MediaTalks em UOL

Jornalista da BBC pede desculpas após gesto obsceno na abertura de telejornal; assista

Jornalista da BBC no Reino Unido faz gesto obsceno do dedo do meio

Maryam Moshiri desculpou-se pelo gesto, supostamente uma brincadeira com colegas do estúdio (reprodução BBC)

Londres – A cena durou segundos, mas viralizou: ao abrir o boletim de notícias do meio-dia da BBC, a jornalista Maryan Moshiri fez o famoso gesto obsceno do dedo médio levantado antes de começar a ler as manchetes do dia. 

O clipe com o flagrante, que aconteceu nesta quinta-feira, foi postado na conta no Twitter do Clean Feed, um site dedicado a notícias do mundo da TV, acompanhado de apenas uma palavra: “Inesperado”, e um emoji sorridente. 

Moshiri não teve muitos motivos para sorrir. A jornalista foi obrigada a pedir desculpas pelo gesto, explicando que era uma brincadeira com colegas dos bastidores. 

No entanto, alguns espectadores podem não ter achado o mesmo.

A história virou motivo para comentários sobre o momento da rede pública- A taxa obrigatória paga pelas residências britânicas para assistir aos canais da BBC não será aumentada com base na inflação acumulada do ano, notícia confirmada no mesmo dia do gesto do dedo do meio da jornalista. 

BBC presenter gives middle finger live on air

Nas redes sociais, houve também quem associasse o gesto ao noticiário do dia sobre o testemunho do ex-primeiro-ministro Boris Johnson em uma comissão parlamentar de inquérito sobre a condução da crise da Covid e o escândalo do Partygate, as festas realizadas na sede do governo durante o lockdown. 

Jornalista da BBC explicou por que levantou o dedo do meio 

Maryan Moshiri, jornalista experiente que é um dos principais nomes do elenco de apresentadores da BBC, deu um sinal de que pode ter percebido a possibilidade de o gesto ter sido feito quando ela já estava no ar. 

Ao ler o texto sobre a comissão de inquérito, ela errou a palavra coronavírus e pronunciou “cornoaverse pandemic” – uma mistura exótica de vírus com metaverso. 

A BBC não comentou a história, mas a apresentadora usou sua conta pessoal no Twitter para se explicar. 

Olá a todos. Ontem, pouco antes do início do boletim, eu estava brincando um pouco com a equipe na estúdio. Eatava fingindo fazer uma contagem regressiva enquanto o diretor fazia a contagem regressiva de 10 a 0.. usando os dedos para mostrar cada número. Então, de 10 dedos levantados terminou com um no final. 

Quando chegamos ao 1, virei o dedo de brincadeira e não percebi que isso seria capturado pela câmera.

Foi uma brincadeira interna com a equipe e sinto muito que tenha ido ao ar! Não era minha intenção que isso acontecesse e sinto muito se ofendi ou chateei alguém.

Eu não estava ‘mostrando o pássaro’ para os espectadores ou mesmo para uma pessoa, na verdade.Foi uma piada boba destinada a um pequeno número de meus amigos. 🤦🏻‍♀️”

Ela incluiu no final um emoji de “palma do rosto”, muitas vezes usado em constrangimento ou exasperação.

Entre as brincadeiras sobre o dedo médio de pé da repórter da BBC houve pelo menos uma marca tentando se aproveitar da situação. A rede de óticas Specsavers postou: “Estamos com você, Maryam. Se estiver com dificuldades de ler a contagem regressiva, avise-nos”. 

Sair da versão mobile