de Sรฃo Francisco, e que acabou removido, sรฃo sinais dessa falta de planejamento. 

Outro foi a propriedade da conta X na plataforma. Ela pertencia a outro usuรกrio, que foi gentilmente ‘convidado’ a abrir mรฃo dela em favor da rede social. 

Dando argumentos aos que acham que a troca de Twitter para X foi apenas um capricho, dois meses apรณs a mudanรงa nรฃo houve qualquer movimento do Twitter na direรงรฃo de lanรงamentos alinhados ร  ideia de um super-app financeiro.