Colleen Murrell, professora de jornalismo da Dublin City University, escreveu artigo sobre questões éticas nas coberturas jornalísticas na guerra de Gaza
Colleen Murrell

O governo de Israel está pressionando o jornal de esquerda Haaretz para que ele se alinhe em apoio ao governo na condução da guerra em Gaza.

O ministro das Comunicações, Shlomo Karhi sugeriu que sanções financeiras fossem aplicadas ao jornal, acusando-o de “propaganda mentirosa e derrotista” e de “sabotar Israel em tempo de guerra”.

A proposta inclui cancelar assinaturas estaduais do jornal e “proibir a publicação de editais”.

Jornal independente sofre censura do governo de Israel

Em resposta, o Sindicato dos Jornalistas Israelenses classificou a medida como uma “proposta populista desprovida de qualquer viabilidade lógica”.

O Haaretz, que é um jornal diário independente, fundado em 1919, tem sido frequentemente alvo de governos de direita.

Em 20 de outubro, o governo promulgou regulamentos de emergência, permitindo-lhe encerrar temporariamente os meios de comunicação estrangeiros considerados prejudiciais ao país.

Esta legislação permite o fechamento e bloqueio de sinal de qualquer meio de comunicação por 30 dias consecutivos.

Limites aos meios de comunicação em Israel

O Haaretz observou em 15 de outubro que um projeto anterior de legislação intitulado: “Limitar a Ajuda ao Inimigo através da Comunicação” incluía planos para limitações abrangentes aos meios de comunicação nacionais e estrangeiros. No final, ele não foi incluído na nova lei.

A intenção de Karhi com esta legislação era também fechar a estação de televisão do Catar Al Jazeera.  No entanto, o gabinete recusou esta proposta específica devido ao papel do Qatar  nas negociações sobre reféns e prisioneiros.  

Em 13 de novembro, a mesma legislação foi usada para impedir as transmissões do canal libanês Al-Mayadeen TV dentro de Israel e nos Territórios Palestinos Ocupados por “razões de segurança”.

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, acusou a rede de ser “um porta-voz do Hezbollah” e os seus jornalistas de “apoiar o terror enquanto fingem serem repórteres”.

Jornalistas mortos na guerra em Israel

Uma semana depois, em 21 de novembro, dois repórteres da emissora foram mortos em um ataque aéreo israelense no sul do Líbano.

O correspondente Farah Omar e o operador de câmera Rabih al-Maamari estavam cobrindo o tiroteio entre o Hezbollah e Israel em Tayr Harfa, a um quilômetro e meio da fronteira israelita, quando foram atingidos.

No seu website, o Comitê para a Proteção dos Jornalistas, embora rotulasse a Al- Mayadeen de “afiliada ao Hezbollah”, apelou a “uma investigação independente sobre o assassinato de jornalistas”.

Enfatizou que “os jornalistas são civis que realizam um trabalho importante em tempos de crise e não devem ser alvo de partes em conflito”.

O CPJ informa que pelo menos 57 jornalistas e trabalhadores da mídia foram mortos desde o início do conflito. Isto inclui 50 palestinos, quatro israelenses e três trabalhadores da mídia libanesa.

A Repórteres sem Fronteiras lista Israel no número 97 na sua classificação de Liberdade de Imprensa de 180 países, acima da República Centro-Africana e abaixo da Albânia. A entidade observa que:

“Sob a censura militar de Israel, a reportagem sobre uma variedade de questões de segurança requer a aprovação prévia das autoridades.

Além da possibilidade de processos civis por difamação, os jornalistas também podem ser acusados de difamação criminal e de “insultar um funcionário público. Existe uma lei de liberdade de informação, mas por vezes é difícil de implementar”.

Restrições à imprensa

As limitações à imprensa foram introduzidas pela primeira vez nos “Regulamentos de Defesa (Emergência)” implementados pelos britânicos durante o mandato da Palestina e revogados quando estes partiram em 1948.

Mas após o estabelecimento do Estado de Israel, a maior parte da ampla regulamentação foi  incorporada à legislação israelense.

A legislação legada da era do mandato relativa à demolição de casas, à detenção de indivíduos e ao recolher obrigatório tem sido continuamente utilizada nos Territórios Ocupados, de acordo com o grupo israelita de direitos humanos B’Tselem .

De acordo com o Times of Israel , em termos de censura doméstica, “quaisquer artigos nos meios de comunicação tradicionais e nas redes sociais” que tratem de segurança e inteligência têm de ser enviados ao chefe da censura, o Brigadeiro-General Kobi Mandelblit, para aprovação antes da publicação.

Isto está completamente de acordo com os Regulamentos de Defesa (Emergência) de 1945.

O Times noticiou que o jornalismo do Haaretz tem sido “amplamente favorável ao esforço de guerra, embora altamente crítico em relação ao governo que o lidera”.

Ministro das Comunicações cita artigos do jornal Haaretz

Ao atacar o jornal, o ministro das Comunicações Shlomo Karhi escreveu uma carta ao secretário de gabinete, Yossi Fuchs, na qual citava alguns artigos que eram, na verdade, colunas de opinião e não reportagens simples.

Um deles foi escrito por Gideon Levy em 9 de outubro, sob o título: “ Israel não pode prender dois milhões de habitantes de Gaza sem pagar um preço cruel”.

No artigo, Levy opinou: “Por trás de tudo isso está a arrogância israelense; a ideia de que nunca pagaremos o preço e seremos punidos por isso. Continuaremos imperturbáveis.”

Noutra coluna, Amira Hass , também foi mencionada como prova da “propaganda derrotista e falsa” do Haaretz. Karhi citou um artigo que escreveu em 10 de outubro:

“Em poucos dias, os israelenses passaram pelo que os palestinos vivenciaram rotineiramente durante décadas e ainda vivenciam – incursões militares, morte, crueldade, crianças assassinadas, corpos empilhados em a estrada.”

Em resposta aos ataques de Karhi ao jornal, o editor do Haaretz, Amos Schocken, acusou o governo de tentar “sufocar a imprensa livre em Israel”.

Num post no X (antigo Twitter ), ele escreveu: “Quando o governo de Netanyahu quer nos fechar, é hora de ler o Haaretz”.


Sobre a autora

Collen Murrel é pesquisadora principal do relatório anual Reuters Digital News Report Ireland. Também pesquisa jornalismo internacional e de conflitos,  violência online e ensina rádio, televisão e notícias internacionais na Dublin City University.


Este artigo foi publicado originalmente no portal acadêmico The Conversation e é republicado aqui sob licença Creative Commons.