Londres – Embora historiadores apontem registros muito antigos da imagem do Papai Noel de barbas brancas e roupa vermelha, a máquina de propaganda da Coca-Cola foi decisiva para que ela tenha se firmado no mundo como representação principal do símbolo do Natal.

Desde 1920 a marca já usava usava a figura em anúncios, mas em 1930 encomendou ao artista Fred Mizen uma versão do Papai Noel de uma forma “menos rígida” do que as imagens anteriores criadas pelo cartunista Thomas Nest. Os rascunhos mostram o processo de criação de Mizen. 

Esboços da imagem do Papai Noel da Coca-Cola

Nest desenhou o Papai Noel para a revista Harper’s Weekly em 1862 e continuou desenhando-o por 30 anos, com um visual parecido com o atual. Mas não era para vender nada, e sim para apoiar as tropas lutando na Guerra Civil, uma história que a Coca-Cola transformou. 

Papai Noel origem Natal imagem de Thomas Nest

Veja cinco curiosidades sobre o Papai Noel da Coca-Cola

1. O primeiro anúncio : Papai Noel em um “bar” de Coca-Cola

Longe de guerras ou da política, a Coca-Cola inseriu o Bom Velhinho no maravilhoso mundo do consumo e fez com que Papai Noel virasse ícone pop.

O primeiro anúncio com o desenho de Mizen mostrava Papai Noel dentro da loja de departamentos Famous Barr Co., na cidade de Saint Louis, onde havia a maior fonte de refrigerante do mundo.

Primeiro anúncio de Papai Noel para a Coca-Cola
Reprodução Coca-Cola

Ele aparece no meio de uma multidão em frente ao bar onde o refrigerante era servido. O anúncio foi publicado no jornal The Saturday Evening Post em dezembro de 1930.

2. Ilustrador Haddon Sundblom tornou Papai Noel mais ‘fofo’

Em 1931, a empresa começou a veicular anúncios com Papai Noel em revistas populares e queria uma figura mais saudável, realista e simbólica. 

A Coca‑Cola contratou então o ilustrador Haddon Sundblom, de Michigan, para desenvolver imagens publicitárias mostrando o que seria próprio Noel, e não um homem vestido de Papai Noel.

Para se inspirar, segundo a Coca-Cola, Sundblom recorreu ao poema de 1822 de Clement Clark Moore “A Visit From St. Nicholas”, que descrevia um Papai Noel caloroso, amigável, rechonchudo e humano.

O Papai Noel de Sundblom estreou em 1931 em anúncios da Coca-Cola no The Saturday Evening Post.

Anúncio do Natal da Coca-Cola

De 1931 a 1964, as propagandas da Coca‑Cola foram ilustradas com os desenhos de Sundblom mostrando Papai Noel entregando brinquedos (e brincando com eles), parando para ler uma carta e saborear uma Coca-Cola, visitando as crianças que ficavam acordadas para cumprimentá-lo e invadindo as geladeiras de diversas casas.

3. O “novo Papai Noel” foi baseado em um vendedor amigo do artista 

No início, Sundblom pintou a imagem do Papai Noel usando um modelo vivo – seu amigo Lou Prentiss, um vendedor aposentado.

Quando Prentiss morreu, Sundblom usou a si mesmo como modelo, pintando enquanto se olhava no espelho. Mais tarde ele começou se basear em fotografias para criar novas pinturas que seriam usadas em anúncios. 

A Coca-Cola conta que as pessoas prestavam tanta atenção nas figuras desenhadas por Sundblom  que enviavam cartas quando alguma coisa mudava.

Num ano, o grande cinto do Papai Noel estava invertido (talvez por causa do espelho). Em outro, o Papai Noel apareceu sem aliança de casamento, fazendo com que os fãs escrevessem perguntando o que aconteceu com a Mamãe Noel.

Papai Noel cercado por crianças e um cachorro, segurando uma garrafa de Coca-Cola
Esboço de Haddon Sundblom de 1964. Ele define as bordas das estampas de revistas e pôsteres que contarão com a arte promocional.

As crianças que aparecem com o Papai Noel nas pinturas de Sundblom foram baseadas nos vizinhos dele – duas meninas. Depois ele mudou para um menino em suas pinturas.

O cachorro na pintura do Papai Noel de Sundblom em 1964 era na verdade um poodle cinza pertencente à florista do bairro. Mas o artista queria que o cachorro se destacasse no cenário natalino, então pintou o animal com pelo preto.

4. Ilustrações e pinturas a óleo viraram obras de arte

As pinturas a óleo originais criadas por Sundblom adaptadas para a publicidade da Coca‑Cola viraram obras de arte de alto valor. 

Elas fazem parte da coleção da empresa e já foram expostas em locais famosos, incluindo o Museu Louvre em Paris, o Museu Real de Ontário em Toronto, e o  Museu da Ciência e Indústria em Chicago.

Este vídeo conta um pouco sobre a história do Papai Noel da Coca-Cola criado por Haddon Sundblom.

5. Papai Noel ganhou um amigo em 1942

Em 1942, a Coca‑Cola apresentou o “Sprite Boy”, um personagem que apareceu com o Papai Noel na publicidade da Coca‑Cola nas décadas de 1940 e 1950, também criado por Haddon Sundblom. 

Sprite é um dos sinônimos de “elfo”, mas apenas na década de 60 o refrigerante Sprite foi criado. 

Sprite Boy personagem de anúncios da Coca-Cola com Papai Noel

6. Homenagem na capa da Playboy

Antes de ficar célebre com sua criação natalina, Haddon Sundblom desenhava mulheres em estilo pin-up, seminuas, para revistas e calendários. 

Em 1972, quatro anos antes de morrer, ele “prestou uma homenagem” aos seus dois mundos, desenhando uma capa para a edição de Natal da Playboy inspirada na figura do Bom Velhinho. A mulher usa o casaco vermelho e o chapéu tão familiares às crianças, mas no alto a revista avisa: “entretenimento para homens”. 

Capa da Playboy inspirada na figura de Papai Noel