Londres – O príncipe Harry ganhou nesta sexta-feira (10) o direito de levar o tabloide Daily Mail a julgamento, derrotando a tentativa do grupo Associated Newspapers (ANL), dono da publicação, de encerrar a ação judicial.

O processo também tem como autores o cantor Elton John e seu marido, o cineasta David Furnish; as atrizes Liz Hurley e Sadie Frost e Doreen Lawrence, mãe de um adolescente assassinado.

Eles acusam o jornal de ter usado meios ilegais para apurar notícias, incluindo escutas telefônicas, pagamento de policiais corruptos para fornecer informações, colocação de aparelhos de captura de áudio em suas casas e carros, fraude para obter registros médicos e invasão de contas bancárias.

Tabloide alegou que Harry demorou a entrar com ação 

Em março, o grupo havia tentado encerrar o processo sob a alegação de que as acusações eram “absurdas” e que o prazo legal para reclamações legais havia sido encerrado. 

Mas o juiz Matthew Nicklin não concordou, afirmando em sua sentença que os donos do tabloide Daily Mail  “não foram capaz de desferir um ‘nocaute’ nas reivindicações de nenhum dos reclamantes”.

Ele disse:

“Os requerentes tinham “uma perspectiva real de demonstrar não só que os próprios actos ilícitos foram ocultados, mas também, em muitos casos, outros dispositivos foram utilizados nos artigos publicados para despistar o assunto. Vários reclamantes alegaram que acreditavam que suas confidências estavam sendo traídas por pessoas próximas a eles.”

Um comunicado distribuído pelos advogados em nome do príncipe Harry e dos outros autores da causa disse que eles ficaram satisfeitos com a decisão, que “permite que as reivindicações sobre atividades criminosas graves e violação de privacidade por parte dos títulos do grupo Daily Mail sejam levadas a julgamento”. 

O resultado só não foi totalmente favorável porque o juiz decidiu que documentos financeiros utilizados em uma comissão de inquérito de 2012 sobre práticas ilegais dos tabloides conduzida na época em que o jornal News of The World fechou as portas não poderão ser utilizados como evidências no julgamento. 

Outras vitórias contra jornais tabloides sensacionalistas

A vitória é especialmente importante para o príncipe Harry, que junto com a mulher, Meghan Markle, tem uma briga histórica com os tabloides britânicos. 

Os jornais sensacionalistas são acusados pelo casal de terem contribuído para a decisão de romperem com a família real e irem morar nos EUA. 

Meghan coleciona vitórias contra tabloides, incluindo o próprio Daily Mail. Em dezembro de 2022, o jornal pediu desculpas à duquesa de Sussex pela publicação de trechos de uma carta dela para o pai e admitiu pagar uma vultosa indenização. 

Em julho deste ano, o The Sun recebeu uma punição do órgão fiscalizador de imprensa britânico por um violento artigo do colunista Jeremy Clarkson contra Meghan publicado após o lançamento do documentário do casal na Netflix. 

Clarkson escreveu que gostaria de vê-la desfilando nua pelas ruas de todas as cidades do país e ser alvejada com excrementos pela população.