Londres – A tradição mantida pela família real britânica tem 91 anos e começou na era do rádio com George V: às 15h do dia 25 de dezembro, o monarca fala à nação para desejar Feliz Natal aos súditos como fez nesta segunda-feira (25) Charles III pela segunda vez desde que Elizabeth II morreu , um evento precedido da divulgação de uma foto do rei ao lado de uma árvore que será replantada.
A aparição em cadeia nacional pelo canal da monarquia no YouTube e pelas TVs é o ponto alto de uma temporada de atividades natalinas que envolve todos os integrantes da família, divulgadas pelas redes sociais e acompanhadas pela imprensa como parte do bem administrado show de relações públicas da realeza, que inclui participações em atividades com a comunidade e postagem de fotos com mensagens de Natal.
Na manhã de Natal, os integrantes do núcleo principal, agora sem Harry e Meghan, assistiram a uma missa na propriedade de Sandringham, em Norfolk,Escócia, seguidos por por um batalhão de fotógrafos e cinegrafistas convidados para documentar a entrada na igreja, enquanto centenas de pessoas aguardavam desde cedo para vê-los passar – e se deliciaram com a presença de Sarah Ferguson, ex-mulher do príncipe Andrew, que foi “reabilitada” no sei da família.
Veja os principais momentos da família real no Natal 2023, que este ano não passou imune a críticas: uma foto da princesa Kate com os dois filhos menores em um banco de presentes de Natal para crianças necessitadas foi criticada por organizações não-governamentais por “normalizar” a situação de falta de recursos das famílias.
A mensagem de Natal William e Kate, postada em 9 de dezembro, foi em uma foto em preto e branco com os três filhos.
Na manhã do Natal, uma outra foto da mesma série apenas com as crianças foi postada pelos primeiros na linha de sucessão do trono britânico.
O rei Charles e a rainha Camila optaram por uma imagem para a mensagem de Natal que fortalece a monarquia e não divide atenções com outros integrantes da família real.
O cartão de Natal exibe uma imagem oficial da coroação, que aconteceu em abril deste ano, feita pelo fotógrafo Hugo Barnard.
A rainha Camilla recebeu no dia 8 de dezembro crianças de duas ONGs – Helen & Douglas House e Roald Dahl’s Marvellous Children’s Charity – para ajudarem a decorar a árvore de Natal na Clarence House, residência oficial que divide com o rei Charles.
No dia seguinte foi a vez de Charles brilhar sozinho, visitando uma tradicional feira de Natal em Ealing Broadway, Londres, onde passeou pelas barraquinhas e ‘conversou’ com Papai Noel.
O príncipe William, Kate e os filhos foram destaque na imprensa participando de uma cerimônia de canções natalina, uma tradição britânica, na Abadia de Westminster no dia 8 de dezembro.
Kate estrelou um programa especial de canções de Natal na rede ITV com imagens da cerimônia na Abadia, que teve como tema o bem-estar das crianças.
Fotos dos bastidores foram divulgadas pela assessoria da família real à imprensa antes da exibição, no dia 24 de dezembro.
Todos entram no espírito de Natal midiático: Sophie, a duquesa de Edinburgh, casada com o irmão mais novo de Charles III, Edward, participou de um almoço comemorativo com 200 crianças ucranianas refugiadas na ONG The Lighthouse, em Londres.
Rumores de que Harry e Meghan poderiam se juntar à família para passarem o Natal juntos este ano não se confirmaram – e seria difícil que isso acontecesse depois da publicação do livro Endgame, que traz de volta as acusações de racismo na monarquia.
O casal, que vive na Califórnia desde 2020, divulgou um cartão de Natal em nome da fundação beneficente que criaram após romperem com a família real, a Archewell, com uma foto em preto e branco tirada em um evento realizado em dezembro.
A transmissão da mensagem de Natal de Charles III pela TV, programada para 15h, gerou especulações na imprensa sobre se o rei faria um discurso com ênfase na preservação do meio ambiente por causa da árvore ecológica, que além de ser replantada exibe enfeites recicláveis.
Ao mesmo tempo, comentários de antimonarquistas nas redes sociais criticavam o uso de jatinhos particulares para conduzir os integrantes da família real à Sandringham, na Escócia, onde passam o dia de Natal.
Leia também | Autorretrato, ‘homenagem’ na Playboy e mais: seis curiosidades sobre o Papai Noel da Coca-Cola