Os gases de efeito estufa estão criando tal desequilíbrio na atmosfera que os padrões do passado não são mais indicadores confiáveis ​​do futuro – e para um jornalista que faz reportagens sobre mudanças climáticas, isso pode significar descobrir onde a volatilidade tem seus impactos mais pungentes.

A volatilidade é uma característica fundamental da mudança climática; apenas a incerteza é verdadeiramente certa. 

Uma equipe de cientistas especializados em água liderada pelo US Geological Survey nos alertou sobre essa volatilidade em 2008, quando concluiu que os padrões anteriores de chuvas – remontando a várias centenas de milhares de anos – não eram mais indicadores confiáveis ​​de chuvas futuras. 

O artigo deles na Science chamava-se “ Stationarity Is Dead ”, uma frase sinistra que capturou como o termo chique dos cientistas para parâmetros de comparação – “estacionaridade”, evocando a gama de flutuações em sistemas naturais – não era mais operacional como uma forma de planejar o futuro. 

Esses cientistas previram muito do que estamos vendo hoje – o colapso dos parâmetros de comparação, desde a precipitação até as temperaturas e a frequência dos extremos, cálculos nos quais governos, indústrias e assentamentos humanos inteiros foram baseados.

Desafios para jornalistas que cobrem mudanças climáticas 

Isso cria um conjunto único de desafios para os jornalistas que cobrem o clima. É algo como pintar uma tela enquanto monta um cavalo em rodeio. (Escrevi sobre essa volatilidade em meu livro The End of Stationarity ).

Os parâmetros de comparação são úteis para os jornalistas porque oferecem uma noção de quanta variação estamos enfrentando em relação à norma. 

Mas qual é a norma? Qual é o significado de um parâmetro de comparação se a cada ano o “parâmetro” anterior é superado e o passado não prenuncia o futuro de forma mensurável?

Em 2018, o Weather Underground, uma fonte de dados importante ​​sobre o clima, informou que nos três anos anteriores – 2014-2017 – tivemos os períodos de chuva mais intensos da história registrada. 

Então veio a NOAA , que informou que os seis meses sucessivos de julho entre 2015 e 2022 foram os meses de julho mais quentes já registrados. 

Então veio a Associação Meteorológica Mundial , que aumentou a aposta e relatou que na verdade foram os últimos oito anos, incluindo o ano atual, que foram os mais quentes da história dos registros. Assim, os registros continuam caindo um sobre o outro.

Considere o dilúvio dos “100 anos”. Supõe-se que sejam inundações de tamanho e destrutividade tão monumentais que se espera que atinjam áreas propensas a inundações apenas uma vez a cada cem anos. 

Para ser mais preciso, a cada ano há 1% de chance de uma inundação de cem anos. Essa ideia, um ponto de referência útil para todos os jornalistas que cobrem os desastres que se seguem às inundações, informa tudo, desde taxas de seguro a planos de desenvolvimento costeiro, planejamento de sistemas municipais de água, represas e reservatórios, e assim por diante, já que a civilização humana depende do acesso e armazenamento de água.

Infelizmente, esse cálculo também foi destruído, arrastado… pela água… Pesquisadores de Princeton estudaram os mapas de inundação da FEMA e concluíram que “enchentes de 100 anos ocorrerão a cada 1 a 30 anos”, principalmente ao longo das costas do sudeste do Atlântico e da costa do Golfo.

Portanto, em meio a essa incerteza, aqui estão algumas pautas em potencial a serem considerada por jornalistas que cobrem a mudança climática:

Refugiados climáticos

O Departamento do Interior anunciou recentemente doações totalizando US$ 10 milhões para permitir que cinco comunidades tribais no Alasca e no Noroeste do Pacífico mudem suas casas para fora do caminho da elevação do mar. 

Em seus pedidos de subsídios, as comunidades tiveram que identificar o conjunto preciso de ameaças relacionadas ao clima que enfrentam. Essas dotações são como pistas para o que muitos outros moradores de comunidades costeiras vivenciam ou vivenciarão em breve – a vanguarda de uma população que pode chegar a milhões.

As circunstâncias que eles enfrentam ressoam com quaisquer desafios semelhantes enfrentados pelas comunidades em sua própria região? Existem fatores semelhantes em jogo no planejamento das autoridades locais – ou não – para um “recuo administrado”?

Será que algum desses lugares que se preparam para a próxima rodada de doações tem algo a dizer sobre o que significa enfrentar a perspectiva de serem expulsos de suas casas, dentro ou fora dos Estados Unidos? E fora dos EUA, as circunstâncias precárias aqui ecoam os desafios enfrentados por aqueles que, muitas vezes com muito menos recursos, enfrentam uma erosão igualmente destrutiva dos sistemas ecológicos que os sustentam?

A redução da base tributária costeira

A Climate Central publicou um guia prático sobre o que o aumento do nível do mar e o clima extremo significam para a cobrança de impostos sobre a propriedade pelos governos locais. 

Em meados do século, informa o Climate Central, mais de 648.000 “unidades fiscais” individuais – também conhecidas como residências e empresas – estarão pelo menos parcialmente abaixo da linha da maré, o que significa mais barricadas a serem construídas ou o abandono das propriedades. 

Isso pode ser uma bomba-relógio impactando os orçamentos municipais – talvez uma próxima – por décadas. 

Essas são apenas algumas ideias das linhas de frente de onde as incertezas se tornam inevitavelmente certas. Tampouco qualquer fenômeno extremo é singular a si mesmo; cada um está conectado, diretamente ou por meio de uma cascata de consequências, a outros eventos extremos.

A saia-justa do Coldplay no radar dos jornalistas que cobrem mudança climática 

E agora, um pouco de rock ‘n’ roll. A banda Coldplay nos permite considerar a questão cada vez mais quente do que é realmente um combustível “sustentável” – ou seja, com baixa emissão de gases de efeito estufa. 

No início de 2023, a banda lançará uma turnê global “Music of the Spheres” e declarou o compromisso de reduzir sua pegada de carbono em pelo menos 50%, em comparação com uma turnê anterior pré-pandêmica, para todos os aspectos das apresentações. , desde a encenação à iluminação ao transporte. 

Para isso, a banda fez parceria com uma empresa finlandesa de energia , a Neste, maior produtora de biocombustíveis do mundo, para fornecer o que a empresa chama de combustível diesel “sustentável” para os caminhões e aviões que a banda necessita. 

Mas até que ponto esses combustíveis são sustentáveis ​​é uma questão que os governos da Europa e dos Estados Unidos estão enfrentando e ainda não foi resolvida – como o Coldplay sem dúvida poderá descobrir em breve. 

A Neste foi duramente criticada no passado por ONGs europeias por depender do óleo de palma para os chamados combustíveis de aviação sustentáveis, apesar do desmatamento associado à colheita de óleo de palma de plantações na Indonésia, Malásia e outros lugares. 

E aí vem outra reviravolta, que nos leva a Martinez, Califórnia, onde a Neste fez uma joint venture com a Marathon Petroleum , que está adaptando uma de suas instalações de refinaria de petróleo para processar biocombustíveis. Entre as principais fontes de matéria-prima para a instalação, prevista para reabrir no próximo ano, estará a soja, de acordo com o pedido de licença da própria empresa. 

Mas o boom do óleo de soja como alternativa aos combustíveis fósseis coincidiu com uma aceleração do desmatamento no Brasil – onde a banda fará 10 shows em março – e em outros lugares, de acordo com um relatório de 2020 da ONG britânica Transport & Environment. 

Em setembro, citando preocupações ambientais, o Parlamento Europeu votou pela eliminação gradual de todos os usos de soja para fins de bioenergia na Europa, uma medida que aguarda a aprovação final da Comissão Européia.

Em outras palavras, o Coldplay poderá descobrir em breve que fez parceria com uma empresa finlandesa que depende de uma fonte de combustível na Califórnia que pode muito bem ser bloqueada de todos esses usos na União Européia, da qual a Finlândia é membro. 

À medida que a Califórnia e outros estados avançam em direção aos biocombustíveis renováveis, esses dilemas e a questão do que é realmente sustentável sem dúvida se tornarão cada vez mais comuns. Como o Coldplay cantou certa vez , embora o contexto fosse diferente, “Ninguém disse que era fácil”.


Mark Schapiro é um premiado jornalista investigativo especializado em meio ambiente. Seu livro mais recente, Seeds of Resistance: The Fight to Save Our Food Supply, é  uma investigação sobre a luta para controlar as sementes capazes de resistir às mudanças climáticas. Ele é professor na Escola de Pós-Graduação em Jornalismo da UC Berkeley. Os livros anteriores incluem Exposed: The Toxic Chemistry of Everyday Products and What’s at Stake for American Power, uma investigação sobre as consequências econômicas e de saúde de produtos químicos tóxicos, e The End of Stationarity: Searching for the New Normal in the Age of Carbon Shock, que revela os alçapões do sistema econômico que esconde os custos e as consequências das mudanças climáticas.


Esta reportagem foi publicada originalmente na Capital and Main (publicação sem fins lucrativos da Califórnia que acompanha questões econômicas, ambientais e sociais) e é reproduzida pelos integrantes da rede internacional de jornalismo ambiental Covering Climate Now.