Londres – A aposentadoria do pássaro azul do Twitter, anunciada há duas semanas e concretizada no dia seguinte, deixou uma legião de fãs inconformados com a extinção de uma das marcas mais geniais do marketing contemporâneo. 

A palavra em inglês para o som emitido por um pássaro (tweet) deu origem ao nome da rede social e virou verbo para o ato de postar uma mensagem. Nenhuma outra rede conseguiu feito semelhante. 

Sem comentar a decisão de Elon Musk de aposentar a marca icônica, seu criador, Martin Grasser, fez uma série de postagens no agora X contando como chegou ao desenho atual. 

Twitter começou sem o pássaro azul 

O pássaro não estava lá quando a rede social deu seus primeiros passos, em 2005. Nem a cor azul. O nome Twittr era escrito em tons de verde lembrando água ou uma gelatina.

Jack Dorsey, um dos fundadores e CEO do Twitter até novembro de 2021, foi o primeiro a tuitar, com uma mensagem simples: “configurando meu twttr”, usando o nome encurtado que era uma moda na época. 

Jack Dorsey, ex-CEO do Twitter, foi o primeiro a tuitar

Em 2006 , a designer Linda Gavin criou a logomarca com letras arredondadas azuis e contorno branco, que passou a ser acompanhada pelo pássaro em diferentes versões ao longo dos anos seguintes. 

Primeira logomarca do Twitter ainda sem o pássaro azul

Diversas formas do pássaro azul foram usadas ao longo dos anos pelo Twitter como logomarca

Em 2012, o designer Martin Grasser, que tinha acabado de se formar, recebeu a missão de redesenhar a marca do Twitter. 

Conta a lenda que ele rascunhou mais de mil pássaros e mandou 24 opções para Jack Dorsey. O CEO teria escolhido sem hesitação a versão que identificaria a rede social até Elon Musk rebatizá-la de X.

No dia da aposentadoria oficial da marca icônica, Grasser passou a contar a história em uma sequência de tweets – ou Xs? – que juntos já alcançaram mais de 2 milhões de visualizações. Acompanhe. 

“Hoje dizemos adeus a este grande pássaro azul. Este logotipo foi desenhado em 2012 por uma equipe de três, @toddwaterbury, @angyche e eu. O logotipo foi criado para ser simples, equilibrado e legível em tamanhos bem pequenos, quase como um “e” minúsculo

Basicamente, não havia um brifieng, a não ser “queremos um novo pássaro, e deve ser tão bom quanto o logotipo da Apple e da Nike”. O Twitter tinha uma espécie de ganso voador – mas Jack queria algo mais simples.”

“Então, comecei a desenhar pássaros. Desenhar é uma das maneiras mais rápidas de entender como as formas podem funcionar juntas.”

Primeiros desenhos da logomarca pássaro do Twitter

“Eu também estava tentando capturar o movimento dos pássaros, e a forma desse perfil nos levou a brincar com essa barriga redonda no 3º e 4º esboços.”

Designer que criou pássaro azul do Twitter mostra como desenhou a marca

“Gostamos de usar círculos para construir nossos desenhos, achávamos que o pássaro deveria ter neutralidade e simplicidade.”

Designer responsável pela marca do pássaro do Twitter usou círculos para chegar à forma final

“A partir desse ponto, investimos nosso tempo aperfeiçoando cada pequeno detalhe… para que parecesse equilibrado e visível como um pássaro mesmo em tamanho pequeno.”

Designer que criou marca Twitter mostrou estudos usados para que o pássaro fosse identificado mesmo em tamanho pequeno

 

“Em março [de 2012] tínhamos um pássaro aprovado, que foi lançado em maio. Este passarinho azul fez tanto nos últimos 11 anos, ?.”

Desenhista da marca do pássaro do Twitter se despede de sua criação

Elon Musk, que comprou o Twitter em outubro de 2022 por US$ 44 bilhões, justificou a aposentadoria do nome e da marca sob o argumento de que a plataforma vai virar um super-app, com foco em serviços financeiros. 

Mas a ideia foi recebida com reservas, e as mudanças parecem ter sido apressadas e sem planejamento. 

A conta @X no próprio Twitter não pertencia à empresa e teria sido tomada de um usuário que a detinha desde 2006, supostamente sem pagamento. 

Musk usa o X em suas outras empresas, e com o tempo os usuários da plataforma devem se acostumar à nova marca. Por enquanto, duas semanas depois da novidade, as conversas nas redes sociais são mais negativas do que positivas, com lamentos, críticas, ironias e saudades do pássaro azul.