Londres – Para quem acha que as únicas estrelas da fauna australiana são cangurus e coalas, as fotos de aves premiadas no concurso Birdlife Australia Photography comprovam que também vale a pena olhar para os céus do país.
Mais de 6 mil trabalhos foram inscritos no concurso de fotografia este ano. A série vencedora, de autoria do fotógrafo Martin Anderson, documenta uma batalha aérea entre um Harrier-pintado (ave de rapina típica australiana) e um falcão marrom que tentou roubar sua comida, uma pequena ave Golden-headed Cisticola.
Anderson estava há dois meses passando alguns dias por semana na área de Richmond (New South Wales) para documentar o comportamento dessas aves, quando foi surpreendido pela briga e não perdeu a oportunidade de registrar os melhores momentos.
Veja as outras fotos de aves premiadas no concurso
Comportamento animal: Chuva de pólen, por Guy Draper
O autor do clique vencedor da categoria Comportamento Animal também foi premiado pela persistência. Ele passou várias semanas no parque de conservação de Kaiserstuhl, no sul da Austrália, observando e fotografando uma grande variedade de pássaros nativos se alimentando nas gramíneas.
“Depois de tirar muitas fotos com iluminação frontal, tentei o desafio de tirar algumas fotos em contraluz, capturando algum comportamento com luz mais quente.
No instante em que vi a esta imagem no visor da câmera, percebi que havia capturado um momento especial, registrando o pássaro tomando um banho de pólen ao arrancar a flor do caule.”
Impacto humano: Analisando as obras, por Gregory Abbott
Essa categoria do concurso premia registros que mostram a interferência dos seres humanos na vida dos pássaros, como construções que tomam conta de seus habitats.
“Em uma noite de abril, fui pegar um passageiro que desembarcaria na balsa O cais da Ilha Macleay (então ainda em reconstrução) estava deserto, exceto eu e este atento alcaravão [bush stone curlew, ave típica da Austrália].”
Pássaros do quintal: Canção do Soberbo, por Nikki Kenwrick
O concurso de fotografia de pássaros Birdlife Australia tem uma categoria especial para aqueles momentos em que uma ave pousa no quintal e alegra a vida dos moradores. Foi o caso dessas carriça azul, que vive na casa da mãe do autor do clique. Ele não escondeu o encantamento pela visita.
“Eles são passarinhos tão felizes”
Pássaros em voo: Pontas dos dedos, por Kate Burgess
“Ser capaz de capturar tanto as “pontas dos dedos” das penas em vôo quanto a cabeça e os pés da cacatua ao fundo torna esta imagem mágica para mim”, disse a fotógrafa premiada.
Pássaros na paisagem: Hora de se mexer, por Veronica McPhail
A fotógrafa capturou o movimento matinal dos cisnes que vivem na cidade de Perth, que acordam cedo e nadam pelo lago em busca de comida contrastando com a paisagem urbana dominada pelos arranha-céus.
Retratos: Afiada, por Colin Driscoll
A foto vencedora, mostra uma darter fêmea encarando a câmera após sua última sessão de pesca bem-sucedida no Lago Macquarie, sob a luz do pôr do sol.
“A foto captura o que esses pássaros fazem debaixo d’água. Pode-se imaginar que esta é a última coisa que um peixe vê quando o longo pescoço lança aquele bico, perfurando-o como um pescador submarino.”
Este outro bicudo, um casuar, foi um dos finalistas na categoria Retratos, também encarando a câmera do fotógrafo no parque nacional Tully Gorge.
Categoria Especial – Jambalaya no Bayoum, por Jason Moore
O fundo um tanto bagunçado, mas lindamente colorido, em Perth, inspirou o título desta imagem, como contou a fotógrafa. Bayou significa um pequeno riacho, e jambalaia é um prato típico da culinária cajun que lembra uma paella, em cores amareladas como na foto.
“Para quem não sabe, os Carpenters lançaram um hit nos anos 70 chamado Jambalaya (On the Bayou). Era uma canção alegre com uma batida melodiosa e falava da vida no bayou… minha visão sobre um bayou incluem água por toda parte, ciprestes inundados com musgo espanhol pendurados em seus galhos e pântanos com aves pernaltas, como a da foto”.
Jovem Fotógrafo – Asas abertas, por Tai Morton.
“Durante uma caminhada ao longo do Victoria Quay em Fremantle, tirei algumas fotos das gaivotas voando ao meu redor.
Havia momentos em que eles voavam diretamente acima de mim. Tentei fazer uma foto como esta algumas vezes, mas falhei até que finalmente capturei um dos pássaros se coçando em pleno voo.”
Leia também | Caranguejo ‘pré-histórico’ é a foto do ano do Museu de História Natural de Londres